Kwid Outsider

O que entrega um Renault Kwid de R$ 67 mil?

Versão Outsider do compacto da marca francesa tem interior caprichado e equipamentos estéticos exclusivos

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 9,8/4250 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,6 km/litro
      Estrada: 10 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 290 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview


  • + Consumo de combustível
  • + Interior
  • - Central Multimídia
  • - Isolamento acústico
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. O que entrega um Renault Kwid de R$ 67 mil?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Renault Kwid é o carro zero-quilômetro mais barato do Brasil. Por isso causa tanta comoção o fato de o modelo ter preço de tabela que ultrapassa os R$ 65 mil na configuração topo de linha. Para ser preciso, o Kwid Outsider custa R$ 66.790. Será que o investimento vale a pena diante do que a versão entrega?

Renault Kwid Outsider tem visual mais chamativo e interior mais caprichado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O apelo do produto é trazer, de série, todos os itens que o compacto pode oferecer, além de um visual mais chamativo, com alguns diferenciais estéticos e interior com acabamento mais caprichado.

A grade frontal tem um detalhe cinza que acompanha a linha dos LEDs de uso diurno. Já os projetores principais foram posicionados para uma parte mais baixa do para-choque, o que confere uma musculatura mais parruda ao elemento.

A versão tem ainda skid plates, que formam uma espécie de escudo para a base do carro e estão disponíveis tanto na frente, quanto atrás. Outro material diferente é o preto brilhante que decora as capas do retrovisor.

O Kwid Outsider tem ainda um adesivo nas portas frontais com o nome da versão, rodas diamantadas de liga leve de 14 polegadas, além de um raque de teto. No entanto, este item é meramente estético e não suporta peso.

O único opcional da versão é a pintura externa, que varia entre R$ 700 e R$ 1.500. Seria legal que também estivesse disponível no Outsider a opção de teto preto, ofertada somente da configuração Intense Pack Biton, que é R$ 1.000 mais barata do que a topo de linha.

Simples e caprichado

Por dentro, os protagonistas da versão são os bancos com revestimento em couro sintético nas laterais. Na parte central, os assentos têm tonalidade cinza e textura agradável. Ostentam ainda costuras em verde Citron, que decoram ainda a coifa do câmbio. Outra exclusividade interior é a saída de ar-condicionado na cor cinza Cassiopée.

Daqui por diante, todos os itens citados já podem ser encontrados em outras versões do Kwid. É o caso, por exemplo, do painel de instrumentos com novo visor digital e que tem cores que lembram a bandeira da França, país de origem da Renault.

Já a central multimídia ficou um pouco maior no facelift. Tinha 7, agora tem 8 polegadas. Tem Android Auto e Apple CarPlay, que podem ser pareados apenas por meio do cabo USB. O sistema é intuitivo e bem organizado, mas já está defasado em relação às últimas novidades do mercado.

Bancos com revestimento em couro sintético nas laterais trazem toque especial ao interior
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Outros componentes de destaque são vidros frontais elétricos, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus, 4 airbags e câmera de ré.

Em relação a medidas, nada de novidade. O compacto segue com 3,68 de comprimento, enquanto o entre-eixos é de 2,42 m. Definitivamente, é um carro para quem não precisa de espaço. O público-alvo do Kwid é composto por jovens solteiros em busca do primeiro carro novo e motoristas de aplicativo.

O porta-malas também foi mantido e oferece 290 litros de capacidade. Apesar de pouco chamativo, leva a melhor contra o Fiat Mobi, que tem bagageiro de 215 litros.

 Renault Kwid tem 3,68 de comprimento, enquanto o entre-eixos é de 2,42 m
Renault Kwid Outsider 4552
Legenda: Renault Kwid tem 3,68 de comprimento, enquanto o entre-eixos é de 2,42 m
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O motor também não mudou. É o 1.0 SCe de três cilindros. Em contrapartida, recebeu alterações para entregar um pouco mais de desempenho e economia de combustível. A potência subiu para 68/71 cv (na ordem gasolina e etanol). É um ganho médio de 1 cv, ou seja, irrisório.

O comportamento do Kwid segue aguerrido para cumprir com o corre em cidades grandes. O compacto que entrega 10 kgf.m de torque a 4.250 kgf.m tem câmbio manual de cinco velocidades de engates curtos.

A posição de dirigir é um pouco elevada e até passa uma sensação mais amena diante de terrenos mais deteriorados. Mas não há nada de SUV por aqui, embora a montadora continue com tal apelo em propagandas.

O motor 1.0 SCe de três cilindros entrega até 71 cv de potência e 10 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Renault Kwid está ainda mais econômico

Se a entrega maior de potência faz pouca diferença na prática, o mesmo não pode ser dito em relação à economia de combustível. O hatch que já era eficiente agora pode ser até 5% mais econômico graças ao implemento do sistema start-stop.

Além disso, o motor ganhou o auxílio da regeneração da força de frenagem. O termo é comum em carros elétricos e tem funcionamento um pouco diferente em automóveis à combustão. A energia das desacelerações é transferida para a bateria e utilizada quando o carro volta a acelerar. Isso significa que o alternador não precisa “roubar” energia do motor, o que dá uma economia de combustível de cerca de 2%.

Desta forma, o consumo médio do Kwid 2023 chega a 15,3 km/l com gasolina, na cidade. No mesmo cenário, com etanol, a média é de 10,8 km/l. Os números também são chamativos no ciclo rodoviário: 15,7 km/l e 11 km/l, respectivamente.

Consumo é um dos pontos fortes do compacto da Renault: 15,3 km/l com gasolina na cidade
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Ainda sobre questões que interferem diretamente no bolso, há boa oferta de serviços pós-venda. A apólice de seguro mais em conta no AutoCompara é de R$ 2.391,63. Já o valor somado das seis primeiras revisões é de R$ 3.728,79.

Em suma, o Renault Kwid Outsider é uma opção legal para quem valoriza os quesitos racionais de compra, mas também quer ter um carrinho estiloso e com interior mais caprichado.

O problema é que, com um pouco mais de grana, o consumidor já tem acesso a modelos maiores como o Fiat Argo e o Hyundai HB20. Neste caso, é preciso escolher bem qual a demanda por espaço e quais equipamentos são primordiais para você a fim de escolher o compacto certo para sua garagem.

Renault Kwid Outsider tem detalhes estéticos que o diferenciam das demais versões
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

 

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

RENAULT - KWID - 2022
1.0 12V SCE FLEX OUTSIDER MANUAL
R$ 62990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 11,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • SCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 70/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 9,8/4250
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 66/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 9,4/4250
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 156
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 14,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 14,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 15,6
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3680
  • Largura (mm)
  • 1579
  • Altura (mm)
  • 1474
  • Entre-eixos (mm)
  • 2423
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 180
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10000
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 24º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 40º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 38
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 290
  • Peso bruto (kg)
  • 1133
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 758
  • Carga útil (kg)
  • 375

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Media Evolution
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Customizada
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 14
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 165/70
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 14
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 165/70
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia8.1
  • Vida a bordo8.5
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.3
  • + Consumo de combustível
  • + Interior
  • - Central Multimídia
  • - Isolamento acústico
 
8.6

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
Compartilhar
Comentários
Wid badge