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Onix Plus Midnight entrega o que fã de GM aprecia

Versão que aposta em elementos estéticos escurecidos é principal atração da linha 2021 do sedã

por Lukas Kenji

Pintar a gravatinha da Chevrolet de preto é a primeira providência tomada por um fã da marca afeito à customização. Esse trabalho é poupado pela versão Midnight, maior destaque da linha 2021 do Onix Plus. Ela custa R$ 81.390 e traz outros equipamentos com acabamento escurecido.
O Onix Plus Midnight fica posicionado logo abaixo da topo de linha Premier 2 e só tem novidades estéticas. Na frente, destaque para a grade em formato de colmeia, que dá um toque mais esportivo ao modelo. Ela está aliada a uma barra preto brilhante, que tende a fazer inveja aos donos do Onix padrão, cujo elemento é cromado.
Os faróis frontais têm acabamento tipo máscara negra, ao contrário das lanternas traseiras, que não foram alteradas e poderiam também ser escurecidas. Os itens são apenas coadjuvantes perto das rodas de liga leve de 16 polegadas, pintadas de preto brilhante.
Segundo a GM, também houve tratamento especial na pintura da carroceria. Há pigmentos metálicos e perolados, além de uma camada de verniz, a fim de destacar as linhas arrojadas da carroceria.

Teto foi esquecido


Por dentro, as novidades são mais tímidas. Ficam restritas a um acabamento plástico que enfeita o painel e tem toque mais rebuscado, além do volante multifuncional de aba reta e base em preto brilhante. Mas o que faria mais diferença no interior seria o acabamento do teto também escurecido e que seria mais condizente com a proposta da versão Midnight.
Já em relação ao pacote de equipamentos, há uma notícia boa e outra ruim. A começar pela negativa: a Chevrolet tirou alguns itens que faziam parte de versões intermediárias e agora só estão disponíveis na completona Premier 2.
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Os equipamentos ausentes no Onix Plus Midnight são carregador do celular por indução, lanternas de LED, rede Wi-Fi, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, uma entrada USB para a fileira de trás, além da função de concierge do OnStar.
Já o anúncio positivo é que a central multimídia está maior na linha 2021. Era de sete, agora é de oito polegadas. Além disso, o sedã vem recheado de equipamentos.

Há direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, trio elétrico, ar-condicionado, chave presencial com partida por botão, bancos revestidos em couro, controle de cruzeiro, acendimento automático dos faróis, luzes diurnas em LED, além de sensores de estacionamento frontais e traseiros.
O modelo também acumula itens relevantes em relação à segurança. São seis airbags, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.
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Mecânica intacta

Mas e a parte mecânica, também apresenta novidades? Bem, a Chevrolet afirma que a proposta do Onix Plus Midnight tem como foco a elegância. Desta forma, a dupla formada por motor 1.0 turboflex e câmbio automático segue intacta.

E isso não é ruim. O sedã é gostoso de dirigir. Tem conjunto eficiente para não passar por apuros em termos de desempenho, além de consumo de combustível razoavelmente bom. A performance é derivada do motor que desenvolve 116 cv a 5.500 rpm e 16,3 kgf.m de torque a 2.000 giros. Ele trabalha com um câmbio de seis velocidades, com modo sequencial apenas via teclinha na manopla.
O conjunto trabalha tão bem que parece entregar até mais vigor do que a ficha técnica informa. O carro tem respostas ligeiras de aceleração e retomadas, muito por conta da entrega de torque em baixa rotação, além de uma transmissão que entende rapidamente qual tocada o motorista deseja para a sua viagem.
É verdade que o conjunto apresenta alguns gargalos em acelerações a partir da inércia, mas isso não chega a causar estresse.

Em termos de consumo de combustível, o Onix Plus Midnight apresenta médias de 12 km/l e 8,6 km/l na cidade, enquanto o desempenho na estrada é de 15 km/l e 10,9 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol. Os dados são do Inmetro.
Ainda sobre dirigibilidade, é preciso destacar que a suspensão tem acerto mais macio em relação ao hatch. É a evidência de que a proposta do sedã mira conforto e suavidade.
Outra característica marcante do modelo de 4,47 metros de comprimento é o bom espaço para os ocupantes. O entre-eixos é de 2,60 m, enquanto a largura chega a 1,73 m. Quem tem estatura mediana viaja com tranquilidade. Mesmo assim, o porta-malas não foi comprometido. Tem 469 litros e faz inveja até a alguns SUVs.

Seguro em destaque


O Chevrolet Onix Midnight também vai bem em pós-venda, com destaque para o seguro. A apólice mais em conta apresentada pelo AutoCompara é de R$ 2.755,90. O perfil de segurado é homem, 45 anos, morador da Zona Sul de São Paulo (SP).
Já em relação a revisões, a GM trabalha com serviços de preço fixo. Ao somarmos os seis primeiros, com rodagem de até 60.000 quilômetros, temos um total de R$ 3.248.
Assim, é possível dizer que a configuração Midnight acompanha a boa oferta proposta pela linha Onix Plus. A versão testada traz apetrechos estéticos caprichados, com estilo já muito procurado por donos de Chevrolet no mercado de customização. Como traz tudo de série, não deve causar dores de cabeça na hora da revenda.

Assista ao vídeo com o Onix Plus Midnight

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