O canal de notícias da Webmotors

Ora 03 BEV58: carinha bonita e com muito conteúdo

Apesar do visual de carro de imagem, o elétrico da GWM também pode atrair por argumentos mais racionais

por Evandro Enoshita

Não há como não simpatizar com o Ora 03 BEV58. Com linhas bem arredondadas e um visual muito agradável, é uma raridade em um mundo de carros que tentam se parecer cada vez mais robustos e mais agressivos. Tanto que o João, o meu filho, apelidou o elétrico da GWM de carro da joaninha. Apelido apropriado, aliás!
Confira as ofertas do Ora 03 na Webmotors!
No primeiro contato, a impressão é de que o Ora 03 é apenas mais um automóvel de imagem. Aqueles carros 100% estilo e 0% praticidade que as marcas - de tempos em tempos - lançam para agradar a uma meia dúzia de clientes.
Mas, acredite se quiser, o plugado da marca chinesa tem também a sua lista de qualidades feitas para agradar quem anda com a calculadora nas mãos para comprar um carro novo.

Teste: GWM Ora 03 BEV58

Carinha de carro que vai muito além do básico

Com preço de tabela de R$ 169.000, o Ora 03 BEV58 tem uma posição intermediária na gama do modelo - acima da Skin BEV48 (R$ 154.000) e abaixo da GT BEV63 (R$ 189.000).
É o mesmo visual externo da versão de entrada, mas combinado com uma bateria maior que a do 03 mais acessível. Além disso, tem alguns itens de série que antes eram exclusivos da configuração mais cara.
Aliás, para um modelo que está entre os elétricos mais acessíveis do nosso mercado, é incrível como o Ora 03 chama a atenção. A combinação da carroceria arredondada com elementos estéticos bem exóticos - como as lanternas incorporadas ao vigia traseiro - fazem com que o Ora 03 pareça ser mais caro do que realmente é.
Mas estilo não é o único dos pontos fortes do Ora 03, que tem 4,24 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos. O elétrico da GWM tem porte pouco maior que o de um hatch de entrada, porém com um espaço entre os eixos digno de SUVs compactos mais avantajados.

Espaço de sobra. Mas...

Pelas medidas externas já deu para sacar que o Ora 03 entrega muito espaço interno, certo? De fato, esse é um dos pontos fortes do Ora 03. Principalmente no banco traseiro, onde o assoalho quase plano e o assento em posição bem recuada permitem ao hatch elétrico da GWM oferecer espaço digno de um sedã de porte médio.
Ou seja: quatro adultos viajam com um nível de conforto inesperado no Ora 03. Aliás, o banco traseiro até leva três pessoas. Mas a cabine não é tão larga assim. Então, será necessário sacrificar um pouco a comodidade.

O Ora 03 impressiona também pelos materiais macios na superfície superior do painel e também nas laterais das portas dianteiras e traseiras. Um nível de acabamento superior ao da maioria dos automóveis na mesma faixa de preço do modelo da GWM.
Mas eu sou pago para ser chato, então vou implicar com o Ora 03. Um ponto que eu não curti tanto foi o layout do painel.
O volante é grande e esconde um pedaço da tela de 10,25 polegadas da central multimídia, que forma um conjunto integrado com o quadro de instrumentos de mesmo tamanho. Uma solução melhor seriam duas telas separadas. Mas a marca chinesa resolveu favorecer a estética em detrimento da funcionalidade.
Ok. Confesso que o layout do painel pode até ser uma crítica questionável. Mas o porta-malas, não. O bagageiro do 0ra 03 tem apenas 228 litros de capacidade. Capacidade menor, inclusive, que a de um subcompacto como o Fiat Mobi.

Veja também

Equipamentos do Ora 03 BEV58

Os pacotes tecnológico e de segurança são os pontos altos do Ora 03, já que o hatch da GWM tem pacote ADAS completo, com direito ao controlador adaptativo de velocidade, assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma e monitor de pontos cegos, além de sete airbags (frontais, laterais, de cortina e uma bolsa entre os assentos dianteiros).
Outros pontos positivos são o carregador de celular por indução, a chave presencial, o ar-condicionado automático, o teto-solar panorâmico, a câmera 360 graus, o sensor de chuva e os faróis de LED com acionamento automático.
Só senti falta de um item: o ajuste elétrico para o banco do motorista. Pode parecer besteira, mas o concorrente BYD Dolphin, que é mais barato, tem esse equipamento de série.

Mecânica do Ora 03 BEV58

Em todas as versões o GWM Ora 03 é equipado com o mesmo motor de 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Esse propulsor permite ao hatch elétrico acelerar de zero a 100 km/h em nove segundos e atingir 160 km/h de velocidade máxima.
Alimentado por uma bateria de 58 kWh, o Ora 03 BEV 58 roda até 315 quilômetros sem parar para carregar. Uma boa marca para um elétrico de entrada.
Com direção elétrica, o Ora 03 tem aquele layout de suspensão típico dos hatches mais acessíveis: suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Já os freios têm discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Como é rodar com o Ora 03?

Tradicionalmente, os automóveis de origem chinesa têm direções extremamente leves e suspensões bem macias. É aquele acerto feito para entregar conforto extremo, mas sacrificando o comportamento dinâmico da máquina.
Já o Ora 03 surpreende por não ser assim. Mesmo nessa versão intermediária, que não tem apelo esportivo, o elétrico da GWM tem uma direção direta e um conjunto de suspensão que equilibra melhor conforto e estabilidade. Na prática, o carro se comporta de maneira muito parecida com um hatch compacto brasileiro.
E esse acerto combina muito bem com o desempenho do motor de 171 cv, que parece ter sido criado sob medida para o Ora 03 de tanto que agrada pelas boas respostas. Mesmo no modo de condução Eco - o mais manso dos quatro disponíveis no modelo -, o GWM responde com boa agilidade ao comando no acelerador.
No modo Sport, então, o carrinho fica ainda mais responsivo. Só acho que a direção poderia ser ainda mais firme.

Por outro lado, os assistentes de direção do pacote ADAS tem um comportamento bem conservador. Várias vezes, nas manobras de mudança de faixa, o carro tentava se manter em linha reta mesmo com a seta acionada e espaço suficiente para a manobra.
Isso acompanhado de vários alertas sonoros e visuais. Como se eu estivesse prestes a colidir com o automóvel na faixa ao lado. Mas aqui vale um adendo: essa não é uma particularidade exclusiva do pacote ADAS do Ora 03.
Outro ponto que não curti tanto no hatch da GWM foi a funcionalidade. Quase sem botões físicos na cabine, aumentar ou diminuir a temperadora do ar-condicionado - ou ativar o controle automático de temperatura - exigem que o motorista acesse a multimídia.
Até aí, nada muito problemático. Até porque há botões físicos no console central e até um atalho no volante para acessar o menu de climatização em um toque.
O problema é que não dá para mexer nessas configurações sem fechar o espelhamento do smartphone. E depois de aquecer ou resfriar a cabine, você terá que clicar na tela da multimídia para voltar para o Android Auto. Ou o Apple CarPlay.
Apesar dos pesares, curti muito a experiência de rodar com o Ora 03 BEV58, que me agradou justamente pelo desempenho, comportamento dinâmico, conforto e silêncio a bordo.

Custos do Ora 03 BEV58

Uma particularidade interessante do Ora 03 é o prazo bem longo entre as revisões: são 24 mil quilômetros ou dois anos de uso. Ou seja: se você ficar quatro anos com o carro, terá que desembolsar R$ 2.593,20 com as manutenções obrigatórias.
Em resumo: pode ser um bom negócio principalmente se você não chega a rodar 20 mil quilômetros em 12 meses.
Para comparar, o BYD Dolphin tem um plano de manutenção que prevê revisões a cada 20 mil quilômetros ou um ano. Em quatro anos, mesmo que você não atinja a quilometragem, serão quatro paradas obrigatória para a checagem do veículo. Uma conta de R$ 2.920.
E por falar em garantia, o Ora 03 tem cinco anos de cobertura total, sem limite de quilometragem, além de oito anos ou 200 mil quilômetros para a bateria motriz.
Fiz no Auto Compara a cotação do seguro, e a oferta mais acessível de proteção total para o Ora 03 ficou em R$ 2.592,60. Lembrando que a simulação foi para um homem, casado, 38 anos e morador de São Paulo. E não incluiu bônus ou eventuais descontos.

Vale a pena comprar um Ora 03 BEV58?

A BEV58 é a versão mais interessante do Ora 03. Pode até custar mais que o adversário direto BYD Dolphin (R$ 149.900). Porém dispensa os - questionáveis - penduricalhos de estética esportiva do GT e - mais importante -, pode superar os 300 quilômetros sem parar para recarregar.
Porém, mais do que isso, é uma opção bacana de carro elétrico para o uso urbano, ao combinar visual externo e interno caprichado, bom desempenho e uma bela lista de equipamentos. Desde que, é claro, você não precise de um porta-malas amplo.
Viu? Quem disse que o elétrico da GWM era só uma carinha bonita e nada mais? Veja também
Oferta Relacionada: Marca:GWM Modelo:ORA-03

Comentários

Carregar mais