Passat Variant V6

Versão 2002 incorpora poucas modificações, mas continua bonita, veloz e confortável.


  1. Home
  2. Testes
  3. Passat Variant V6
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon
















ITENS TESTADOS 









































Versão 2002
incorpora poucas modificações, mas continua
bonita, veloz e confortável.


Completamente reestilizada em 2001 a
linha Passat realça atributos de sofisticação,
requinte, conforto e desempenho, que permanecem como
itens diferenciados nos modelos 2002.


Depois de rodar cerca de 1.200 km com
a Variant V6 qualquer motorista ficaria (bem) impressionado.
O modelo é belíssimo, embora discreto,
e tem acabamento de alta qualidade. O conforto sobra
para quatro ocupantes, pois o passageiro do banco de
trás que viaja no centro sofre com o ressalto
do túnel central e com o encosto do banco que,
exatamente nessa posição, é irregular
devido à mesa escamoteável que oferece.


Tudo isso é esquecido rapidamente
quando se pisa fundo no acelerador. A potência
que os 190 cavalos que o moderno motorzão V6
oferece, resultam em acelerações quase
tão vigorosas quanto as de um carro de competição,
e o câmbio automático Tiptronic seqüencial
permite optar entre conduções esportivas
(e divertidas), trocando rapidamente as marchas, ou,
mais comportadas e despreocupadas, no modo automático.

















texto
e fotos: Ricardo Panessa

























VISUAL CLÁSSICO E ELEGANTE




"Cintura
alta" e vincos pronunciados no capô destacam
linhas do modelo




Completamente redesenhada em 2001, a frente da Variant
traduz sua personalidade. O capô tem vincos bem
proeminentes, que se estendem do pára-brisas
à grade do radiador, formando um "V"
que passa uma sensação de força.
Os faróis de cruzeiro são formados por
uma peça única, com lentes de policarbonato,
enquanto os faróis de neblina, redondos, localizados
na parte inferior do pára-choque, realçam
a esportividade fazendo contraponto com a linha clássica
da carroceria. As lanternas têm desenho moderno
e funcional, com o conjunto ótico interno realçado
por formas arredondadas.


Lateralmente, o que mais chama atenção
no Passat Variant é a "linha de cintura
mais alta", dando a impressão de as portas
serem incomumente grandes. Frisos cromados nos pára-choques,
frisos laterais na cor do veículo com detalhe
cromado, e bagageiro de teto com acabamento cromado
são exclusivos da versão V6 do modelo.


voltar






















INTERIOR
REQUINTADO


Conforto é realçado pelo
bom acabamento e variedade de recursos




Uma série de detalhes reforçam o requinte
interno e o conforto do Passat Variant. O destaque visual
fica por conta de um filete cromado que emoldura os
mostradores do painel e a base da alavanca de câmbio;
um porta óculos no lugar da alça de teto
do lado do motorista, painel e quadro de instrumentos
iluminados em azul com números vermelhos, reforçam
os aspectos de bom gosto e a extrema qualidade do acabamento.


Outros detalhes otimizam o conforto e a facilidade
de condução. O suporte para acomodar copos
está integrado ao console, que tem apoio de braços
com prolongador, que permite aumentar ou diminuir a
área de apoio do braço do motorista e
passageiro do banco da frente.


O modelo conta ainda com sistema de alarme ultra-som
com travamento central das portas e abertura do porta-malas
com controle remoto, ar-condicionado com regulagem eletrônica
de temperatura (Climatronic) e tecla interna para abertura
do porta-malas e da tampa do tanque de combustível,
além de piloto automático de série.


Os bancos dianteiros, revestidos em couro, tem regulagem
elétrica e aquecimento, controle do piloto automático
e do rádio no volante, sensor de chuva para o
acionamento do limpador do pára-brisa, espelho
retrovisor interno com sistema automático anti-ofuscante
e teto-solar com controle elétrico.


voltar






















DESEMPENHO
IMPECÁVEL


Motor V6 de 190 cavalos e câmbio
Tiptronic garantem a performance




Versão top de linha, o Passat Variant V6 que
tem desempenho

surpreendente. Equipado exclusivamente com câmbio
automático Tiptronic de 5 marchas, atinge a velocidade
máxima de 235 km/h, a maior entre os carros de
sua categoria, e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3
segundos. O motor V6 tem 190 cv de potência a
6.000 giros e torque máximo de 260 Nm a 3.200
rpm.


Equipado com suspensão four-link independente,
o modelo apresentou excelente relação
de estabilidade, nível de ruído e conforto
rodando sobre pisos bem pavimentados, mas foi um pouco
barulhento em trechos esburacados.


O sistema de freios é a disco nas quatro rodas,
ventilados nas dianteiras, com ABS, além de sistema
eletrônico (EBD), que faz a distribuição
da pressão dos freios. A versão V6 é
equipada, com exclusividade entre os modelos da linha,
com sistema eletrônico de controle de tração
(ASR).


voltar






















CONCORRÊNCIA
DE PESO


Modelo disputa mercado no segmento B,
entre carros




O Passat Variant ocupa uma posição de
destaque entre os modelos da classe B, de automóveis
médio-grandes. Entre seus concorrentess destacam-se
o novo Ford Mondeo e o GM Omega. Considerando sofisticação
e tecnologia, os concorrentes são BMW Série
3, Mercedes Classe C e Volvo S40/V40.


Entre outros diferenciais, o Passat Variant oferece
12 anos de garantia contra perfurações
por corrosão, graças a sua carroceria
totalmente galvanizada. A Volkswagen pretende vender
este ano no Brasil cerca de 1.500 unidades do modelo,
entre todas as versões da linha Passat.


voltar







Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors