Picape Chevrolet S10 2.4

Versão 2002 da picape campeã de vendas da Chevrolet ganha visual mais moderno e motor quase 10% mais potente...


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Versão
2002 da picape campeã de vendas da Chevrolet
ganha visual mais moderno e motor quase 10% mais
potente.


A General Motors do Brasil lançou a linha
de picapes S10 com um conjunto de mudanças
que as tornou mais eficientes e bonitas. Líder
de vendas em seu segmento no mercado brasileiro,
a picape média S10, na versão mais
simples, com novo motor gasolina de 2.4 litros,
quatro cilindros, injeção eletrônica
multiponto e tração 4x2, ganhou
detalhes no visual externo que a deixou com aspecto
mais agressivo.


Harmonizando o desempenho com o novo design,
seu motor oferece agora 128 cavalos, a 4.800 rpm,
o que significa 9,4% mais potência que o
modelo anterior, e o torque, de 21,9 mkgf a 2.600
rpm, garantem 14% mais força.


Com o novo perfil da S10, a GM pretende repetir
o sucesso de vendas que o modelo vem obtendo no
mercado, onde conquistou no ano passado cerca
de 45% de participação no segmento
de picapes médias, garantindo a hegemonia
no ranking desde seu lançamento, em 1995.

























texto
e fotos: Ricardo Panessa


























DESIGN MAIS MODERNO




Vincos
bem definidos modernizaram aparência do modelo




Para enfrentar a competição e acompanhar
as rápidas mudanças do mercado, a General
Motors modernizou o design da linha de picapes S10.
As linhas da carroceria da versão 2002 da S10
rejuvenesceu a aparência do modelo, seguindo as
tendências mundiais.


A principal mudança está nos vincos da
carroceria, agora melhores definidos. Os pára-lamas
dianteiros e traseiros ganharam um interessante ressaldo,
e a grade e capô foram integrados, passando a
ser sustentados por molas a gás que reduzem o
esforço de abertura.


Os faróis - inclusive o de neblina - passaram
a incorporar tecnologia de superfície complexa
e lentes transparentes, como os adotados nos Chevrolet
Corsa, Astra e Vectra. O resultado, sensível
a olho nu, ficou caracterizado pelo aumento na luminosidade
e visibilidade noturna. As rodas de alumínio
com novo design e os pneus 225/R75 e 235/R75, completam
o novo visual externo.


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MELHOR
DESEMPENHO


Com motor mais potente S10 2.4 ficou
mais ágil e veloz




Originalmente utilizado no lançamento da S10
em 1995, o antigo motor de 2.2 litros de 4 cilindros,
de injeção monoponto, foi substituído
pelo 2.2 M.P.F.I. (multiponto), e, agora, pelo motor
Chevrolet de 2.4 litros M.P.F.I. (com injeção
eletrônica multiponto de combustível),
que desenvolve 128 cv líquidos de potência
a 4.800 rpm.


A diferença significa ganho de 14% no torque
e aumento de 9,4% na cilindrada, o que garante mais
velocidade e agilidade ao modelo, além de garantir
força nas retomadas de velocidade, detalhe fundamental
para garantir a segurança em ultrapassagens,
principalmente num utilitário.


Na prática, a S10 2.4 ficou mais gostosa de
dirigir. Ela é silenciosa, mesmo quando exigida
em giros mais altos, e atinge com facilidade a velocidade
máxima de 160 km/h, limitada automaticamente.
O custo, porém, é sensível ao bolso
do consumidor na hora de reabastecer. Durante os testes,
o modelo consumiu, em média (estrada e cidade,
sem preocupações em poupar o acelerador
ou manter velocidades constantes) 7,8 km/litro.

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INTERIOR
FUNCIONAL


Painel com design arredondado tem instrumentos
de fácil visualização




Fabricado com material que oferece maior segurança
no caso de impactos frontais, o painel de instrumentos
da S10 tem design arredondado e moderno, com instrumentos
que permitem fácil visualização.
Além do velocímetro e demais instrumentos
com mostradores analógicos, o modelo oferece
agora relógio integrado digital, com mostrador
de cristal líquido e exibição alternada
com o hodômetro parcial.


Um botão giratório passou a substituir
a tecla do interruptor de luzes. Os sinais auditivos
de aviso de luzes ligadas, cinto de segurança
não atado e chave no interruptor de ignição
e partida, possuem agora sons diferenciados e podem
ser desligados, através do botão do reostato
da iluminação dos instrumentos. A luz
interna é associada à ativação
do alarme e incorpora temporizador, que a desliga progressivamente.
Com o farol alto acionado, o baixo permanece ligado,
melhorando a segurança e iluminação.


Embora com pouca profundidade, o que dificulta aos
motoristas mais altos encontrar a melhor posição
de dirigir, o conforto da cabine da S10 melhorou com
o assoalho dianteiro agora totalmente plano, beneficiando
principalmente o passageiro. Um novo pacote acústico,
com novos materiais isolantes, e sistema de ar-condicionado
com novo compressor mais eficaz e silencioso, foi incorporado
a toda linha S10, aumentando o conforto interno.


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MAIS
SEGURANÇA


Modelo oferece, opcionalmente, air-bag
duplo e freios com ABS




Toda a linha S10 2002 oferece, opcionalmente, duplo
airbag, com interruptor para desativar o sistema do
lado do acompanhante, para o caso de transportar criança
com banco próprio voltado para trás. Além
disso, a picape incorpora um elemento extra de proteção
para os joelhos do motorista e do passageiro.


Também faz parte do pacote de segurança
da S10 o imobilizador eletrônico do motor, de
segunda geração, freios ABS nas quatro
rodas com distribuição eletrônica
de força de frenagem (EBD), trio elétrico,e
alarme ultra-som com controle remoto.


Rodas de alumínio, ar-condicionado, direção
hidráulica, ABS apenas nas rodas traseiras, desembaçador
com ar quente, banco dianteiro bipartido com descansa-braço
central e porta-objetos são equipamentos de série
em toda linha de picapes S10.


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