<b>Picape Strada Fire 1.3 8V Cabine Estendida</b>

<b><i>Simples, mas eficiente</i></b>


  1. Home
  2. Testes
  3. <b>Picape Strada Fire 1.3 8V Cabine Estendida</b>
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Motor econômico e cabine espaçosa são as principais vantagens da picape mais simples da Fiat, adequada para o trabalho ou lazer

Por Ricardo Panessa
Fotos: Divulgação


Derivada do Palio, a linha de picapes leves da Fiat faz o mesmo sucesso da linha de automóveis da qual deriva. A versão 1.3 8V Cabine Estendida, a mais simples de todas, oferece as mesmas qualidades das versões mais potentes – como bom espaço na cabine e boa capacidade de carga –, mantendo a agilidade de manuseio e, de quebra, baixo consumo de combustível.

Essas características, aliadas a um preço bastante competitivo (R$ 23,4 mil), tornam esse modelo uma atraente opção de compra. Quem procura um veiculo de transporte leve, que pode ser utilizado tanto para o trabalho quanto para o lazer, tem na picape Fiat Strada 1.3 8V Fire Cabine Estendida um negócio potencial com excelente relação custo-benefício.

Se internamente o espaço é favorecido pela cabine ampliada, na caçamba ele ficou prejudicado. Mesmo assim o modelo tem capacidade para transportar cargas com volumes de até 800 litros e peso de até 685 kg, o que não é tão pouco assim – a Ranger, por exemplo, só carrega 770 kg. Versátil, é ideal para transporte rápido de cargas leves.

De resto, tem desempenho semelhante ao do Palio, um pouco mais “pulante” devido ao menor peso, mas com a mesma estabilidade e facilidade de dirigir. Portanto, na medida certa também para o lazer.

Interior funcional
Painel tem desenho moderno e fácil acesso aos comandos

O painel, e em especial o quadro de instrumentos, da picape Fiat Strada é harmonioso e funcional. Com design moderno, apresenta em destaque o velocímetro e conta-giros, com excelente visualização dos mostradores e acesso fácil e rápido a todos os comandos.

O volante da direção, totalmente reestilizado em relação às versões anteriores, tem formato robusto e, como o capô, o novo logotipo Fiat no centro. Mesmo com direção mecânica (a hidráulica está disponível como equipamento opcional), a Strada é fácil de conduzir e manobrar.

Para trabalhar ou passear
Dirigibilidade e desempenho são similares às de um Palio

Em princípio toda picape é essencialmente um veículo de carga. Porém, com interior cada vez confortáveis, esses veículos vem sendo utilizados também para o transporte pessoal ou de lazer. Com a Strada Cabine Estendida essa aplicação se justifica ainda mais.

Embora tenha suspensão dianteira modificada em relação aos modelos da família Palio, com calibragem diferenciada (mais dura) e maior distância entre as rodas, a picape Strada, mesmo com motor 1.3, oferece boa relação conforto/dirigibilidade, servindo tanto para rodar vazia na cidade quanto para cobrir percursos de estrada com carga na caçamba.

A suspensão traseira também é adequada para uso misto, com eixo do tipo “Ômega”, com a parte central elevada, própria para superar obstáculos sem bater em baixo, e molas parabólicas longitudinais, que embora mais adequadas para carregamento de carga oferece bom equilíbrio entre maciez e rigidez. O grande benefício dessa tecnologia de suspensões é uma maior capacidade de carga sem abrir mão do conforto dos ocupantes.

Completando esse perfil de uso ‘misto’ cabe destacar o generoso espaço da cabine, que permite maior recuo dos bancos e transporte de pequenos volumes, principalmente bagagens pessoais, com mais segurança e proteção.

Bom desempenho
Motor Fire 1.3 8V tem apenas 67 cavalos, mas oferece boa performance

O motor 1.3 de oito válvulas que equipa essa versão da Strada desenvolve apenas 67 cavalos, mas é suficiente para garantir uma condução ágil na cidade e razoável desenvoltura na estrada. Relativamente silencioso, é elástico e responde satisfatoriamente às solicitações dos motoristas com “pés pesados”. O câmbio mecânico de cinco velocidades é bem escalonado e oferece boa relação de marchas, com alavanca bem posicionada e engates fáceis e precisos.

Mas a principal qualidade desse propulsor é mesmo o baixo consumo. Na média, rodando vazia, a Strada Fire 1.3 8V conseguiu percorrer durante o teste uma média de 11,8 km/l, conduzida sem qualquer preocupação em poupar combustível, e utilizando o acelerador livremente.

Visual fortão
Remodelada, picape passa imagem de modernidade, harmonia e robustez

Seguindo as tendências mais modernas, a grade frontal da picape Strada já vem incorporada ao capô que, por sua vez, além da nova logomarca Fiat, traz vincos transversais salientes.

Os faróis são totalmente transparentes, montados em peça única de policarbonato, que reforça ainda mais o visual moderno. O conjunto é composto por dois refletores (faróis alto e baixo), e luzes de estacionamento e direção azuis. O conjunto incorpora ainda faróis de neblina redondos, na parte inferior do pára-choque, com superfície complexa, que dão um toque de esportividade ao modelo.

Vista lateralmente, a picape Strada mostra design arrojado, com especial destaque para os retrovisores e maçanetas das portas, além das molduras dos pára-lamas, que além de protegerem a carroceria de pequenos impactos, contribuem para ressaltar o visual arrojado.

A traseira, com lanternas de lentes parcialmente transparentes e estribo de aspecto reforçado, fixado diretamente na carroceria e recoberto com material antiderrapante, completa o conjunto de aspecto fortão dessa pequena grande picape. Além disso, embora prejudique sensivelmente a visibilidade através do espelho interno, a grade protetora do vidro traseiro, incompreensivelmente ausente da maioria das picapes de médio e grande porte, é um plus estético e funcional, particularmente importante na hora de segurar a carga na caçamba. As barras longitudinais e o spoiler de teto também são equipamentos úteis e bonitos.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors