Picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus Sportline

Para curtir ou trabalhar


  1. Home
  2. Testes
  3. Picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus Sportline
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 

 

ITENS TESTADOS 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  GOSTOU?

 

2.0L

 

usada

 

 

 

 

 

 

 

 

Na esteira de sucesso do Gol,

do qual deriva, a picape Saveiro 2.0 Plus oferece

as mesmas qualidades de robustez, confiabilidade

mecânica e bom desempenho que fizeram do

hatch um imbatível campeão de vendas,

além da versatilidade característica

de um utilitário bonito, prático,

eficiente e gostoso de dirigir

 

A picape Volkswagen Saveiro 2.0 Plus é

a versão top de linha desse versátil

utilitário, que tem a mesma cara e desempenho

do Gol Geração III, do qual deriva,

com a vantagem de oferecer uma ampla caçamba,

capaz de transportar até 700 kg de carga.

 

 

Dividindo a liderança do segmento de picapes

leves derivadas de automóveis com a Fiat

Strada, a Saveiro 2.0 tem na performance o seu

maior trunfo. Com 112 cavalos de potência

e pesando apenas 1.021 kg, vazia, o modelo tem

desempenho arisco quando sem carga, e eficiente

quando carregada.

 

 

Reestilizada pela última vez junto com

toda a família Gol no final do ano 2000,

a Saveiro ainda tem design atraente e moderno,

com destaque para o conjunto ótico, pára-choques

envolventes na cor do carro e os vincos do capô.

Além disso, sua cabine alongada, com o

mesmo bom acabamento do Gol, permite melhor posição

de dirigir para motoristas altos e espaço

para bagagens pessoais. Custando R$ 28 mil (28/04/2003),

é atraente opção não

apenas para usuários que vão realmente

utilizar o veículo para transporte de carga,

como também para aqueles que jamais vão

utilizar a caçamba, a não ser para

levar uma prancha de surf.

 

 

 

 

 

 

DESEMPENHO DE AUTOMÓVEL

Potente e leve, modelo oferece performance ágil

e vigorosa

Pesando apenas 1.021 kg, vazia, o motor 2.0 8V de 112

cavalos de potência é mais do que suficiente

para proporcionar à Saveiro uma performance quase

esportiva. Com as mesmas características técnicas

herdadas do Gol, como suspensões com molas helicoidais

e eixo de torção traseiro, e câmbio

manual de cinco marchas, a Saveiro 2.0 apresentou desempenho

surpreendente.

 

 

A posição de dirigir, favorecida pelo

banco com regulagem de altura; o volante da direção,

com quatro raios e boa empunhadura; e o câmbio,

que oferece trocas macias, rápidas e precisas,

incita o motorista a guiar de forma mais dinâmica.

O torque, de 170 Nm a 3.000 rpm, favorece as retomadas

de velocidade e transmite ainda mais segurança

ao motorista. As rodas de 15 polegadas e os pneus 195/50

colaboram para a boa estabilidade no asfalto e para

a boa aderência sobre pisos de terra.

 

 

Segundo a fábrica, a Saveiro 2.0 Plus acelera

de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, atinge velocidade

máxima de 172 km/h e percorre 10,3 km/l de gasolina

na cidade e 14,7 km/l na estrada, rodando vazia e em

velocidades constantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOM ACABAMENTO

Embora utilitário, modelo tem bom acabamento

interno e externo

 

Não é segredo de ninguém, muito

menos da Volkswagen, que a Saveiro é um dos dez

mais objetos de desejo dos jovens consumidores. A boa

qualidade do acabamento extrapola a cabine e também

está presente na carroceria. Essa característica,

aliada à boa performance e ao preço mais

baixo que os automóveis com motorização

na mesma faixa, fazem da Saveiro uma atraente opção,

mesmo para consumidores que não vão utiliza-la

como veículo para transporte de carga.

 

 

O painel, de plástico injetado, tem juntas precisas

e incorpora quadro de instrumentos com comandos fáceis

de ser acionados. Os mostradores são bem visíveis,

inclusive à noite, quando os ponteiros ficam

iluminados em vermelho, com grafismos azuis. O volante,

de quatro raios, é bonito e oferece boa empunhadura,

enquanto o console central tem boas áreas para

acomodar objetos pequenos, além de um porta-copos,

localizado logo à frente da alavanca do câmbio.

As maçanetas internas cromadas reforçam

a boa qualidade do acabamento da cabine.

 

 

Embora a posição de dirigir tenha sido

otimizada pela possibilidade de regular o banco em altura,

e pelo maior espaço disponível devido

à extensão da cabine, o estepe, fixado

atrás do banco do motorista, ainda é um

incômodo.

 

 

 

 

 

 

 

 

BOA DE CARGA

Caçamba ampla pode transportar

até 700 kg de carga

A caçamba também merece elogios. Ampla

e dotada de práticas alças para fixação

da carga, é capaz de acomodar até 700

kg de carga, capacidade comparável à das

picapes médias. Além disso, já

vem de fábrica com proteção plástica

em toda a sua área, enquanto a janela traseira

da cabine também é protegida por duas

barras de ferro horizontais.

 

 

A porta traseira da caçamba é fácil

de ser manuseada, e um arco sobre a parte externa traseira

da cabine, com duas hastes rebatíveis nas extremidades,

permite apoiar cargas longas sobre a capota.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCORRÊNCIA

FEROZ

Principais montadoras também oferecem

picapes desse segmento

A picape Saveiro, disponível com motores 1.6,

1.8 e 2.0, em diversas versões, liderou o segmento

das picapes leves derivadas de automóveis durante

vários anos. Embora sempre tenha enfrentado concorrentes

de qualidade da GM (picape Corsa) e Ford (picape Courier),

foi mesmo a pequena notável da Fiat, a Strada,

agora também disponível com motores 1.5,

1.6 e 1.8, com cabine simples ou estendida, que derrubou

a Saveiro do trono há alguns anos. De lá

para cá, ambas vêm disputando carro a carro

a preferência do consumidor.

 

 

Com preços, qualidades, características

e aplicações semelhantes, essa turma

está preparada para pegar no pesado, ou simplesmente

para curtir a vida junto com seu dono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários