Essa versão com câmbio manual, vale dizer, é aquela que existe para a Fiat poder anunciar que o Pulse custa menos de R$ 90 mil. Mas a configuração vende pouco, pois nessa faixa de preço quase ninguém escolhe câmbio manual hoje em dia - já de olho na revenda. Mas esse carro tem seu charme, viu? E o legal é que a Fiat não deixou essa configuração "peladona" não.
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Design bacana desde o Pulse Drive
O desenho do Pulse é legal desde essa versão mais barata, que já vem com faróis e lanternas de LED. Na frente o estilo arrojado do SUV é composto pelo formato estiloso da grade e do para-choques e por um friso que liga os faróis. Faróis de neblina no Pulse, porém, só na versão Impetus, a mais cara.
Veja aqui a ficha técnica de todas as versões do Fiat Pulse
Outra coisa legal na parte de design está na lateral: mesmo nessa configuração mais "basiquinha" o carro já vem com rodas de liga leve, que nessa versão têm aro 16", o que reforça o a ideia de ser um carro mais robusto. A linha de cintura elevada, bem tradicional em carros desse porte, também combina com essa pegada mais aventureira.
Na parte de trás o design esportivo das lanternas merece o destaque. Mas tem coisa que confunde: o botão para você abrir o porta-malas não fica logo abaixo da placa, onde você imagina só de olhar para o carro, mas na parte de baixo, em um "vãozinho" especial. O Pulse tem 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.
Por dentro do Pulse mais básico
Em termos de itens de segurança, um de seus destaques, vale apontar que todas as versões vêm de série com quatro airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático tradicional e limitador de velocidade.Já no quesito conforto o SUV vem sempre com ar-condicionado digital com função automática, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave do tipo canivete - que não é presencial - e central multimídia de 8,4 polegadas com conectividade sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além de três entradas USB.
Resumo: itens de condução semi-autônoma; botão de partida com chave presencial; bancos de couro; carregador de celular sem fio e quadro de instrumentos digital atrás do volante - os itens da moda atualmente - são vistos só nas versões mais caras. Mas, cá entre nós, esses mimos até podem fazer falta, mas o básico da dignidade já tem, né?
Espaço para família
Outra coisa que precisamos falar é sobre o espaço interno para quem vai atrás, afinal falamos de um carro com preço e proposta bem familiar, certo? O Pulse nesse sentido faz o máximo esforço para oferecer espaço para três adultos, mas, para ir com folga só cabem dois. E a viagem não deve ser muito longa.Agora, se forem três crianças, já dá para encarar trechos maiores sem medo. E isso sem comprometer tanto o espaço do porta-malas, que tem 370 litros. Não é grande como o do Volkswagen Nivus, que tem 415 litros, mas também não é tão apertado.
Bora pro rolê
Na cidade, o Pulse Drive com câmbio manual tem torque suficiente para não te deixar na mão. Mas calma: não é um esportivo, e se você estiver cheio de passageiros e com o porta-malas carregado, vai faltar fôlego. E o câmbio não ajuda: apesar de não ser ruim, falta um pouco de cuidado na hora da construção, pois a manopla é folgada, tem engates longos... e podia ter uma sexta marcha.Isso pelo menos não atrapalha o consumo. Segundo dados oficiais, o Pulse faz 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 12,6 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, com gasolina. Em nossas mãos o número ficou perto de 8 km/l (com etanol, duas pessoas a bordo e ar-condicionado sempre ligado). Em resumo, conseguiria rodar até 691 km com um tanque de gasolina. Se tivesse uma sexta marcha...
Como o foco é no conforto e, como se pôde ver, no consumo, os números de desempenho não são tão empolgantes - até porque falamos de um carro com motor naturalmente aspirado e sem turbo. De acordo com a Fiat, o 0-100 km/h acontece em 11,7s e a velocidade máxima é de 178 km/h. Dados normais na categoria, mas menores que de carros com turbo - como as próprias versões mais caras do Pulse.
Ao volante do Pulse, vale dizer, é prazeroso de se guiar, especialmente para quem só roda na cidade. A direção elétrica é levinha, bem mais que a de alguns outros SUVs dessa faixa de preço, e isso também é muito prático. Só tem uma coisa que não é tão legal: no eixo traseiro a suspensão é por eixo de torção - e isso é comum para carros desse preço - mas os freios são a tambor...
Conclusão
Este é o Fiat Pulse Drive 1.3 mais simples à venda no Brasil. Divertido de dirigir para quem curte câmbio manual e cansativo para quem pega trânsito todo dia e prefere conforto da transmissão automática.Isso já diz muito a respeito da conclusão do teste: se você gosta de cambiar, esse carro é "o cara", até porque nessa categoria quase não existem opções com esse tipo de caixa de marchas. Agora, se isso não for sua prioridade, vale investir um pouquinho a mais e levar para casa o Drive CVT, que custa uns R$ 5 mil a mais e vem com todo esse charme junto.
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