Tera vs Pulse: qual SUV escolher?

Tera x Pulse: SUV da Volks é rival de peso

Volkswagen Tera e Fiat Pulse brigam pelo posto de porta de entrada para os SUVs no Brasil, mas com propostas diferentes


  1. Home
  2. Testes
  3. Tera x Pulse: SUV da Volks é rival de peso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segmento de SUVs subcompactos no Brasil nunca esteve tão disputado. Modelos como o Volkswagen Tera High e o Fiat Pulse Impetus Hybrid querem conquistar quem deseja migrar dos hatches sem precisar ir direto para SUVs compactos e médios - que são mais caros.

Ambos combinam tecnologia, conforto e design moderno, mas cada um com uma proposta própria: o Tera busca imponência e presença urbana, enquanto o Pulse oferece um toque de esportividade, acabamento premium e o diferencial da motorização híbrida.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Tera vs Pulse: qual SUV escolher?
Volkswagen Tera ou Fiat Pulse: qual SUV subcompacto escolher?
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Fiat Pulse ou Volkswagen Tera: qual SUV escolher?

Neste comparativo, vamos detalhar design, espaço interno, desempenho, consumo e impressões ao dirigir de cada modelo. Com isso, ajudamos você a entender qual SUV subcompacto se encaixa melhor no seu perfil.

Desde o primeiro contato visual até as respostas ao volante, cada detalhe faz diferença na escolha do carro certo para a rotina urbana e para viagens.

Design e proposta de cada SUV

O Volkswagen Tera High é um SUV inédito no Brasil, e se posiciona entre o Polo e o T-Cross. Tem linhas robustas e presença marcante, ideal para quem quer um carro que passe imponência e tenha um toque moderno.

O pacote Outfit adiciona teto preto, retrovisores e maçanetas em preto ninja, rodas diamantadas escurecidas de 17 polegadas e bancos em revestimento premium. Na prática, o Tera consegue passar ao mesmo tempo uma sensação de sofisticação e presença urbana.

O Fiat Pulse é um SUV com design mais jovial
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Já o Fiat Pulse Impetus Hybrid aposta em um perfil mais esportivo e jovem. O Pacote Sunroof adiciona teto solar panorâmico, faróis de neblina em LED, iluminação nos para-sóis e grade frontal redesenhada.

O interior combina painel escurecido, acabamento em couro e detalhes premium. São detalhes que transmitem sensação de sofisticação e jovialidade, além de reforçar o apelo urbano e esportivo do modelo.

O Volkswagen Tera segue a identidade de outros modelos da marca
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Itens de tecnologia e segurança

Ambos oferecem interior bem equipado, com recursos que fazem diferença no dia a dia: ar-condicionado automático, painel digital, multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio, carregador por indução e piloto automático adaptativo.

O Tera High tem bancos em revestimento premium, painel digital de 10,25 polegadas, direção ajustável em altura e profundidade, amplo espaço para cinco ocupantes e sensação de robustez.

Enquanto isso, o Pulse Hybrid tem bancos de couro, teto solar panorâmico, direção elétrica ajustável, acabamento refinado e ambiente mais leve e jovial, com um toque esportivo.

O Volkswagen Tera tem motor um pouco menos potente que o do Pulse
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Nesse ponto o Tera passa a impressão de um interior sólido e mais tradicional, enquanto o Pulse entrega um design interno mais moderno e agradável ao toque, com detalhes que tentam valorizar o estilo e o conforto.

Conjunto mecânico e desempenho de cada SUV

Volkswagen Tera High

  • Motor - 1.0 TSI
  • Potência - 116 cv
  • Torque - 16,8 kgfm
  • Aceleração de 0 a 100 km/h - 10,5 segundos
  • Velocidade Máxima - 192 km/h
  • Consumo na cidade - 8,6 km/l (e)/12,2 km/l (g)
  • Consumo na estrada - 10,3 km/h (e)/14,5 km/l (g)
  • Fiat Pulse Impetus Hybrid

    • Motor - 1.0 T200 Hybrid
    • Potência - 130 cv
    • Torque - 30,4 mkgf
    • Aceleração de 0 a 100 km/h - 9,7 segundos
    • Velocidade Máxima - 189 km/h
    • Consumo na cidade - 9,3 km/h (etanol)/13,4 km/h (gasolina)
    • Consumo na estrada - 10,2 km/l (etanol)/14,4 km/l (gasolina)
    • Aqui vale um adendo: apesar do Pulse ter números maiores em potência e torque, a experiência ao dirigir passa nuances diferentes:

      • No Tera, a condução transmite mais firmeza. As retomadas e arrancadas são mais imediatas, o que dá sensação de agilidade e controle, principalmente em ultrapassagens ou arrancadas rápidas. Isso se deve em parte ao câmbio automático de seis marchas, cujas trocas são feitas de forma bem direta.
      • No Pulse, o câmbio continuamente variável (CVT) privilegia suavidade e economia. A aceleração é linear, constante e confortável, ideal para trajetos urbanos e uso cotidiano. O volante reforça essa sensação, deixando o carro mais leve e ágil em manobras, mesmo com o motor mais potente.
      • Na prática, cada um tem estilo próprio: o Tera passa firmeza e agilidade, enquanto o Pulse entrega conforto e suavidade.

        Dimensões e espaço interno

        Volkswagen Tera High

        • Comprimento - 4,15 metros
        • Largura - 1,77 metro
        • Altura - 1,50 metro
        • Entre-eixos - 2,56 metros
        • Porta-malas - 350 litros
        • Fiat Pulse Impetus Hybrid

          • Comprimento - 4,09 metros
          • Largura - 1,98 metro
          • Altura - 1,55 metro
          • Entre-eixos - 2,53 metros
          • Porta-malas - 370 litros
          • Preços e pacotes

            • Volkswagen Tera High + pacote Outfit: R$ 144.220

            • Fiat Pulse Impetus Hybrid + pacote Sunroof: R$ 151.980

              Desconsiderando cores, o Pulse é R$ 7.760 mais caro, mas oferece teto solar panorâmico e conjunto híbrido. O Tera, por outro lado, entrega tecnologia, pacotes e sensação de robustez por um valor menor.

              O Fiat Pulse com pacote Sunroof custa R$ 7 mil a mais do que o Tera High com o pacote Outfit
              toggle button

              Veredito

              A decisão final depende do que você valoriza: o Volkswagen Tera High é ideal para quem quer um SUV compacto com presença marcante, tecnologia moderna, condução firme e a força do nome Volkswagen no segmento de SUVs.

              Já o Fiat Pulse Impetus Hybrid pode ser a escolha ideal para quem busca esportividade visual, acabamento premium, teto-solar e deseja migrar para o mundo dos eletrificados, com condução suave e linear.

              No fim das contas, ambos representam ótimas portas de entrada para o universo dos SUVs no Brasil, e permitem sair da categoria de hatches sem precisar investir em SUVs médios.

              Comentários
              Wid badge