Punto T-Jet capricha na maquiagem

Modelo tem motor 1.4L Turbo de 152 cv que acelera de 0 a 100km/h em 8,3s


  1. Home
  2. Testes
  3. Punto T-Jet capricha na maquiagem
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Fiat caprichou na maquiagem do Punto T-Jet. A versão topo de linha do modelo traz um visual intimidador. Grandes rodas aro 17 calçadas por pneus de perfil baixo 205/50, para-choque dianteiro com saída lateral para resfriamento dos freios, saias laterais, aerofólio traseiro, saída do escapamento com ponteira dupla, difusores traseiro, pinças de freio pintadas em vermelho e por aí vai. Tudo que um verdadeiro esportivo deve ter. Porém, na prática, o T-Jet está mais para um hatch de quatro portas divertido de se guiar do que para um puro sangue.

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

E isso não chega a ser uma crítica ao modelo, já que o T-Jet cumpre bem a função de alegrar o seu condutor. O motor, por exemplo, é um 1.4 16v Turbo (como manda a tradição iniciada com o Uno) que rende bons 152 cavalos de potência máxima e suficientes 21,1 kgf.m de torque entre 2.250 e 4.500 rpm.  

 

A velocidade máxima é de 203 km/h, apenas 10 km/h a mais que as versões Sporting e BlackMotion, que trazem o motor 1.8 16v flex. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos, segundo a Fiat (9,6 segundos, nos outros dois).

 

Números que sozinhos não empolgam. Mas, somente o T-Jet traz um seletor ao lado da alavanca de câmbio que permite alterar a condução entre econômica, normal e esportiva. Em modo esportivo o pequeno responde rápido a cada toque no acelerador. É preciso tomar cuidado no anda e para dos congestionamentos das grandes cidades, pois basta um toque no pedal do acelerador para o Punto pular à frente. E isso é divertido. O condutor pode, por exemplo, impressionar na saída de um semáforo. A ponteira dupla da saída do escapamento vai garantir um ronco grave, típico dos esportivos.

 

No modo econômico o T-Jet lembra os seus irmãos de versão. Com o prejuízo que a versão “envenenada” só roda com gasolina enquanto os outros são flex. Isso, porém, é detalhe. Já a suspensão mais rígida que nas demais versões, aliados aos pneus largos de perfil baixo (205/50) não são detalhes. O conjunto trabalha equilibrado em uma tocada mais arisca, mas cobram o preço em conforto nas nossas ruas esburacadas.

 

 T-Jet capricha nos equipamentos

 

Por R$ 57.780, o Punto T-Jet entrega uma boa lista de equipamentos de série. A versão sai de fábrica com duplo airbag, freios ABS com EBD, ar-condicionado, computador de bordo, piloto automático, CD player com MP3, sistema Blue&Me e sensor de estacionamento, entre outros. Os únicos opcionais são ar digital, teto solar, navegador via satélite (igual ao do Linea), sidebags, window-bags, proteção contra colisão traseira, sensor de chuva e de farol e parafusos de roda antifurto.

 

Ou seja, talvez o Punto T-Jet não seja um verdadeiro esportivo, mas é um pequeno divertido de dirigir, com uma ótima lista de equipamentos e um visual caprichado para quem quer impressionar na saída de um semáforo.