Ao decidir comprar um SUV o consumidor é bombardeado com diversas opções. Mas, em meio a tanta variedade, existem modelos que, apesar de serem bons, não brigam pelas primeiras posições de vendas. É o caso do Peugeot 2008 GT Hybrid e do Nissan Kicks Advance 2026.
Apesar de não estarem entre os SUVs mais vendidos, ambos oferecem combinações interessantes de design, tecnologia e conforto, capazes de conquistar compradores que buscam propostas diferenciadas.
Neste comparativo, mostramos como cada modelo se posiciona em design, interior, tecnologias e mecânica, ajudando a entender para quem cada um deles é mais indicado.
É fato, o Kicks e o 2008, por mais que sejam SUVs compactos, têm propostas bem diferentes. Ainda mais quando comparamos o 2008 na versão topo de linha, a GT.
Nesse caso o modelo francês adota linhas marcantes de SUV, com assinatura luminosa em LED 3D, rodas diamantadas de 17 polegadas e acabamento bitom com teto panorâmico.
A traseira se destaca pela faixa que conecta as lanternas, reforçando a sensação de sofisticação. O design é moderno e imponente, com estilo esportivo e jovial, mantendo a identidade premium do Peugeot.
Já o Kicks exibe um estilo mais moderno e robusto, com uma proposta um pouco mais "familiar". A dianteira marcante e a traseira bem desenhada reforçam a presença imponente do carro.
O design é mais convencional, transmitindo robustez e segurança, agradando quem prefere um estilo menos chamativo. O destaque fica para a grade composta por linhas horizontais, enquanto a carroceria preserva um estilo mais musculoso, em vez das linhas bem marcadas presentes no 2008.
As rodas também são de 17 polegadas, e as lanternas são interligadas por uma faixa única, algo que se tornou quase que padrão nos mais recentes utilitários esportivos.
O interior do 2008 GT é sofisticado, com painel i-Cockpit 3D de 10 polegadas, central multimídia de 10,3 polegadas e bancos premium com pegada esportiva. Além disso, como vantagem em relação ao rival, o modelo tem um teto panorâmico que amplia a sensação de espaço.
Há espaço para cinco ocupantes, e detalhes como pedais esportivos e acabamento "carbon" reforçam o caráter premium. O pacote de equipamentos é completado por ar-condicionado digital, carregamento por indução, freio de estacionamento eletrônico e câmera de ré.
O ponto alto do Kicks, por sua vez, é a cabine espaçosa - uma vantagem sobre o 2008. Em equipamentos os SUVs são bem completos, e o modelo da Nissan também tem acabamento de bom nível com a combinação de tecido, plástico e soft touch. Em tecnologia embarcada, o Kicks tem multimídia de 12,3 polegadas, ar-condicionado digital, volante regulável e carregador por indução.
O Peugeot 2008 GT Hybrid combina motor 1.0 turbo de três cilindros com um motor elétrico de 12 Volts, entregando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é continuamente variável (CVT), com sete marchas. O conjunto híbrido permite aceleração de zero a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 195 km/h.
Já o Nissan Kicks Advance tem motor 1.0 turbo de três cilindros, com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado com dupla embreagem (DCT) de seis marchas. Acelera de zero a 100 km/h em 12,4 segundos e chega à velocidade máxima de 185 km/h.
Na prática, o 2008 consegue entregar uma performance melhor, com o conjunto mecânico mais acertado em relação ao peso do carro — 1.140 quilos. Isso resulta em maior agilidade e sensação de leveza na condução.
Apesar do bom desempenho do motor, o Kicks pesa 1.322 quilos, o que impacta na sensação de dirigibilidade, tornando o carro um pouco menos ágil em comparação ao 2008.
Em consumo, o Peugeot 2008 apresenta 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (gasolina), enquanto o Kicks registra 11,7 km/l e 14,3 km/l. Ambos são eficientes dentro do segmento.
O Peugeot 2008 GT Hybrid mede 4,30 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,54 metro de altura, com entre-eixos de 2,61 metros e porta-malas com capacidade para 419 litros.
Enquanto isso o Nissan Kicks Advance tem 4,36 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,62 metro de altura, com entre-eixos de 2,65 metro e porta-malas para 470 litros.
O Kicks se destaca pelo espaço interno generoso, tanto para ocupantes quanto para bagagens, tornando-se boa opção para famílias ou para quem valoriza conforto diário e versatilidade.
O Peugeot 2008 é oferecido em três verões, e a topo de linha GT custa R$ 179.990. Já o Nissan Kicks tem um portfólio maior, com quatro opções, sendo que a versão do teste, a Advance, é a segunda mais acessível - é anunciada por R$ 177.990.
Ou seja, dentro da linha do Kicks, ainda é possível explorar mais opções e ter um modelo mais completo do que o apresentado nessa configuração, especificamente, mas será necessário um investimento maior - de até R$ 199 mil, valor da versão topo de linha do modelo.
No entanto, o ponto que mais pesa contra o Kicks em relação ao 2008 é justamente o conjunto mecânico, que é o mesmo em todas as configurações do SUV da marca japonesa.
Peugeot 2008 GT Hybrid: topo de linha, R$ 179.990
Nissan Kicks Advance: segunda versão da linha, R$ 177.990
Fica claro que o Peugeot 2008 GT Hybrid e o Nissan Kicks Advance apresentam propostas distintas. O SUV da marca francesa se destaca em performance, com conjunto mecânico equilibrado e sensação de leveza ao dirigir, além de design esportivo e jovial.
Já o Kicks exibe design robusto e mais convencional e é mais indicado para quem prioriza espaço interno e porta-malas amplo, com conforto para ocupantes e funcionalidade no dia a dia.
Na escolha entre os dois, depende do que o comprador valoriza mais: performance e estilo esportivo (2008) ou espaço e praticidade (Kicks). No fim, ambos são boas opções no segmento de SUVs compactos.
NISSAN - KICKS - 2026 | PEUGEOT - 2008 - 2026 |
1.0 TURBO FLEX ADVANCE DCT | 1.0 TURBO 200 HYBRID GT CVT |
R$ 177990 | R$ 181990 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| |
|
|
|
| |
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
|
|
|
|



Email enviado com sucesso!