Renault Captur Intense 1.6 CVT

Renault Captur Intense 1.6 CVT: vale a compra?

Aceleramos a versão intermediária do SUV compcato da marca francesa

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,2/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,6 km/litro
      Estrada: 8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 437 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview

Renault Captur Intense 1.6 CVT é aversão intermediária do SUV compacto da marca francesa. Sua principal qualidade é o espaço interno.


  • + Espaço interno
  • + Design que chama a atenção
  • - Falta fôlego ao conjunto mecânico
  • - Lista de equipamentos poderia ser mais recheada
 
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Testei as versões Intense 2.0 com transmissão automática de quatro marchas e a Zen 1.6 com câmbio manual. Ambas me transmitiram uma sensação de que o Renault Captur, apesar de espaçoso e com um design realmente interessante, precisa de um conjunto mecânico mais refinado para encarar de frente os ‘mandachuvas’ dos utilitários esportivos compactos, como Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Jeep Renegade. No entanto, sempre me restava uma ponta de esperança, representada pela configuração intermediária Intense com motor 1.6 e transmissão automática CVT, que tive a oportunidade de testar, finalmente.

Logo de cara o preço chama a atenção. Nesta configuração, o Captur parte de R$ 91.090. Porém, a versão que chegou à redação da Webmotors estava completinha. A cor, por exemplo, é o Marfim com teto preto, que acrescenta R$ 3.100 ao preço do SUV. Já os bancos estavam revestidos parcialmente em couro, outro opcional que vale R$ 1.700. Resumindo, o Renault que avaliei não sairia da concessionária por menos de R$ 97.340.

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Renault Captur Intense 1.6 CVT
Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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PRIMEIRO CONTATO

Internamente o Captur não chama a atenção pelo acabamento. Aliás, chega a decepcionar um pouco por não entregar o requinte esperado para um SUV que se posiciona acima do ‘experiente’ Duster. Apesar do volante, manopla do câmbio e bancos revestidos em couro, há bastante plástico duro pela cabine. Apenas alguns detalhes em black piano ajudam a dar um ar superior ao lado de leves cromados. As peças, no entanto, estão bem encaixadas e não apresentam folgas ou rebarbas.

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A posição ao volante é bem elevada, mesmo com a posição do assento do motorista estando no nível mais baixo da regulagem de altura. Pessoas com mais de 1,90 metro de altura podem enfrentar problemas raspando a cabeça no teto. Mas para um motorista como eu, com um pouco mais de 1,70 metro, tudo está quase ‘ok’. Digo quase pois o Captur só tem regulagem de altura da coluna de direção e não o de profundidade, que para mim – como gosto de ressaltar em todas as minhas avaliações – é o mais importante.

 Renault Captur Intense 1.6 CVT
Cam8590
Legenda: Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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Pulo para o banco de trás e então constato o primeiro ponto positivo do Renault: espaço interno. Grandalhão com 4,32 metros de comprimento, exatamente o mesmo do HR-V, o ‘cara’ em termos de espaço interno do segmento. Com distância entre os eixos de 2,67 metros, o Captur consegue ser 6 centímetros maior que o Honda. Outras vantagens do franco-brasileiro estão na altura (3 centímetros) e na largura (4 centímetros). Já o porta-malas os dois voltam a empatar com boa capacidade para 437 litros.

NO ASFALTO

Com aquela característica chave cartão no bolso – ela pode ser colocada em um compartimento próprio para ela no painel central, próximo à manopla do câmbio – aperto o botão e o motor 1.6 16V SCe de quatro cilindro aspirado, flex, ganha vida. São 120 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 16,2 kgf.m a 4.000 giros, quando abastecido com etanol. Números que não impressionam, especialmente para um ‘cara’ que pesa 1.268 kg. Mas bora ver o que acontece...

 Renault Captur Intense 1.6 CVT
Cam8355
Legenda: Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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Logo nos primeiros toques no acelerador é possível perceber um Captur até que espertinho. E muito desta ‘agilidade’ está no acerto da transmissão automática do tipo CVT (continuamente variável) que simula a troca de 6 marchas. Rodando de leve, o conjunto faz o serviço e entrega o que promete: conforto. Basta, no entanto, afundar o pé no acelerador para o Renault começar a mostra que não foi feito para entregar performance, também. As rotações beliscam os 6.000 giros, o ronco do motor invade a cabine e as retomadas não são tão vigorosas. Falta vigor ao conjunto.

Outro ponto que chama a atenção é uma certa indecisão do câmbio em algumas situações. Subindo determinadas ladeiras, a falta de fôlego me obrigou a colar o pedal da direita no assoalho. O sistema, entretanto, demorou para assimilar minha necessidade e tardiamente trabalhou para me entregar mais torque e potência para que o Captur voltasse a ganhar velocidade. Não foram raras as vezes que chamei as trocas de marchas para o manual na manopla – deslocando a alavanca da transmissão para a esquerda – para poder ter maior controle das ações do carro. E foi neste momento que eu lamentei a Renault não ter presenteado o SUV com aletas atrás do volante...

Renault Captur Intense 1.6 CVT
Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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Essa falta de agilidade pode ser comprovada nos números de performance. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 13,1 segundos e a velocidade máxima não passa dos 169 km/h. Os dados de consumo também não empolgam muito. Na cidade, o Renault faz 10,5 km/l com gasolina e 7,2 km/l com etanol. Na estrada, os números sobem para 11,7 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol).

Um ponto positivo da mecânica vai para o ajuste da suspensão, que consegue ser firme na medida certa, evitando que o Captur, mesmo grandalhão, não ofereça muita oscilação da carroceria em momentos mais intensos, como em curvas fechadas em velocidade mais elevada e frenagens bruscas. Também consegue absorver muito bem os buracos das vias, encarando com maestria também as crateras. Lembrando apenas que o Captur tem tração 4x2.

Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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CONHECENDO O RECHEIO

Enquanto rodo com o Captur pelas ruas da cidade de São Paulo vou conhecendo seus recursos de comodidade. O volante é multifuncional, mas traz poucas funções, entre elas o do controlador de velocidade (piloto automático). O Renault ainda utiliza comando satélite na coluna de direção para oferecer acesso ao sistema de som, por exemplo. Algo que, na minha opinião, já está um pouco ultrapassado.

E falando em coisa que não está mais na moda, impossível não comentar a central MEDIA Nav. Com tela colorida de 7 polegadas sensível ao toque, ela não tem pareamento com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Este recurso, no entanto, já está disponível para o MEDIA Nav que equipa os modelos Sandero e Logan. Portanto, em breve deverá chegar ao Captur e demais veículos da marca.

Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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A direção elétrica é bastante suave e confortável. O volante, aliás, tem excelente empunhadura. O painel de instrumentos trabalha com dois leitores analógicos (conta-giros e marcador do tanque de combustível) e destaca na região central o velocímetro digital. Acima, também em formato digital, está o computador de bordo. O ar-condicionado também é no botão – nada de digital – e tem apenas uma zona.

O Captur ainda é equipado com quatro airbags – além dos frontais, os laterais estão presentes – e há sistema de fixação de cadeirinha infantil (ISOFIX). Os freios – a disco na dianteira e tambor na traseira – tem ABS (antitravamento), distribuição eletrônica da força de frenagem e assistente de frenagem de emergência. Controles de tração e estabilidade também estão presentes.

CUSTOS

Com relação aos custos, o valor das seis primeiras revisões - que acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses (aquilo que acontecer primeiro) - fica na casa dos R$ 3.105,94. Não é baixo, mas está longe de figurar entre os mais caros da categoria.

Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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Renault Captur Intense 1.6 CVT
Crédito: Marcos Camargo/WM1
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VALE A COMPRA?

Minhas esperanças foram por terra. Apesar de ser a melhor das três configurações do Captur, a Intense 1.6 com transmissão automática CVT não vale a compra. O acabamento precisa de mais requinte, a lista de equipamentos de série poderia ser mais recheada para conquistar o consumidor no custo-benefício e o conjunto mecânico precisa evoluir – um propulsor turbo cairia como uma luva para este Renault. Como ponto positivo fica o espaço interno, realmente muito bom. Possivelmente o melhor da categoria. Mas só isso, mesmo no segmento dos utilitários esportivos compactos, não é suficiente.

Ancora: Conclusão Score

VÍDEO RELACIONADO

Ficha Técnica

RENAULT - CAPTUR - 2019
1.6 16V SCE FLEX INTENSE X-TRONIC
R$ 91090

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1597
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,7:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • SCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,2/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 118/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,2/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 169
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 13,1
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 10,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 11,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Número de marchas
  • 1
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • X-Tronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Eletro-hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4329
  • Largura (mm)
  • 1813
  • Altura (mm)
  • 1619
  • Entre-eixos (mm)
  • 2673
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 212
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10700
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 31º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 437
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1286

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MEDIA Nav
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/60
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia8.7
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.9
  • + Espaço interno
  • + Design que chama a atenção
  • - Falta fôlego ao conjunto mecânico
  • - Lista de equipamentos poderia ser mais recheada
 
8.8

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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