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Renault Mégane Grand Tour oferece praticidade e é boa de dirigir

Peruas são a melhor opção para quem precisa de espaço, mas aprecia a arte da condução

por Gustavo Henrique Ruffo

- Como disse o mestre Jeremy Clarkson sobre o Audi Q7 V12 a diesel, é bom saber que há diversas opções no mercado, o que não significa que o consumidor deva considerar todas elas. Quem gosta de dirigir, mas precisa de espaço, por exemplo, pode nunca pensar em minivans, que são superversáteis, mas normalmente não oferecem uma boa experiência de condução. A posição alta de dirigir torna curvas rápidas um tormento, em vez de um prazer. Para esse consumidor, a melhor escolha são as peruas. E, dentre as peruas, a melhor opção em termos de custo/benefício do mercado é a Renault Mégane Grand Tour.
É certo que ela está ameaçada pela chegada da nova geração do Mégane, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2011, mas o intervalo de tempo até lá e as informações de que as duas peruas devem conviver por algum tempo tornam a escolha menos arriscada. Até porque, fora a Grand Tour, não há mais nenhuma perua nova à venda a não ser a VW Jetta Variant, que é importada, menor e mais cara, ainda que tenha um fantástico motor de cinco cilindros e 170 cv.
Das versões da Grand Tour, a que talvez ofereça mais vantagens seja a equipada com motor 1,6-litro flex, que começa em R$ 57,59 mil já com um pacote bastante completo de itens de série, mas tivemos a oportunidade de avaliar a versão topo de linha, Dynamique, com motor 2-litros, só a gasolina, e câmbio automático, ideal para quem vai rodar com a perua nos grandes centros brasileiros. E ela também mostrou muitas qualidades.
A primeira é o nível de equipamentos. A Grand Tour avaliada pelo WebMotors veio com bancos de couro, toca-CD para seis discos com MP3 e comando satélite na coluna de direção sem entradas auxiliares, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBV, airbags dianteiros para motorista e passageiro, volante com regulagem em altura e distância, controlador de velocidade, direção elétrica, ar-condicionado digital, sensores de iluminação e de chuva, retrovisores, travas e vidros elétricos e outras coisas menos relevantes. Tudo isso por R$ 73,19 mil, que inclui entreeixos de 2,69 m e um porta-malas de 520 l. Não é exatamente barato, mas é certamente o menor valor para um pacote assim.
Ao volante
Para quem não se deixa encantar por equipamentos e outras perfumarias, o desempenho do motor 2-litros e o comportamento da perua devem fechar a questão. Apesar de o câmbio automático ter apenas quatro marchas, ele reage bem, na velocidade exigida pelo motorista, sem hesitações. O câmbio da Jetta Variant, que tem seis marchas, é bem pior nesse quesito. Surpreendentemente.
Além do bom desempenho da perua, é fácil encontrar a melhor posição para dirigir. O banco tem regulagem de altura e o volante, de altura e de distância. Para ser melhor do que isso, só se o carro tivesse comandos elétricos, algo que encareceria bastante seu preço. Sem necessidade.
A 120 km/h, o carro se destaca pelo baixo nível de ruído, o que se explica pelo ótimo torque do motor e pela pouca força que ele tem de fazer para manter a velocidade. O propulsor só peca por não ter a opção flex, que deve estar em preparação e talvez apareça apenas quando o novo Mégane chegar ao mercado. A Renault, hoje, não tem volumes do motor 2-litros que justifiquem a adoção da tecnologia flexível em combustível.
Apesar de já ser veterana no mercado, a Grand Tour é feita no Brasil e é um excelente carro. Só esperamos que ela não passe muito tempo sem concorrentes, especialmente modelos mais modernos, que pressionem a Renault a, quem sabe, adiantar o lançamento da nova geração. O segmento de peruas merece oferecer mais opções aos consumidores.
FICHA TÉCNICA – Renault Mégane Grand Tour
MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, a gasolina, 1.998 cm³
POTÊNCIA138 cv a 5.500 rpm
TORQUE188 Nm a 3.750 rpm
CÂMBIOAutomático de quatro velocidades
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, hidráulica
RODASDianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
PNEUSDianteiros e traseiros 205/55 R16
COMPRIMENTO4,50 m
ALTURA1,51 m
LARGURA1,78 m
ENTREEIXO2,69 m
PORTA-MALAS520 l
PESO em ordem de marcha1.370 kg
TANQUE60 l
SUSPENSÃODianteira independente, tipo pseudo McPherson; traseira com eixo de torção
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS e EBV
CORES Branco Glacier, Azul Crepúsculo, Bege Angorá, Cinza Acier, Prata Etoile, Preto Nacré, Vermelho Fogo
PREÇOR$ 71,19 mil conforme avaliado

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