- Em terra de carros populares, quem tem quase 100 cv pode ser considerado rei. No caso do Renault Sandero, o valor da coroa é de R$ 35,99 mil na versão Expression e R$ 32, 69 na versão pé-de-boi. A diferença de valor para as versões equipadas com motor 1,-litro, que oferecem 77 cv de potência quando abastecidas com álcool, é de aproximadamente R$ 2 mil.
O WebMotors andou no Sandero Expression equipado com motor 1,6-litro. Na cidade, deu para nos sentirmos verdadeiros príncipes entre os populares. Na estrada, este reinado fica bem longe.
Com motor de oito válvulas, o Sandero oferece uma boa saída e respostas rápidas nas vias mais carregadas. O motor oferece 92 cv gasolina a 5.250 rpm e 95 cv álcool a 5.250 rpm. Já o torque do propulsor é de 13,7 kgm gasolina e 14,1 kgm álcool. Conforme a Renault, o hatchback consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,1 s quando abastecido com combustível fóssil.
Por fora, o Sandero mantém a robustez e simplicidade ideal dos automóveis práticos. As calotas podem até queimar os olhos em um primeiro momento, mas depois acabam se confundindo, naturalmente, com o cenário de carros populares que rodam em maior quantidade nas ruas brasileiras. O mercado de calotas é tão promissor que em beiras de estrada você consegue comprar um jogo por R$ 40.
Outro detalhe que pode incomodar são os frisos tipo borrachão na parte inferior das portas. Visualmente eles destoam do conjunto do carro, mas as portas acabam agradecendo, principalmente quando o carro vai ao estacionamento do supermercado.
O interior do Sandero é simples e ao mesmo tempo funcional. O comando dos vidros fica no console e o do espelho retrovisor exatamente abaixo da alavanca do freio de mão.
Com o Renault fica fácil lembrar os princípios básicos da direção: Antes de sair, ajuste os bancos, os espelhos retrovisores etc. Realmente, com a regulagem do espelho próxima à alavanca de freio, só com o carro parado mesmo para acertar a visibilidade, que é um dos pontos fortes do Sandero.
A área envidraçada dianteira lhe oferece um excelente campo de visão, tanto para o alto como para os lados. A porta traseira também tem uma boa entrada de luz. Logo, é muito fácil dirigir o Sandero.
Outros pontos positivos
Com 4,02 m de comprimento e um entreeixo de 2,59 m, o Sandero tem espaço de sobra para os ocupantes do banco traseiro e um porta-malas de causar inveja aos outros hatchbacks: 320 l.
O índice de reparabilidade do carro da marca francesa é bem baixo: 13 pontos, de acordo com o Car Group, que compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo.
Para ter idéia, o Volkswagen Fox tem índice de 10 pontos e o novo Fiat Palio, 23. Empatados com o Sandero estão os novos Gol e o Ka.
Este número é importante porque coloca o compacto da Renault em um patamar de seguro baixo. Para determinar a classificação, entra em questão o custo da reparação dianteira, o valor da reparação traseira, tempo de mão-de-obra das oficinas e cesta básica de peças.
Resumindo: o Sandero tem seguro mais atrativo que o de Citroën C3, Chevrolet Celta, Fiat Punto, Ford Fiesta, Renault Clio, Fiat Mille, Peugeot 206 e Fiat Palio. Com certeza este valor pesa na hora da compra.
Mais dinheiro
Ao tirar o carro da concessionária você deixa para atrás cerca de 9%. Um Sandero Expression zero-quilômetro está avaliado em R$ 35,55 mil; um usado do mesmo ano custa R$ 32,32 mil. O novo Volkswagen Gol com motor 1,6-litro tem um valor de tabela de R$ 34,51 mil e um Fox com o mesmo propulsor R$ 37 mil. O Fiat Palio não tem motor de 1,6 litro, mas o Palio Fire 1.4 custa em São Paulo R$ 35,78 mil.
Bebendo aos poucos
O consumo do carro em circuito urbano foi de 8,3 km/l marcação feita tanque a tanque e na estrada, de 9,1 km/l. Nas duas opções o ar condicionado estava funcionando e o combustível escolhido foi o retirado da cana de açúcar. A Renault não divulga quanto o modelo consome em suas fichas técnicas, mas os números ficaram próximos dos do Sandero 1.6 16V testado pelo WebMotors.
FICHA TÉCNICA – Renault Sandero Authentique 1.6 8V Hi-Torque
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA | 92 cv gasolina a 5.250 rpm e 95 cv álcool a 5.250 rpm |
TORQUE | 13,7 kgm gasolina a 2.850 rpm e 14,1 kgm álcool a 2.850 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica em algumas versões |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”,de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 185/70 R14 |
COMPRIMENTO | 4,02 m |
ALTURA | 1,53 m |
LARGURA | 1,75 m |
ENTREEIXOS | 2,59 m |
PORTA-MALAS | 320 l |
PESO em ordem de marcha | 1.055 kg |
TANQUE | 50 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção |
FREIOS | Discos na dianteira e tambores na traseira |
CORES | Não informadas |
PREÇO | R$ 35,99 mil |