Hoje, com a mesma grana empenhada para colocar o Symbol de oito válvulas na sua garagem, o consumidor consegue colocar um Logan completo. A diferença fica por conta da estética e dos pacotes de equipamentos.
O Symbol chega com um design mais moderno, principalmente se comparado com o Renault Logan. O interessante desta história é que o público brasileiro aceitou muito bem o Logan. Resposta deste fato é a comercialização de 3.227, por exemplo, em outubro. Já o Symbol registrou 988 unidades durante o mesmo período.
Com esses números o sedã que o WebMotors está avaliando fica na quarta posição dos modelos Renault, perdendo respectivamente para Sandero, Logan e Clio.
O problema é que o Symbol atua em um meio de campo bem tumultuado. Os zagueiros que o cercam são os vários sedãs pequenos que chegaram recentemente ao mercado. O diferencial do Symbol é o motor denominado de 1.6 8V Hi-Torque pela Renault. Ele oferece 92 cv de potência máxima, com gasolina, e 95 cv com álcool 5.250 rpm e um torque máximo de 134 Nm gasolina e 138 Nm, com álcool 2.850 rpm.
Segundo a empresa francesa, o sedã abastecido com álcool precisa de 11,9 s para ir de 0 a 100 km/h. O mesmo deslocamento pode ser feito em 12,2 s quando o carro está rodando na gasolina. A velocidade máxima do modelo é de 175 km/h álcool e 173 km/h gasolina.
Como só é comercializado na versão Expression, o Symbol tem em sua lista de equipamentos de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e vidros elétricos, duplo airbag e volante e banco com regulagem de altura. O que a Renault emprestou para o WebMotors avaliar estava completo, com ABS e rádio com comando satélite na coluna de direção. Seu valor é de R$ 42,76 mil. A assistência aos freios custa R$ 1,52 mil e o rádio com comando, R$ 810. Um Logan com os mesmo equipamentos do Symbol, com exceção do ABS, tem um valor sugerido em R$ 42,77 mil.
Ao volante
Apesar de o preço do Logan ser bem próximo ao do Symbol, o recém-chegado é superior em alguns quesitos. No Symbol você tem maior conforto e estilo, enquanto no Logan você tem espaço para os ocupantes. O porta-malas do Symbol também é grande, porém oferece um pouco de dificuldade na hora do manuseio da bagagem ou da retirada do estepe. A abertura do compartimento de carga tem uma “boca” elevada e pneu sobressalente fica longe do alcance de motorista. Outro ponto que pode incomodar são as dobradiças do tipo pescoço de ganso. Carregar uma mala com uma caixa de ovos pode ser um perigo na hora de fechar a tampa traseira.
A posição de dirigir do Symbol é muito boa: o banco abraça e o volante se encaixa nos punhos. O escalonamento das marchas é preciso, assim como os engates. A Renault só pisou na bola na visibilidade do vidro traseiro. Aliás, é no espaço para os ocupantes do banco traseiro que a francesa peca. Enquanto no Logan há espaço de sobra, no Symbol fica complicado alguém andar no banco traseiro sem esbarrar a cabeça no teto. Nada também que, com algum jeito, impeça o passageiro de viajar.
No índice de segurança do Cesvi Centro de Experimentação e Segurança Viária, o Symbol registra duas estrelas e meia. Seu irmão da Romênia, o Logan, por exemplo, registra apenas uma estrela. Na categoria dos sedãs compactos, elaborada com base nos critérios do Cesvi, o modelo da Renault foi um dos que apresentou melhor pontuação.
Conclusão
O Renault avaliado é uma boa compra. Coloque na balança a quantidade de equipamentos de série oferecidos e veja se ele atende as suas necessidades. Repare que o Logan até tem um valor próximo, mas não aceita ABS nem como opcional. Por falar nisso, vale desembolsar mais R$ 1,52 mil e aplicar o item de segurança no Symbol. Os pontos mais críticos do Symbol ficam por conta da altura do teto traseiro e pelo desenho do porta-malas.
Durante a avaliação, a tubulação que sai do filtro de ar derreteu levemente. Nada que comprometesse o desempenho do veículo. O WebMotors foi checar em uma concessionária quanto custava a peça, cerca de R$ 180. Segundo um apaixonado por modelos Renault, este é um problema recorrente dos modelos Renault. O que acontece é que o aquecimento natural do radiador gera um ar superaquecido, como não há vazão dele, o componente acaba fraquejando. Ao devolver o automóvel à concessionária o WebMotors questionou o problema. Segundo o mecânico responsável, o problema ocorreu porque se tratava de um modelo pré-serie.
FICHA TÉCNICA – Renault Symbol
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal dianteiro, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA | 92 cv gasolina e 95 cv álcool a 5.250 rpm |
TORQUE | 134 Nm gasolina e 137 Nm álcool de 2.850 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14”, em aço Expression, ou em aro 15”, em liga-leve opcional |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 175/65 R14 Expression ou dianteiros e traseiros 185/55 R15 opcional |
COMPRIMENTO | 4,26 m |
ALTURA | 1,44 m |
LARGURA | 1,67 m |
ENTREEIXOS | 2,47 m |
PORTA-MALAS | 506 l |
PESO em ordem de marcha | 990 kg |
TANQUE | 50 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, do tipo McPherson; traseira por eixo de torção |
FREIOS | Dianteiros com discos ventilados e traseiros com tambores |
CORES | Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Étoile, Bege Angorá, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Acier e Vermelho Fogo |
PREÇOS | R$ 40,43 mil Expression e R$ 42,76 mil com ABS e rádio |
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