Se você quiser ter um Ka, sua escolha é o Tecno

Apesar de reconhecido como uma versão do carro compacto da Ford, Tecno é o nome de um kit


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Gustavo Ruffo
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- Nosso leitor de costume já deve estar cansado de nos ler dizendo que, entre um carro pelado com todos os opcionais e um modelo de versão já completa, a melhor opção é sempre a última. A sorte é que sempre temos novos leitores para nos prestigiar e que talvez nunca tenham pensado a respeito disso. Um exemplo cabal do que dizemos é o Ford Ka Tecno, que oferece, por R$ 33,29 mil na versão 1-litro e R$ 35,79 mil na versão 1,6-litro, uma quantidade de equipamentos de série de fazer inveja a carros maiores.

Por estes valores eles vêm com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e o sistema My Connection, que conjuga um sistema de som de boa qualidade, capaz de ler CDs e pen drives com arquivos MP3 e WMA, com sistema Bluetooth de integração com o celular, algo que aumenta a segurança e diminui os riscos de multas. As travas elétricas, o alarme e a abertura do porta-malas vêm de série no carrinho, ainda que limpador e desembaçador traseiro sejam vendidos como kits. Vai entender...

O que é uma pena é que Tecno não é uma versão, mas sim um kit bastante completo de opcionais. Torçamos para que o mercado reconheça Tecno como uma versão a tal história do “de fato, não de direito”, o que fará com que o modelo figure nas tabelas de preços exatamente como sai de fábrica, levando em conta o nível alto de equipamentos de que ele dispõe.

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Esse, aliás, é um caminho que a Ford deve ter de seguir muito em breve. Afinal, ficará mais fácil justificar porque o kit Tecno custa R$ 7.100 no modelo 1-litro e R$ 3.000 no modelo 1,6-litro. Até tentamos encontrar a explicação por alguma diferença de conteúdo, mas não deu.

No Ka 1-litro, que custa R$ 26,19 mil, o kit Tecno KTA9 traz Kit Pulse, Kit Class, My Connection, rodas de ferro de aro 14” em vez das de aro 13”, alto-falantes, adesivos, calotas e painel especiais da Tecno. No Ka 1,6-litro, que começa em R$ 32,79 mil, o kit Tecno KTB9 traz Kit Pulse, Kit Class, My Connection, alto-falantes, adesivos, calotas e painel especiais da Tecno.

Se você notou alguma diferença que não as rodas de ferro de aro 14”, que já vêm de série no Ka 1.6 Flex, deve ter estranhado a diferença. Outra explicação para a diferença, o fato de o Ka 1.6 já trazer também direção hidráulica e limpador e desembaçador traseiro de série, ainda não consegue justificar os R$ 4.100 de diferença.

Uma direção hidráulica, na concorrência, não passa de R$ 2.000. Na linha Ka, fica ainda pior. Equipado com kit Fly, o carrinho com motor 1-litro vai a R$ 27,89 mil. Com o kit Prestige, que é o kit Fly mais a direção hidráulica, o preço vai a R$ 28,99 mil. Considerando que a única diferença entre o kit Fly e o Prestige é a direção hidráulica, pode-se concluir que ela, para o Ka, custa apenas R$ 1.100.

Por mais que escala, composição de preços e negociação com fornecedores pudesse jogar alguma luz sobre isso, repetimos: se fosse uma versão, o Ka Tecno escaparia à necessidade de explicações. De todo modo, e ainda que o modelo 1-litro tenha de pagar R$ 4.100 a mais que o 1,6-litro, o kit Tecno é bastante vantajoso.

Ao volante

A principal vantagem dos modelos Tecno é o conforto. Mesmo sem uma versão de cinco portas, que deve chegar ao mercado no máximo até 2010, o Ka fica muito mais interessante de dirigir com vidros elétricos, direção hidráulica e ar-condicionado, especialmente em viagens.

No modelo 1-litro, a rotação alta do motor a 120 km/h é menos penosa no Tecno devido ao bom sistema de som My Connection. No 1,6-litro, o motor trabalha sem tanto esforço e o desempenho é muito mais interessante, mas até nisso o sistema My Connection ajuda, fornecendo a trilha sonora mais adequada ao prazer de dirigir um carro tão leve com um motor de 110 cv.

O que ainda incomoda um pouco no Ka é a posição de dirigir, especialmente para motoristas altos, que têm de se abaixar para enxergar o semáforo ele pode ficar encoberto pela linha de teto do hatch, e o engate da ré, que exige uma certa insistência. Problema crônico do modelo antigo, ele continuou no novo. A posição de dirigir seria mais fácil de resolver, com bancos com regulagem de altura ou volante regulável. Esperemos estes itens para uma linha 2009 ou 2010 do compacto da Ford.

Na cidade, o Ka continua valente e ágil, sendo um modelo fácil e até convidativo de dirigir, com direção esperta. Em termos de consumo, o 1-litro mantém uma média entre 7,7 km/l e 8,6 km/l, enquanto o 1,6-litro sente mais o peso do pé de seus motoristas, indo de 4,6 km/l a 6,3 km/l, com álcool, ar-condicionado ligado o tempo todo e, confessamos, algum entusiasmo ao pisar no acelerador.

A diferença de preço pequena, exatos R$ 2.500, favorece o modelo 1,6-litro. Talvez, inclusive, seja esse o motivo para o modelo mais simples pagar mais caro pelo kit Tecno do que o modelo mais esportivo: favorecer as vendas do motor mais possante.

FICHA TÉCNICA – Ford Ka Tecno

MOTOR

Quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 999 cm³ 1-litro e 1.598 cm³ 1,6-litro

POTÊNCIA

1-litro: 73 cv álcool e 70 cv a 6.000 rpm gasolina; 1,6-litro: 110 cv álcool e 102 cv a 5.500 rpm gasolina

TORQUE

1-litro: 9,3 kgm a 4.750 rpm álcool e 8,9 kgm a 4.750 rpm gasolina; 1,6-litro: 9,3 kgm a 4.750 rpm álcool e 8,9 kgm a 4.750 rpm gasolina

CÂMBIO

Manual de cinco velocidades

TRAÇÃO

Dianteira

DIREÇÃO

Por pinhão e cremalheira; hidráulica

RODAS

Dianteiras e traseiras de aço em aro 14”

PNEUS

Dianteiros e traseiros 175/65 R14

COMPRIMENTO

3,84 m

ALTURA

1,42 m

LARGURA

1,64 m

ENTREEIXOS

2,45 m

PORTA-MALAS

263 l

PESO em ordem de marcha

943 kg 1-litro e 955 kg 1,6-litro

TANQUE

45 l

SUSPENSÃO

Dianteira independente, tipo McPherson; traseira semi-independente, com eixo auto-estabilizante

FREIOS

Discos na dianteira e tambores na traseira

CORES

Preto Ebony, Branco Ártico, Vermelho Bari, Prata Geada e Azul Iporanga

PREÇO

R$ 33,29 mil 1-litro e R$ 35,79 mil 1,6-litro

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