Seat Ibiza 1.0 16V

Visual esportivo e bons equipamentos. Mas o preço.


  1. Home
  2. Testes
  3. Seat Ibiza 1.0 16V
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon
















ITENS TESTADOS 



























































  GOSTOU?


Ibiza
usado
 

Compare
todas as versões
  

  

  
 
 













Ibiza equipado com motor 1.0
16V de 71 cavalos agrada pelo desempenho e visual
esportivo. Modelo é uma boa alternativa
para quem se interessa por um “popular de
luxo” e traz boa gama de equipamentos de
série e opcionais. Seu preço, no
entanto, o aproxima dos carros equipados com motor
1.6, o que pode complicar a situação
do modelo no mercado com a redução
do IPI para veículos com motores de cilindrada
entre 1.0 litro e 2.0 litros.


O carro é produzido na Espanha, em Martorell,
mas o motor é brasileiro (também
equipa o Volkswagen Gol), fabricado em São
Carlos, no interior de São Paulo.


Com 71 cavalos de potência, o Ibiza 1.0
16V tem desempenho agradável, mas seu ponto
forte é o visual esportivo, que remete
ao modelo “envenenado” que compete nas
pistas de rali do Brasil e da Europa.


O Ibiza oferece a confiabilidade da Volkswagen
(dona da montadora espanhola) com o detalhe da
exclusividade - ano passado foram vendidos 2.900
veículos Seat no Brasil, sendo que o Ibiza
representa 50% desse total.


Seu ponto fraco é o alto preço,
R$ 25.507,00 básico ou R$ 29.967,00, como
a versão testada. Para comparar, o Volkswagen
Polo 1.6 básico é vendido por R$
26.946, e o Golf 1.6 sai por R$ 30.226,00.


Fotos:
Luís Felipe Figueiredo





















































DESEMPENHO

Motor 16 válvulas requer “vigor” no acelerador

Equipado com o mesmo motor do Volkswagen Gol, o Seat
Ibiza tem 71 cavalos de potência e 9,4 kgmf de
torque. Segundo dados da fábrica, o modelo chega
a 164 km/h de velocidade máxima e acelera de
0 a 100 km/h em 14,3 segundos. São boas marcas
para um veículo de sua categoria, mas, embora
tenha uma roupagem esportiva, não dá para
disfarçar: é um 1.0.


Na cidade ele se mostrou ágil, mas seu motor
16 válvulas carece de força em baixas
rotações e às vezes é necessária
uma aceleração mais vigorosa para que
o modelo responda. Em faixas de giro mais altas ele
se comporta melhor.


Essa aptidão para os altos giros faz do Ibiza
mais agradável na estrada, embora, por ser 1.0,
seu motor “fale alto” já a 120 km/h,
quando está a quase 5.000 rpm.


O câmbio do Ibiza tem engates curtos e precisos
e é bem escalonado. A direção,
macia e de respostas rápidas, colabora para o
desempenho do carro.


 


voltar





















VISUAL



Apelo esportivo é o grande trunfo do Ibiza


O grande apelo do Ibiza está no visual esportivo.
Rodas de liga leve, spoiler dianteiro, faróis
com lentes transparentes, lanternas traseiras envolventes
e aerofólio formam um conjunto atraente que,
aliado a cores quentes (especialmente a amarela do modelo
testado por WebMotors) remete ao Ibiza Kit Car que compete
nas pistas de rali do Brasil e do Mundo.


Na Europa o modelo acaba de ser remodelado, mas a montadora
não tem previsão para importar essa nova
versão para o Brasil.


voltar





















CONFORTO

Boa posição de dirigir
e equipamentos de série são qualidades
do modelo




O Ibiza sai de fábrica equipado com dois recursos
que contam vários pontos no quesito conforto
- e que não se encontram facilmente na maioria
dos modelos nacionais: regulagem de altura da direção
e do banco do motorista. Isso colabora para encontrar
uma boa posição de dirigir, já
que mesmo condutores mais altos sentem-se à vontade
no carro.


O modelo testado por WebMotors era equipado com quase
todos os acessórios disponíveis - exceto
freios com sistema ABS/EBD e air-bag duplo.


De série, o Ibiza traz direção
hidráulica e regulagem de altura da direção,
aquecedor, regulagem elétrica de altura do facho
dos faróis, imobilizador eletrônico e preparação
para fixação de cadeira de criança.


Entre os opcionais que equipavam o modelo testados
estavam acionamento elétrico dos vidros, ar-condicionado,
espelhos retrovisores externos com controle elétrico,
trava elétrica das portas com comando à
distância e rodas de liga leve. O banco do motorista
também oferece regulagem de altura.


voltar






















MERCADO

Com a redução do IPI, a
Seat estuda permanência do modelo no mercado




Em 2001, a Seat registrou vendas de 2.900 unidades.
Desse montante, segundo a assessoria da montadora, 50%
corresponde ao Ibiza (aproximadamente 1450 unidades).
Ainda de acordo com a assessoria da Seat, a versão
1.0 16V corresponde a 70% desses 1450 veículos
- cerca de 1000 carros.


O Ibiza tem preço básico de R$ 25.507,00
e a versão testada - que traz todos os equipamentos
exceto air-bag duplo e ABS - não sai por menos
de R$ 29.967,00. Isso fez com que, equipado ou não,
o modelo espanhol ficasse em situação
complicada após a redução do IPI
para modelos com motor entre 1.0 e 2.0 litros, já
que seu preço o aproxima de veículos de
cilindrada superior - como o próprio Ibiza 1.6,
que tem 101 cavalos de potência e oferece desempenho
bem mais “quente” do que o 1.0.


Por isso a montadora está estudando a viabilidade
da permanência da versão 1.0 no mercado.
A decisão final deverá ser divulgada até
o final do ano.


voltar











Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors