Sem recheio, sedã chega para atuar na faixa dos R$ 90 mil

Modelo de entrada do sedã é completo, mas falta a emoção do Ecoboost. Será que vale economizar na hora da compra?


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Rodrigo Samy
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(Lançamento do Ford Fusion 2,5L em Florianópolis, Santa Catarina) Quando o WebMotors foi a Los Angeles, na Califórnia, para conhecer o novo Ford Fusion com motor 2,0L, destacamos que a Ford surpreendeu com o valor e pacotes oferecidos no sedã.


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Outro ponto destacado na matéria foi o bom desempenho do motor Ecoboost. O WebMotors andou com a versão mais branda do novo Fusion, a equipada com o motor 2,5L Flex. Com poucas diferenças visuais, o modelo mais brando é ideal para aquele cara que não liga para o desempenho. Afinal, o Fusion com motor de 175 cv (etanol) acelera de 0 a 100 km em 10,5s, enquanto o Ecoboost faz a mesma tarefa em 7,7s.


Se a diferença só ficasse por aí, ainda tudo bem. O Fusion 2,5L marcou no computador de bordo um consumo alto, de 4 km/l de etanol, durante o test-drive. Tudo bem que as condições de direção foram severas. Ou seja, quando embarcamos no carro, por exemplo, ele já estava com o ar-condicionado ligado. Além disso, o carro estava com três passageiros. O detalhe é que o número do painel derruba por terra a vantagem de abastecer o sedã com etanol.


Se considerarmos a relação peso/potência de cada versão, a disputa fica pior ainda para o 2,5L. O modelo de entrada marca 8,9 kg/cv e o ADW registra 7 kg/cv.


Para colocar cada modelo em sua prateleira a Ford separou os concorrentes do Fusion por categoria e sugeriu uma diferença menor de preço entre eles. Tirando o teto-solar (R$ 4 mil) e a tração (opcional) o valor da opção de maior “cavalaria” para a apresentada fica apenas em R$ 7 mil.


Na explicação do fabricante, o Fusion Flex concorre com os seguintes modelos: Hyundai Sonata, Kia Optima, Peugeot 508, Chevrolet Malibu e Nissan Altima. Já o Fusion 2,0L sem a tração integral enfrenta: Hyundai Azera, VW Passat, Kia Cadenza e Citroën DS5. Assim como os nossos internautas nos alertaram, a Ford não considera o Volkswagen Jetta TSi um concorrente direto do Fusion, principalmente pelo modelo da VW ser um pouco menor.


No caso do Fusion AWD, a Ford o coloca no patamar de modelos como: Mercedes-Benz C180, Audi A4, BMW 320i e Volvo S60. Apesar de a americana o colocar na mesma altura dos europeus, vale falar que faltam bons índices de acabamento para o sedã alcançar a tal qualidade dos germânicos.


Impressões ao dirigir o novo Ford Fusion 2,5 Flex


O conforto e o espaço do Ford Fusion são os pontos que impressionam na hora do embarque. A regra vale tanto para o motorista como para o passageiro. Apesar de o carro apresentar um estilo totalmente voltado ao conforto, é possível arrancar uma pequena dose de esportividade da sua suspensão. A falha no item ficou por conta de alguns coxins que rangiam durante as ondulações. Segundo o engenheiro da Ford que rodou conosco, uma tropicalização que precisava ser feita nos modelos (pré-série) em avaliação não ocorreu. Outro detalhe que nos chamou a atenção foi o da baixa distância em relação ao solo. Por várias ocasiões, durante o teste, o Fusion raspou o bico no chão.


Com uma transmissão nada muito apetitosa, o Fusion oferece a troca manual por meio de um botão embutido no pomo da alavanca câmbio. As trocas de acordo com a preferência do motorista só podem ser feitas com a alavanca na posição “S”.


Ou seja, o carro foi feito para aquele cara que não gosta de trocar de marcha. Se o usuário quiser mais emoção, ele que abra o bolso e compre a opção mais aguçada, a já mencionada no inicio desta avaliação.


Para que você enxergue melhor a diferença de cada versão, fizemos uma tabela comparativa de valores com as versões do Fusion.


Como principais equipamentos de série o Fusion oferece: controle de tração, assistente de partida, bancos em couro, sistema de navegação de série, sensor de estacionamento, oito airbags, câmera de ré e ar-condicionado digital de duas zonas.


Opinião do repórter: A Ford comercializou cerca de 800 unidades do Ford Fusion durante o primeiro bimestre de 2013. O preço sugerido para a versão intermediária é mais apetitosa se comparado com a de entrada. Por isso, o Fusion 2,5L pode ser considerado um automóvel sem aquele recheio de avelã. Morno e sem as trocas por meio das borboletas no volante, o modelo avaliado é um bonitão com cara de tiozão. Por isso, antes de fechar o negocio, coloque na balança as suas prioridades.


Motor

Duratec 2.5 16V Flex

Potência

167 cv @ 6.000rpm (gasolina) / 175 cv @ 6.000 rpm (alcool)

Torque

237 Nm @ 4.500 rpm (gasolina) / 228 Nm @ 4.500 rpm (alcool)

Câmbio

Automático com seis velocidades

Tração

Dianteira

Direção

Hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 17” de liga-leve

Pneus

P225/50 R17

Comprimento

4,87 m

Altura

1,48 m

Largura

1,91 m (com espelhos dobrados)

Entre-eixos

2,85 m

Porta-malas

517 l.

Peso

1.572 kg

Tanque

62,43 litros

Suspensão

Dianteira: independente do tipo McPherson. Traseira: independente do tipo link

Freios

Dianteiros: discos ventilados Traseiro: sólidos - ABS com EBD

 

 

Ford Fusion 2.0 AWD

R$ 112.990,00

Ford Fusion 2.0 FWD

R$ 99.990,00

Ford Fusion 2.5 Flex

R$ 92.990,00

teto-solar (opc.)

R$ 4.000,00

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