O canal de notícias da Webmotors

Teste: Chevrolet Vectra Elite 2.0

O sedã da GM deita na cama e faz a fama entre os brasileiros

por Rodrigo Samy

- O Vectra brasileiro nasceu em 2001 sobre a plataforma modificada da minivan Zafira. Fator que o torna um projeto relativamente antigo. A partir de 2007 foi lançada no Brasil a versão flexível em combustível.
Mas, ser velho no velho continente não é algo tão ruim assim. O carro tem um nome tão forte por aqui que faz os homens respirar mais forte ao pronunciamento de seu nome.
Ele é um rei no país que há pouco tempo dispensou as carroças. Isto ficou nítido quando fomos buscar o Vectra na General Motors em São Paulo.
Você vai buscar o Vectra? Puxa, é o carro dos meus sonhos, afirmou o taxista. Mas, e o consumo dele é muito alto? Com a gente ele fez uma média de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com álcool. Praticamente o mesmo que a GM divulga.
O consumo é um pouco alto se comparado com um modelo popular, mas é necessário levar em consideração o peso de 1.388 kg, a potência de 128 cv e o motor de 2,0 litros com 8 válvulas.
Também não dá para esperar um coice nas costas depois de uma pisada firme no acelerador. O sedã atinge os 100 km/h em 12,3 s quando abastecido com gasolina. Já a retomada de 40 km/h a 100 km/h pode ser feita em 9s segundo conforme a Chevrolet. Este detalhe talvez iniba os usuários a uma mudança de faixa mais radical.
Em contrapartida, o Vectra é um carro que dá lugar nas filas Vips de restaurantes, assim como estilo para chegar a uma festa de casamento. O conforto ao dirigir é condizente com o seu tamanho e estilo.
Preferência Nacional
De acordo com a pesquisa - Montadoras e Veículos - Opinião Profissional - o Vectra tem nota ótima. Ou seja, os mecânicos independentes consideram o sedã da GM o melhor carro. Este dado vale muito, pois a classe conhece bem as suas principais virtudes e defeitos.
Porém, a situação do carro da General Motors não é tão cômoda no volume de emplacamentos. Durante os primeiros quatro meses de 2008, foram vendidos 9.447 unidades do sedã. Seu concorrente direto, o Honda Civic, teve 20.512 modelos emplacados. Outro japonês que aperta o sapato do brasuca-americano é o Corolla. Reestilizado recentemente o carro teve 9.237 unidades vendidas de janeiro a abril deste ano.
Para abocanhar a lacuna dos orientais o Vectra precisava oferecer potência mais agressiva e elevar o visual ao mundo da esportividade.
Como estourar o cofre
O valor de entrada do Vectra é de R$ 76,81 mil. A cor metálica, presente na versão testada, custa R$ 890 a mais. Total de R$ 77,70 mil. O Toyota Corolla com motor 1,8 litro e câmbio automático tem um valor sugerido de R$ 79 mil. Já o Honda Civic tem um valor sugerido mais salgado, R$ 85 mil na versão EXS com motor 1,8 litro e câmbio automático.
Ao tirar o Vectra da concessionária você deixa na porta praticamente R$ 7 mil de desvalorização. Isso mesmo, a diferença de um Vectra Elite 2.0 usado, do mesmo ano, para um zero quilômetro é de 10%.
Pontos fortes - Conforto e acabamento - Visibilidade - A força da marca e do nome na revenda
Pontos fracos - Desempenho - Idade elevada

FICHA TÉCNICA – Vectra Elite 2.0
MOTORQuatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, 1.998 cm³
POTÊNCIA128 cv a 5.200 rpm álcool e 121 cv a 5.200 rpm gasolina
TORQUE 19,6 kgm a 4.750 rpm álcool e 18,3 kgm a 4.750 rpm gasolina
CÂMBIOAutomático de quatro velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/45R17
COMPRIMENTO 4,61 m
ALTURA 1,44 m
LARGURA 1,72 m 2,01 m com espelhos
ENTREEIXOS 2,70 m
PORTA-MALAS 526 l
PESO em ordem de marcha1.388 kg
TANQUE58 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira semi-independente
FREIOS Discos ventilados na dianteira e solidos na traseira
PREÇOR$ 76,81 mil R$ 77,70 mil na versão avaliada

DERRAPAMOS: O Vectra brasileiro utiliza a plataforma modificada da minivan Zafira. O texto foi devidamente atualizado

Gosta de carros de bom preço?
Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:
Fiat Mille
Ford Fiesta
VW Gol 1.0
Fiat Palio 1.0
Chevrolet Celta 1.0
Leia também:
Chrysler 300C V6, por R$ 139,9 mil, se torna um papa-Omega
Renault Sandero Privilège 1.6 16V
Volvo C30 mostra como menos é mais
Volkswagen Jetta mostra o prazer que há na solidez
Citroën Xsara Picasso Exclusive BVA

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas