Para comprovar se o novo Clio é melhor que o antigo, o WebMotors foi atrás de uma cliente que está satisfeita com o carro, mesmo sabendo de seus percalços. Emilene Silveira, jornalista e professora, 36 anos, concorda que o carrinho está desatualizado se comparado com o europeu, mas entende que ele atende perfeitamente as suas necessidades. “Ele serve para nos carregar para baixo e para cima, por um seguro barato e sem trazer grandes complicações de manutenção. Utilizo poucas vezes o automóvel durante a semana, por isso, ele me serve muito bem”, conclui Emilene.
Também pegamos o Clio antigo da musa inspiradora deste autor e o colocamos na medição tanque a tanque. De acordo com a medição do WebMotors, o Clio antigo fez 8 km/l de álcool e 11 km/l de gasolina, ambos os números no circuito urbano.
De acordo com os números da Renault, o novo Clio quando abastecido com etanol, na versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).
Ainda, de acordo com a fabricante, comparando-se com o antigo 1,0L 16V Hi-Flex, o novo propulsor 1,0L 16V Hi-Power tem 71 peças modificadas. Para chegar ao produto final, foram necessárias 6 mil horas de ensaios de durabilidade/confiabilidade em dinamômetro (o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados), 10.000 quilômetros de testes em temperaturas extremas (entre 5ºC e 40ºC) e 200 mil quilômetros em ensaios de rodagem acelerados em veículo. No total, foram utilizados 41 motores protótipos e oito veículos.
Utilizando o mesmo método de medição que utilizamos no antigo Clio, o novo fez com o WebMotors 9,8 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina), ambas situações na cidade.
O que melhorou no modelo novo?
O Renault Clio 2013 está com um visual mais agradável e despojado se comparado com o modelo antigo. O kit de personalização (faixas, frisos e spoilers) é comprado à parte, como assessório nas concessionárias. A dirigibilidade melhorou, assim como a relação do câmbio de cinco marchas. Na opção antecessora, o relação era mais curta.
O que piorou no modelo novo?
Com a reestilização, o vidro traseiro do Renault Clio recebeu uma área menor. A vantagem para a fabricante de colocar uma lente menos curvada está no custo. Já a desvantagem para o consumidor acaba sendo refletida na visibilidade. Outro indicador de redução de custo da versão atual para a antiga está nos cintos de segurança. Enquanto no antigo o sistema é auto-ajustavel, no atual o usuário precisa regular o material de segurança como se fosse uma fivela, ou seja, ele é fixo. Poderíamos pensar o que de uma fabricante que economiza no cinto de segurança? Outra redução de custo está no porta-luvas. O compartimento, agora sem tampa, virou um porta-treco tamanho gigante. Se você quiser uma tampa para ele, pague como equipamento opcional. Com a revolução para abaixar o custo, a tampa do porta-malas também perdeu a alça para puxá-la.
Pontos fortes do Renault Clio
Além de ser econômico, o modelo oferece um valor bem apetitoso na hora do seguro, principalmente se for comparado com a concorrência. O consumo, nota “A” pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, também é um ponto que se deve relevar na hora da compra. Ou seja, o Clio é o carro de entrada que serve para bater no dia-a-dia.
Pontos negativos do Renault Clio
Totalmente defasado do modelo europeu, o nosso Clio é um dos únicos modelos da Renault Brasileira projetado na Europa e que é verdadeiramente da Renault (não da Dacia). Vale lembrar que o Fluence ainda tem um braço coreano e é ainda um legitimo Renault. Totalmente “Daciana” a Renault vem crescendo no País, e um dos motivos é a reinvenção da “carinha” de modelos velhos. Muito mais espartano que o seu antecessor, um Clio usado talvez seja a melhor compra diante do zero. Existem mais de 2 mil ofertas do Renault Clio no WebMotors.
Se você estiver a procura de um Renault Clio, veja também o nosso Guia de Compra
Novo Clio 1.0 16V Hi-Power | ||
Authentique | Expression | |
Arquitetura | Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas | |
Motor | 1.0 16V Hi-Power - Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 16 válvulas | |
Tração | Dianteira | |
Cilindrada | 999 cm³ | |
Diâmetro x curso | 69,0 mm x 66,8 mm | |
Taxa de compressão | 12,0:1 | |
Potência máxima (ABNT) | 80 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm | |
Torque máximo (ABNT) | 10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm | |
Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial | |
Rodas | Aço Estampado | |
Pneus | 175/70 R13 | |
Suspensão dianteira | Tipo MacPharson, triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais | |
Suspensão traseira | Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora | |
Freios | Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro | |
Direção | Mecânica, diâmetro giro 10,3 m | |
(direção hidráulica disponível opcionalmente) | ||
Câmbio | Mecânico, 5 velocidades e marcha ré | |
Relações de marcha | 1ª......................4,09:1 | |
2ª......................2,24:1 | ||
3ª......................1,39:1 | ||
4ª......................1,03:1 | ||
5ª......................0,79:1 | ||
Ré.....................2,36:1 | ||
Diferencial.........4,36:1 | ||
Tanque de combustível | 50 litros | |
Porta-malas (litros) min/max | 255 / 596 | |
Peso (em ordem de marcha) | 912 kg | |
Entre eixos | 2.472 mm | |
Comprimento | 3.811 mm | |
Altura | 1.417 mm | |
Largura / Largura com retrovisores | 1.639 mm / 1.940 mm | |
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina) | |
Velocidade máxima | 168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina) | |
Carga útil | 525 kg |
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