A versão gera a experiência de um SUV compacto com custo-benefício mais acessível, mas que ainda mantém grande parte do prazer de conduzir um Honda
O Honda HR-V continua como um dos SUVs compactos mais equilibrados do mercado. Recentemente testamos a versão topo de linha Touring 1.5 turbo, que se destacou pelo desempenho e equipamentos. Agora, foi a vez da versão EXL 1.5 aspirada, que tem preço mais acessível e um pacote de itens um pouco mais enxuto.
E posso dizer: a experiência de dirigir muda bastante, porque o motor é o coração do carro e influencia todo o comportamento do conjunto.
O HR-V EXL 2026 mantém as proporções da segunda geração, mas apresenta alguns detalhes exclusivos. A grade frontal em black piano com elementos horizontais difere da usada pela versão Touring, que tem grade trapezoidal.
Os faróis preservam o bom recorte, com luzes diurnas discretas, e o para-choque tem linhas sóbrias que equilibram esportividade e sofisticação sem exageros.
De perfil, a silhueta do EXL continua familiar: cintura alta, linhas suaves e rodas de 17 polegadas diamantadas. Os retrovisores com função reverse tilt-down ajudam nas manobras, e a carroceria transmite robustez mesmo sendo um SUV compacto.
A traseira é discreta, mas moderna. Lanternas com lente fumê e para-choque com acabamento inferior em preto reforçam o visual elegante.
O interior do HR-V EXL é bem confortável e funcional. O painel agora tem display TFT de sete polegadas, e a central multimídia de oito polegadas está suspensa, com aquele visual flutuante que dá leveza ao conjunto. O ar-condicionado é de duas zonas.
Os bancos são de couro, e o volante tem acabamento de qualidade. Mas aqui ainda não temos o ajuste elétrico do banco do motorista, que é reservado para as versões mais caras.
O ponto que vale ressaltar: mesmo sendo uma versão mais acessível, o HR-V mantém um bom padrão de ergonomia, espaço interno e conforto para duas pessoas na segunda fileira – o passageiro do meio acaba ficando com menos conforto, por conta do desnível do banco, mas é algo com o que a maioria das pessoas consegue lidar bem.
Veja também: Honda HR-V 2026: o que mudou no SUV
Dimensões do HR-V EXL:
Com a chegada da linha 2026 a versão EXL recebeu sensores de estacionamento dianteiro, sensor de chuva e Smart Entry.
É esse o ponto que mais diferencia a versão EXL das mais completas. A EXL é equipada com o motor 1.5 litro aspirado com potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina). A transmissão é automática do tipo CVT, com aletas atrás do volante para troca de marchas.
Mesmo assim, p carro mantém todos os atributos de dirigibilidade da Honda: suspensão confortável, boa absorção das irregularidades do asfalto e um conjunto seguro, que transmite confiança.
De acordo com o Inmetro, o consumo é de 8,8 km/l com etanol na cidade e de 12,5 km/l na estrada. Com gasolina, faz 9,9 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Mesmo com o motor aspirado, o HR-V mantém aquela sensação de carro bem equilibrado, fácil de conduzir e confortável. A posição de dirigir é muito bem acertada, o campo de visão é amplo graças ao retrovisor externo posicionado na porta — reduzindo significativamente os pontos cegos — e o pacote Honda Sensing garante segurança tanto na cidade quanto na estrada.
Comparando com o HR-V 1.5 turbo, a diferença é nítida: na estrada, o Honda HR-V EXL 2026 demora um pouco mais para responder, principalmente em ultrapassagens ou retomadas. Mas isso não é um defeito, é uma característica do motor aspirado. Na cidade, o desempenho é suficiente para o uso diário, e a condução continua agradável, suave e estável.
A suspensão absorve bem as irregularidades e transmite segurança nas curvas e nas manobras, mantendo o comportamento que a já conhecemos do Honda.
O Honda HR-V EXL 2026 tem o pacote Honda Sensing completo, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e detector de ponto cego. A estrutura robusta da carroceria reforça a sensação de segurança.
A versão EXL custa R$ 170.900. É R$ 28 mil mais acessível que a versão turbo mais barata, a Advance. Essa diferença entre as duas versões exige que o comprador avalie suas necessidades: se você passa muito tempo na estrada e quer mais performance, a versão turbo compensará mais. Se o uso é mais urbano, a versão aspirada já atenderá plenamente.
No final das contas, dirigir o HR-V EXL 2026 1.5 aspirado é ter a experiência de um SUV compacto com custo-benefício mais acessível, mas que ainda mantém grande parte do
target="_blank" rel="noopener">prazer de dirigir que todo HR-V oferece.
Ainda sobre preços, as cinco primeras revisões custam R$ 4.456,66 no total, e o seguro anual completo tem valor médio de R$ 4 mil - preço que pode mudar de acordo com a região, uso e perfil do contratante.
Aproveite também:
HONDA - HR-V - 2023 |
1.5 DI I-VTEC FLEX EXL CVT |
R$ 156700 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|



Email enviado com sucesso!