Teste na saliva detecta uso de drogas e álcool

Método pode identificar com precisão motoristas que desrespeitarem o Código de Trânsito


  1. Home
  2. Testes
  3. Teste na saliva detecta uso de drogas e álcool
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O farmacêutico-bioquímico Maurício Yonamine da Faculdade de Ciências Farmacêuticas FCF da USP, em sua tese de doutorado, sugere a utilização de saliva para detecção do uso de drogas e álcool em motoristas. O método do pesquisador pode ser usado para revelar abuso no uso de anfetamina, metanfetamina, cocaína e maconha, além do álcool, e auxiliar na punição aos motoristas que dirigem sob o efeito dessas drogas, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro CTB.

O estudo de Yonamine revela com precisão se o indivíduo está com a consciência alterada pelo efeito de droga no instante do teste, ao contrário do exame de urina, que acusa o uso num período maior, o que impede a repressão.

O benefício da proposta é que, com o método, um policial do trânsito, com treinamento mínimo, é capaz de coletar as amostras no local da ocorrência. Atualmente, para confirmar a culpa de um suspeito, seria necessário que ele aceitasse, espontaneamente, ser levado a um hospital para colher amostras de sangue e esperar pelo resultado.

Para a aplicação do teste, é utilizado um dispositivo, formado por um tubo de ensaio e um algodão daqueles usados por dentistas embebido em ácido cítrico que estimula a salivação. O algodão é colocado na boca do suspeito para absorver a saliva e, em seguida, guardado no recipiente para ser enviado para análise.


Fonte: Imprensa Oficial de São Paulo

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors