Teste: Nissan Tiida

Avaliação com o hatch médio mexicano


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Rodrigo Samy
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- Recentemente o WebMotors publicou uma matéria, fornecida pela agência Auto Press, sobre a chegada do novo Nissan Tiida sedã ao mercado brasileiro. Na reportagem destacamos: “Modelo é a esperança da Nissan para crescer nos segmentos de maior volume do mercado brasileiro”. Quando o Nissan Tiida hatch chegou por aqui, em 2007, o WebMotors também o avaliou e concluiu: “Nissan Tiida promete mexer com mercado de hatches médios”.

Hoje, o Tiida pode ser comprado em três versões de acabamento, na carroceria hatch, e em apenas uma, na carroceria sedã. O WebMotors elaborou uma avaliação especial, ao estilo Déjà vu, com os principais pontos positivos e negativos do Nissan Tiida hatch. Com cerca de 5 mil unidades vendidas no acumulado desse ano, o hach japonês é o último da lista dos hatches médios de grande volume. Na lista da Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores o Nissan só fica a frente da BMW 118i, VW Beetle, Audi A3 e entre outros. Uma amarga 10ª colocação, registrando uma participação de 2,65% de participação no segmento. Os principais concorrentes do Tiida são: Citroën C4, Chevrolet Vectra GT, Hyundai i30, VW Golf, e Ford Focus.

Apesar de os números poucos satisfatórios no volume de vendas, o Nissan Tiida ainda chama a atenção por onde passa. Durante a nossa avaliação fomos questionados sobre as vantagens e desvantagens de ter um Nissan Tiida na garagem. A versão oferecida pela Nissan foi a SL, flexível em combustível, equipada com câmbio manual de seis velocidades.

Os principais itens de série dessa versão são: direção, vidros e travas elétricos, banco do motorista de couro com regulagem de altura, teto solar, ar-condicionado, ABS e EBD, airbags motorista e passageiro e CD player integrado com quatro alto falantes. O valor sugerido para a versão avaliada é de R$ 57 mil.

Impressões ao dirigir

O motor do Nissan Tiida é um quatro-cilindros em linha de 126 cv a 5.200 rpm quando abastecido com álcool. O torque é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm independentemente do combustível que está utilizando. Com um peso total em ordem de marcha de 1.246 kg, o hatch oferece uma relação peso/potência de 9,8 kg por cv. Segundo as medições da Nissan, o Tiida Flex Fuel 2010 com câmbio manual atinge 195 km/h de velocidade máxima e leva 9,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h – com o combustível mineral, os números ficam em 9,7 segundos e 194 km/h. A fabricante também indica que o Tiida faz 11,7 km/l de gasolina na cidade e 16 km/l no ciclo rodoviário. Andando só na cidade, com ar-condicionado ligado o tempo todo e encarando longos congestionamentos, o Tiida marcou 6 km/l de álcool. Por falar em bebida, não há desculpas para deixar de lado o abastecimento da partida fria. Pois os engenheiros da Nissan colocaram o tanquinho de partida a frio entre o capô e o para-brisa, no suporte dos limpadores.

Para se aconchegar no hatch não há dificuldades. Banco do motorista com regulagem de altura e volante com regulagem de altura. A suspensão transmite sensação de firmeza e absorve sem dificuldades os impactos do dia-a-dia. O conjunto utiliza sistema do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

A visibilidade do Nissan Tiida é boa, apesar de os retrovisores atrapalharem os motociclistas que procuram os corredores. O índice do Cesvi Centro de Estudos Automotivos pontuou o modelo com quatro estrelas, sendo cinco a pontuação máxima. O Chevrolet Astra, por exemplo, marcou três estrelas e o Hyundai i30 três e meia.

Na ponta do lápis

O valor sugerido do Nissan Tiida SL é apetitoso, mas nem tanto assim. Repare que com R$ 57 mil e mais um pouco você pode comprar também: Peugeot 307 Presence 1.6 R$ 55,85 mil, Vectra GT R$ 57 mil,Volkswagen Golf Sportline R$ 56 mil, Ford GLX 1.6 R$ 55 mil e Hyundai i30 GLS R$ 58 mil.

Internamente, falta ao Tiida regulagem de distância do volante. Os bancos traseiros, deslizantes, permitem ampliar o porta-malas, que, com 289 l 463 l, não é muito melhor do que o de um carro pequeno.

O índice de reparabilidade do Nissan Tiida é de 21 pontos, lembrando que quanto menor esse número, mais fácil é de reparar é o veículo. O Chevrolet Astra marca 27, o Citroën C4 registra 23 e o Fiat Stilo aponta 17. Ou seja, o Nissan Tiida é mais fácil de reparar que o Chevrolet e o Citroën, perdendo para o Fiat Stilo.

Um Nissan Tiida pode desvalorizar 32% em dois anos. Uma versão 2008, por exemplo, tem um valor sugerido de R$ 37,50 mil.

Conclusão

Se você procura por um modelo de construção sólida, com bom espaço interno, porta-malas pequeno e que oferece um desempenho ideal sem afetar o consumo, o Tiida cai como luva. Agora, se você procura um modelo de revenda apetitosa, com maior apelo comercial e que ofereça maior porta-malas, o Nissan Tiida não é o cara.



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