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Teste: Porsche 911 GT3 Edição Limitada

Aceleramos o monstro alemão que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos

por Motoring

Chegou a hora deste carro de estrada da Porsche, o GT3, passar por um facelift. Assim como o R, o GT3 RS, o GT3 Touring Package e o GT2 RS, o 911 GT3 também é um desenvolvimento do departamento de automobilismo da Porsche, e não da divisão de veículos de estrada responsável pelo Carrera, GTS, Turbo S e outros.



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Mudanças significativas em relação ao 991.2, como está oficialmente batizado, inclui melhorias no motor boxer traseiro de 3,8 para 4,0 litros, inspirado no Carrera Cup de corrida, trazendo consigo um aumento de potência de 476 cv para 500 cv e 45 kgf.m para 47 kgf.m de torque. E, aleluia, não se trata de um turbo.


 


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Outras características técnicas do GT3 incluem o reajuste de suspensão suave, alguns retoques em aerodinâmica, suportes do motor dinâmico, diferencial traseiro de bloqueio e direção do eixo traseiro que, dependendo da velocidade, gira as rodas traseiras na mesma ou na direção oposta das dianteiras.


Há razões de sobra para não comprar o GT3. Ele é incrivelmente caro, horrível de dirigir em perímetro urbano e em baixas velocidades, é estupidamente barulhento em qualquer velocidade, entrar e sair daquela coisa é uma tarefa deselegante, e esqueça a função de elevar o spoiler


A intenção do GT3 é clara já a partir da gigantesca asa em carbono pendurada sobre a traseira que bloqueia a visibilidade, as rodas de 20 polegadas, os pneus discretos (305/30) e o spoiler dianteiro baixo que tem a função de se elevar de maneira que não se arraste sobre cada pedregulho que encontrar pelo caminho.


No interior, o GT3 é simplesmente prático, genuinamente projetado para dois passageiros e nosso carro veio com o pacote opcional Clubsport, sem custo adicional, que inclui meia gaiola de proteção e cinto de seis pontos para o motorista.



QUANTO CUSTARÁ?


Na Austrália – onde nossos parceiros do Motoring testaram este monstro –, o GT3 custará US$ 326,8 (mais custos extras), significando um aumento de US$ 30 mil em relação ao seu antecessor. No entanto, este é apenas o ponto de partida, porque, como provavelmente já sabe, opcionais de alto custo é especialidade Porsche – inclusive aqui no Brasil.


Nosso carro de teste veio com alguns investimentos: US$ 8.870 em assentos esportivos, sensacionais, mas de difícil acesso; pintura especial de US$ 7.990, um lindo azul bebe; US$ 6.830 em faróis LED incluindo iluminação dinâmica; US$ 3.390 do sistema de som BOSE; US$ 2.040 do pacote Sport Chrono e, finalmente US$ 1.150 em cinto de segurança de corrida de seis pontos para o assento do passageiro.


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Felizmente, os cintos de segurança de três pontos permanecem no carro, portanto, não é necessário aquele click-clack sempre que você deseja viajar.


O equipamento de segurança GT3 Standard também inclui airbags dianteiro, lateral e de cortina, controles de estabilidade e de tração, freios ABS (antitravamento das rodas), monitoramento da pressão dos pneus com o modo Track... e isso é tudo.


Deixando a futilidade de lado, a razão pela qual você deveria comprar o GT3 é por ser um veículo incrível, maravilhoso, fabuloso, cativante, um veículo embriagante para dirigir em altas velocidades


O equipamento de conforto inclui ar-condicionado de duas zonas, controlador e limitador de velocidade, vidros elétricos, exibição tradicional do instrumento analógico de cinco canais, acabamento em Alcantara e alumínio escovado, volante inspirado no 918 Spyder, GPS e ainda a interface Apple CarPlay.



COMPRÁ-LO OU NÃO COMPRÁ-LO? EIA A QUESTÃO


Há razões de sobra para não comprar o GT3. Ele é incrivelmente caro, horrível de dirigir em perímetro urbano e em baixas velocidades, é estupidamente barulhento em qualquer velocidade, entrar e sair daquela coisa é uma tarefa deselegante, e esqueça a função de elevar o spoiler.  O ruído de raspagem é insuportável e a ideia de esmagar, destruir as rodas de ligas é suficiente para me fazer vomitar.


Para comprá-lo, existe somente uma razão. Na verdade, duas. Se você for um fingido e se gosta de se exibir.


Deixando a futilidade de lado, a razão pela qual você deveria comprar o GT3 é por ser um veículo incrível, maravilhoso, fabuloso, cativante, um veículo embriagante para dirigir em altas velocidades.



Para ser sincero, nem mesmo em alta velocidade. Dê a partida e o boxer se incendeia em vida, roncando por trás da sua cabeça, se estabilizando na marcha lenta. Com o som metálico da engrenagem e motor rua acima, é fácil imaginar que você está dirigindo um carro de corrida rumo ao grid; ele zumbe, range, rosna, ressoa (o cinto na gaiola), solavanca em buracos e, ruidosamente, escorrega suas laterais inferiores no chão.


A direção eletromecânica vai de rígida e apática em baixa velocidade à vigorosa e sem restrições quando pressionada. Ele vai para onde você mandar, e num piscar de olhos


Agora, continuando, se você não é daqueles que leva o acelerador tão a sério, o PDK bate na próxima marcha a 5.000 rpm. Piso fundo no pedal e o motor berra, sem hesitação, buscando o seu pico de potência a 8.250 rpm. O ponto máximo é 9.000 rpm! O som vai se purificando na medida em que as rotações aumentam. Parte remete ao som de um coral e parte ao de uma banda heavy metal. Glorioso e ferozmente intenso ao mesmo tempo.


Tão deslumbrante quanto o motor, o restante do pacote está ansioso para o desafio. O PDK ricocheteia através das engrenagens. O modo esporte é tão proativo que você nem precisa se preocupar com as mudanças manuais... a menos que realmente queira. E você vai querer.



Ouvir livremente aquele wa-chung, wah-chun, wa-chung trocando as marchas nas curvas é pornografia mecânica.


A direção eletromecânica vai de rígida e apática em baixa velocidade à vigorosa e sem restrições quando pressionada. Ele vai para onde você mandar, e num piscar de olhos. O chassi é de alta aderência e alta comunicação. Não roda nas curvas. Apenas escolha a opção Sport, a mais firme, se você estiver em uma pista de corrida ou gosta de tirar as rodas do chão em estradas moderadamente acidentadas.


Os freios dianteiros six-pot são simplesmente incríveis. Então, trata-se de um Porsche normal.


QUAL PÚBLICO IRÁ ATRAIR?


Pessoas muito ricas que amam e apreciam carros rápidos e lindamente projetados ... Ou simplesmente para se exibirem em carros rápidos e bem projetados.



ONDE ELE SE ENCAIXA?


O GT3 foi criado para um grupo bastante seleto. O Audi R8 V10 básico está na mesma de faixa de preço e é um carro de condução mais agradável no dia a dia. Talvez um BMW M4 GTS que, assim como o GT3, é um carro de corrida disfarçado. Um Jaguar F-Type SVR aguentaria firme? O novo Aston Martin Vantage? O McLaren 540C / S é um rival, assim como o Mercedes-AMG GT R. Seria interessante descobrir se algum deles poderia superar o GT3.


Este é um carro de corrida... Exatamente como os fabricantes idealizaram. Se você comprar um, leve-o para acompanhar os “track days”, para os rallies de Tarmac...  e não apenas para circular pelas ruas



ENTÃO, O QUE PENSAMOS?


No sentido mais puro, esse é o melhor 911 de todos. Mas para mim é demais na estrada. Eu gostaria de ter um GTS ou talvez até mesmo um Carrera com câmbio manual de sete marchas, se eu quisesse dirigir meu Porsche todos os dias.


Os pontos fracos não são perceptíveis neste carro quando conduzido como deve ser. Aí está o problema. Ele é rápido demais para explorar de forma significativa em vias públicas. É tão capaz que você irá mais rápido do que nunca no seu asfalto preferido, ainda que no limite do seu potencial.


Este é um carro de corrida... Exatamente como os fabricantes idealizaram. Se você comprar um, leve-o para acompanhar os “track days”, para os rallies de Tarmac...  e não apenas para circular pelas ruas.


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