– Melhor bem acabado que o novo Jetta Sedan e mais confortável que os antiquados Bora e Golf, o Jetta Perua é o único resquício que sobrou da bem-resolvida plataforma V do Golf. Hoje, se você quiser andar pelos anos das gerações da VW, basta que você entre em uma concessionária da marca alemã e solicite os seguintes test-drives: Golf 1995, Jetta Variant 2006 e Jetta Sedan 2010. Se você conseguir andar nos três modelos, certamente perceberá que há uma evolução natural da espécie nos quesitos: posição de dirigir, acabamento e modo de rodar.
O WebMotors rodou por uma semana com o Volkswagen Jetta Variant por mais de uma semana e conseguimos concluir: a perua reúne requinte familiar à esportividade alemã com um alto consumo de combustível. Durante as medições de tanque a tanque no circuito urbano o modelo registrou 6,3 km/l de gasolina.
O Jetta Variant continua sendo equipado com o motor de cinco cilindros de 2,5 L com 170 cv e 240 Nm de torque. Com o câmbio automático AG6, de seis velocidades e comando Tiptronic, o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,9 s. Já a velocidade máxima divulgada pela VW é de 205 km/h. Com 1.466 kg, em ordem de marcha, o Jetta tem uma relação peso-potência de 8,6 kg/cv. A velocidade máxima, controlada eletronicamente, é de 205 km/h e o torque é de 24,5 kgm a 4.250 rpm. O porta-malas tem capacidade para levar até 560 l de bagagem. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume da carga pode chegar a 1.550 l. Vale lembrar que o Jetta Variant está baseado na família do Golf de quinta geração. São 4,56 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura, com um entreeixos de 2,58 m.
Esportividade com segurança
Conduzir o Jetta em estradas sinuosas não é uma tarefa sofrível, muito pelo contrário trata-se de uma forma prazerosa de viajar no mundo motor. Totalmente grudado ao chão, principalmente se for considerado o fato de estar à bordo de uma perua, o modelo traz como equipamentos de série ESP Programa Eletrônico de Estabilidade ABS, oito airbags dois frontais, dois laterais dianteiros, dois para a cabeça dianteiros e dois para a cabeça traseiros, ar-condicionado bizona, CD com leitor de MP3, 10 alto-falantes e computador de bordo.
Vale colocar na garagem?
Na apresentação do automóvel, em 2010, a Volkswagen se vangloriou de o novo Jetta Variant ter sido apresentado mundialmente em outubro, no Salão de Frankfurt, e já estar por aqui. Há verdades nessa glória, porém outras inverdades. Na real, o Jetta Variant utiliza a plataforma do Golf de geração V e leva apenas a dianteira do Golf VI, que foi apresentado na Europa em 2008. Ou seja, o carro já é desatualizado lá fora. Esta história pode ser mais aprofundada com a matéria: VW apresenta o Golf VI Variant, mas pode chamar de V,V. Independentemente da desatualização, o carro é uma boa pedida.
Apesar da idade, o Jetta Variant oferece uma tecnologia inovadora, presente nos modelos topos da marca. Um exemplo disso é o Park Assist de primeira geração, sistema que ajuda o motorista estacionar em vagas paralelas. O segredo da “mágica” está em um sistema que usa sensores ultrassônicos para encontrar uma vaga do tamanho ideal. A partir daí o esquema continua o mesmo, o motorista engata a marcha-ré e só precisa acelerar e frear de acordo com a indicação da tela no painel. Enquanto o piloto freia ou acelera, o volante esterça sozinho.
Preço da balada
O valor sugerido para o Jetta Variant é de 85,99 mil. Na categoria perua média o Jetta só concorre com o a Renault Grand Tour que custa quase a metade do preço R$ 50 mil e que usa um motor bem “menor”. Como quase não se fala em peruas motorizadas no Brasil, as opções do segmento são poucas mesmo. A Jetta mostra nos números de vendas da Fenabrave 100 unidades vendidas ao mês, algo em torno de mil modelos emplacados em 2011. Para se ter ideia de como funciona o segmento, a perua mais vendida do Brasil em 2011 é a Fiat Palio Weekend, totalizando 13.600 modelos comercializados. Na cola do modelo da Fiat está a SpaceFox, com 11.760 emplacamentos. O segmento se completa com as 2.616 unidades da VW Parati e 1.900 unidades da Peugeot 207 SW. Ou seja, o mercado não pede mais tanto a perua, mas sim os monovolumes. O Jetta Variant é um modelo para o motorista curtir o bom motor 2,5 L, sem se preocupar com o consumo, e aproveitar o conforto e o dia-a-dia. Não pense em comprar uma Variant para revender ou para fazer dinheiro. O lance do esportivo familiar é aproveitar a vida como ela deve ser vivida... família, aventura, luxo, conforto e com muito dinheiro no bolso.
Veja outra forma de usar o Volkswagen Jetta:
Gosta de peruas?
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Peugeot 307 SW



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