Caoachery Tiggo 7 Sport (1)

Tiggo 7 Sport: desvendamos os segredos do SUV

Um SUV médio completo, mas com preço de compacto? Veja como se saiu o modelo da Caoa Chery no nosso teste

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 21,4/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 6,6 km/litro
      Estrada: 7,6 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 414 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview

O Caoa Chery Tiggo 7 Sport oferece ótimo custo-benefício para um SUV de menos de R$ 150 mil. Embora seja preciso abrir mão de alguns itens.


  • + Espaço interno
  • + Equipamentos de conforto
  • + Comportamento dinâmico
  • - Falta do pacote ADAS
  • - Consumo
  • - Desempenho
 
  • 4.8 Estrela icone
  • 4.8 de 5 estrelas
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Não se engane pelos testes de carrões e viagens para lugares impressionantes. A vida de um jornalista automotivo é muito mais "classe trabalhadora" do que se imagina. E, como bom proletário, gosto mesmo é quando aparecem coisas bacanas, porém com preços bem abaixo do esperado. Tá. Mas como o Caoa Chery Tiggo 7 Sport se encaixa nessa história?

É que esse é um SUV médio vendido por R$ 146.990 no mercado brasileiro. Preço bem inferior ao da média do segmento e que posiciona o carro montado em Anápolis (GO) na mesma faixa das versões mais acessíveis de alguns concorrentes compactos.

Posto isso, qual será o segredo do preço baixo do Tiggo 7 Sport? Seria o SUV da marca sino-brasileira mais um automóvel barato, mas fraco e despojado? Confira isso nas próximas linhas.

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O Caoa Chery Tiggo 7 Sport custa o mesmo que alguns SUVs compactos em suas versões de entrada
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Teste: Caoa Chery Tiggo 7 Sport

Despojado? Eu?

A Sport é a versão de entrada da linha Tiggo 7 e estreou no mercado brasileiro em fevereiro de 2024. Não demorou para que o SUV da Caoa Chery se tornasse uma febre.

Digo mais: é por "culpa" desse Sport que o Tiggo 7 ultrapassou a barreira dos 30 mil emplacamentos em 2024 e se tornou o modelo mais popular da marca sino-brasileira.

Mesmo assim, nada no visual externo entrega que esse é um carro basicão. É preciso um olhar treinado para diferenciar esse SUV médio aqui de outros carros do segmento. O conjunto ótico do tipo full-LED e os cromados na carroceria dão um ar caprichado ao modelo.

Inclusive, se não fossem as rodas de 18 polegadas com pintura escurecida e a ausência do logotipo "Pro" na traseira, o Sport passaria fácil pelo Tiggo 7 Pro Max Drive, que é R$ 30 mil mais caro.

Na traseira, a ausência do logotipo "Pro" entrega que esse é um exemplar da versão Sport
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Um carro para os espaçosos

O Tiggo 7 Sport mede 4,50 m de comprimento, 1,71 m de altura, 1,84 m de largura e tem entre-eixos de 2,67 m. O resultado é o ótimo espaço interno para um SUV de menos de R$ 150 mil. Na dianteira, na traseira e no porta-malas, que tem capacidade para 525 litros.

Porém, melhor que o espaço interno é o capricho com o acabamento, que salta aos olhos. Se do lado de fora o 7 Sport não parece um carro de entrada, a mesma história se repete na cabine.

Além dos bancos de couro - com ajustes elétricos -, a montagem dos componentes é caprichada e a qualidade dos materiais é digna de um SUV médio dos bons, com plásticos sem rebarbas e material macio ao toque em boa parte das superfícies. Há até espaço no painel para iluminação com LEDs decorativos!

Incomum para um carro de origem chinesa é a boa ergonomia, com comandos bem posicionados e bom equilíbrio entre comandos físicos e em tela.

Equipamentos do Tiggo 7 Sport

A lista de equipamentos de conforto do Tiggo 7 Sport é bem recheada. Além dos bancos de couro com ajustes elétricos que eu citei anteriormente, estão presentes o carregador de celular por indução, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia com tela de 10,25 polegadas e painel digital configurável.

Já o pacote tecnológico e de segurança tem seis airbags, freio de estacionamento eletrônico, controlador automático de velocidade, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, além de faróis com acendimento automático e sensor de chuva.

O carregador de celular por indução e o freio de estacionamento eletrônico são de série no modelo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Mas um dos pontos em que a Caoa Chery passou o facão para baixar o preço do SUV foi justamente na lista de equipamentos. Itens que já estão se tornando comuns em outros modelos da mesma faixa de preço - como o ar-condicionado automático e o espelhamento sem fio para smartphone - estão ausentes no 7 Sport.

E também está ausente no Tiggo 7 Sport o pacote ADAS. Ou seja: ficaram de fora os - dispensáveis - assistente de manutenção de faixa e alerta de saída de faixa. E também os importantes monitor de pontos cegos e frenagem autônoma.

Mas, olhando para o que oferece os concorrentes na mesma faixa de preço, até dá para perdoar a ausência do pacote ADAS no SUV da Caoa Chery.

Os bancos de couro elétricos - e com ajuste lombar - são incomuns em um SUV de menos de R$ 150 mil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Mecânica

Outro ponto em que o Tiggo 7 Sport está abaixo das versões mais caras da linha é na motorização. Diferentemente das versões com preços mais altos, que têm a motorização híbrida-leve ou um 1.6 turbo com injeção direta, o Tiggo 7 Sport tem um conjunto motriz mais antigo e menos potente.

O motor é um 1.5 turbo flex com injeção multiponto. Sem nenhum tipo de eletrificação, é praticamente o mesmo do Tiggo 7 lá de 2017. Com etanol, desenvolve 150 cv de potência. O câmbio é um CVT, com nove marchas simuladas.

Abastecido com gasolina, entrega números apenas razoáveis de consumo. Registra médias de 11,2 km/l (estrada) e 11,1 km/l (cidade). Com um tanque de 51 litros, roda até 571 quilômetros com um abastecimento.

O motor 1.5 flex é apenas comportado e não empolga. Mas também não decepciona
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Ao volante do Tiggo 7 Sport

O Caoa Chery Tiggo 7 Sport me surpreendeu positivamente ao volante. Apesar de ser um SUV com acerto voltado para o conforto, este não é um carro para quem curte direção levíssima e suspensão molenga, que inclina a cada curva mais forte.

A direção é leve na medida - embora possa ficar mais pesada no modo Sport de condução,  e a suspensão - McPherson na dianteira e multibraços na traseira - é bem equilibrada.

Confesso que eu esperava menos. Ainda mais pela origem chinesa do modelo. Para quem não sabe, o pessoal de lá ama um carro maciozão...

Já o motor 1.5 turbo - apesar de menos sofisticado do que o usado nas versões mais caras da linha - entrega um desempenho correto. Não empolga, mas está longe de fazer você passar sufoco em ultrapassagens.

O Tiggo 7 Sport tem interior caprichado e boa ergonomia
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Aliás, eu usei o carro quase 100% do tempo no modo Sport de direção - há ainda o modo Eco, voltado para a eficiência - e me surpreendi pela combinação de boas respostas e suavidade no funcionamento do conjunto motor e câmbio. Vai por mim, nem todo carro é assim no modo "esportivo".

Outro ponto positivo é o silêncio a bordo. O isolamento acústico é caprichado e quase não se ouve a suspensão trabalhando, mesmo nos pisos mais irregulares. 

Falando agora de usabilidade, o painel de instrumentos configurável é fácil de usar e bastante completo em informações. Exibe inclusive a pressão e temperatura dos pneus.

O Tiggo 7 Sport tem uma multimídia simples, porém funcional
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Já a multimídia tem tela grande - de 10,25 polegadas -, mas é um equipamento de visual e layout simples. É bem funcional, apesar de exigir o uso de cabo para espelhar e tela do smartphone.

O que é mais difícil de se acostumar é o curioso espelho retrovisor interno com lente convexa. Detalhe que, vale destacar, está presente em outros modelos da marca e atrapalha o cálculo de distância em relação ao carro que estiver atrás.

Você vai acabar se acostumando a usar os retrovisores laterais com mais frequência para compensar essa característica do retrovisor interno.

O Tiggo 7 Sport oferece um ótimo pacote pelo preço
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Vale a pena comprar um Tiggo 7 Sport?

Fiz a cotação no Auto Compara e o valor do seguro no meu perfil, sem bônus ou descontos adicionais, ficou em R$ 6.194,59. Bem abaixo da média do segmento.

E o custo para fazer as revisões? Para fazer os serviços de manutenção obrigatórios até os 60 mil quilômetros, o proprietário terá que desembolsar R$ 5.552,54.

Soma um pouco superior à de concorrentes na mesma faixa de preço. Lembrando que a garantia oferecida pela Caoa Chery é de cinco anos.

O Tiggo 7 Sport é um carro bem completo e de visual caprichado por dentro e por fora, que ainda entrega bom espaço interno e rodar confortável. E que não cobra caro para se manter.

Por outro lado, para essa escolha há várias renúncias, como o pacote tecnológico e de equipamentos menos recheado que o visto em outros SUVs da mesma faixa de preço.

Mas será que vale a pena trocar o pacote tecnológico e de equipamentos mais recheado por um SUV maior? Eu faria esse acordo. E você? Faria?

Ancora: Conclusão Score

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Ficha Técnica

CAOA CHERY - TIGGO 7 - 2022
1.5 VVT TURBO IFLEX TXS DCT
R$ 139990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Cilindrada cm³
  • 1496
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de cilindros (comercial)
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • iFlex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 21,4/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 147/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 21,4/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 6,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 7,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 9,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 10,9
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • DCT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4505
  • Largura (mm)
  • 1837
  • Altura (mm)
  • 1670
  • Entre-eixos (mm)
  • 2670
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 160
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 57
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 414

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 9"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia8.0
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho8.3
  • Opinião do repórter8.2
  • + Espaço interno
  • + Equipamentos de conforto
  • + Comportamento dinâmico
  • - Falta do pacote ADAS
  • - Consumo
  • - Desempenho
 
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