O Toyota Corolla Cross GR-Sport é aquele tipo de SUV que chama atenção pelo visual esportivo e entrega um pacote bem equilibrado para quem busca conforto, espaço e segurança. Mas não espere um desempenho verdadeiramente esportivo.
A versão com assinatura da Toyota Gazoo Racing exibe um apelo visual mais ousado, mas mantém a mesma base mecânica conhecida das demais versões a combustão. Testamos o modelo e te contamos o que essa versão realmente oferece ao volante.
DESCONTO DE 20%: ANUNCIE HOJE SEU CARRO USADO NA WEBMOTORSVisual com pegada GR-Sport
Logo de cara, o Corolla Cross GR-Sport se diferencia pelas rodas de 18 polegadas diamantadas, detalhes escurecidos, para-choques com design exclusivo, adesivos pela carroceira que fazem alusão à versão e teto preto.
Os detalhes estéticos conversam com o DNA esportivo da Gazoo Racing e realmente agradam quem busca um modelo que não seja apenas mais do mesmo. Mas a esportividade fica mesmo só no visual — o que, para muitos consumidores, já é um ponto positivo e até suficiente.
Você pode gostar: Corolla Cross: preço de HR-V e tática de T-Cross
Ao volante: confortável e eficiente, mas sem pegada esportiva
Apesar do sobrenome GR-Sport, o Corolla Cross não entrega uma condução esportiva de fato. O motor 2.0 Dual VVT-iE Flex com até 177 cv de potência é eficiente e responde bem no uso urbano e em rodovias, proporcionando ultrapassagens seguras e bom desempenho no dia a dia. Trabalha em conjunto com um câmbio CVT com 10 marchas simuladas, que prioriza o conforto e suavidade.
A suspensão recalibrada da versão GR-Sport até oferece um comportamento um pouco mais firme em curvas, mas ainda assim o foco está no equilíbrio e na estabilidade, e não na esportividade pura.
A direção eletroassistida progressiva é leve e previsível, ideal para quem busca conforto e facilidade em manobras urbanas.
Se você está procurando emoção ao volante, esse não é o SUV ideal. Mas se o objetivo é ter um carro confiável, com visual diferenciado e boa performance para a rotina, o mlodelo entrega exatamente isso.
Consumo: números equilibrados para a categoria
No uso urbano, o Corolla Cross GR-Sport faz 8,2 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina. Já na estrada, os números sobem para 9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina. É um desempenho dentro da média para um SUV médio com motor aspirado 2.0.
Conectividade: tudo o que você precisa, mas sem firulas
Em conectividade, o Corolla Cross GR-Sport entrega o essencial com eficiência. O modelo tem central multimídia sensível ao toque de 10 polegadas com integração com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo. A interface é simples e funcional, sem exageros, mas cumpre bem o papel no dia a dia.
Além disso, há carregamento do smartphone por indução, duas entradas USB traseiras, mais uma portinha USB no console central e tomada 12 Volts.
O sistema de áudio vem com quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo uma boa qualidade de som para viagens longas ou deslocamentos urbanos.
Corolla Cross tem conforto e espaço para a rotina
Um dos pontos fortes do Corolla Cross GR-Sport é o conforto. O modelo tem banco do motorista com ajustes manuais, ar-condicionado digital com saída para os bancos traseiros, porta-malas com abertura elétrica e acabamento interno exclusivo com ultrasuede e costuras vermelhas, que confere um toque de esportividade à cabine.
O porta-malas com capacidade para 440 litros é prático e bem aproveitado, com abertura e fechamento elétricos e assoalho em bom nível para facilitar o carregamento de bagagens e objetos maiores.
Segurança completa de série
O pacote de segurança do GR-Sport é um dos mais completos da categoria, com destaque para o Toyota Safety Sense, que inclui:
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Sistema de pré-colisão com frenagem automática
- Alerta de mudança de faixa com correção ativa
- Farol alto automático
- Sete airbags
- Alertas de ponto cego e tráfego cruzado traseiro
- Sistema de cãmera 360 graus
Quanto custa ter um Toyota Corolla Cross GR-Sport?
O modelo tem preço sugerido de R$ 210.190, ou seja, R$ 6.500 a mais sobre a versão XRX (R$ 203.690), que é a topo de linha entre as versões a combustão tradicionais.Por ser uma versão com apelo diferenciado, é até difícil comparar com um outro modelo. Mas o Jeep Compass, na versão topo com motor flex, custa R$ 247.990. No entanto, a proposta tende a ser mais sofisticada do que esportiva. A versão Longitude, talvez a mais próxima, tem preço de R$ 227.990.
O seguro do Corolla Cross GR-Sport custa, em média, R$ 5.655 para um perfil de motorista residente em São Paulo, com uso diário de cerca de 30 quilômetros.
Já as cinco primeiras revisões somam R$ 4.575,90, valores competitivos dentro da categoria.
Vale a pena comprar o Corolla Cross GR-Sport?
O Toyota Corolla Cross GR-Sport é uma boa pedida para quem quer um SUV médio com estilo esportivo, conjunto mecânico confiável, bom nível de equipamentos e comportamento equilibrado. Não é um carro esportivo de verdade — e nem se propõe a isso. Mas entrega exatamente o que se espera de um Toyota: robustez, conforto e um toque extra de personalidade.
Após alguns dias com o modelo, cheguei à seguinte conclusão: a versão é ideal para aquele pai de família que precisa de um SUV com conforto, segurança, bom espaço interno e mecânica confiável, mas que também quer um toque de jovialidade, uma lembrança dos tempos em que o carro era só dele — e não da família inteira.
Confira ofertas do Toyota Corolla Cross GR-Sport na Webmotors!
Comentários