Toyota Corolla XEi 1.8 Auto

O carro do Brad Pitt


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ITENS TESTADOS 































































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Corolla
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Sem se fazer de rogada, a Toyota
investiu milhões na reestilização
do Corolla, modelo mais vendido do mundo em todos
os tempos, e até contratou o galã
Brad Pitt para atrair o interesse de consumidores
mais jovens e incrementar as vendas do modelo.


A Toyota não precisava provar mais nada
em relação ao Corolla mas, mesmo
assim, reestilizado, esse modelo comprovou porquê
é o carro mais vendido do mundo. A versão
XEi automática, com motor de 1.8 litro,
está na medida certa para os consumidores
de sedans médios.


Com 30 milhões de unidades vendidas em
todo o mundo durante seus 36 anos de produção
e fôlego de nove gerações,
o Corolla continua mais jovial e eficiente do
que nunca. O design é atual, a tecnologia
utilizada em toda sua construção
e componentes é de ponta, e o desempenho
está a altura dos motoristas mais exigentes.


Fotos:
Luís Felipe Figueiredo

















































DESIGN ARROJADO

Modelo tem faróis com duplos refletores e linha
de cintura elevada

O design arrojado é um dos pontos fortes do
Corolla. Entre os pontos fortes desse modelo campeão
estão a qualidade do acabamento, o cuidado com
os detalhes e a utilização de materiais
plásticos nobres.


A lateral, com linha de cintura mais elevada e contornos
suaves, transmite sensação de robustez.
As lanternas traseiras, com desenho incomum e elementos
circulares não são unanimidade em relação
à beleza, mas passam forte impressão de
modernidade. As maçanetas externas, a moldura
lateral, o pára-choque e os retrovisores externos
são pintados na mesma cor da carroceria.


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CONFORTO E PRATICIDADE



Além de espaçoso, modelo oferece outros
detalhes incomuns


Com bom espaço interno tanto para passageiros
da frente quando para os de trás, o novo Corolla
ganha destaque ainda no quesito conforto, devido ao
bom pacote de equipamentos que oferece. O banco do motorista
e o volante da direção, por exemplo, disponibilizam
regulagens de altura e distância, o que garante
a posição de dirigir ideal para motoristas
de qualquer estatura.


Como itens de série, o carro também oferece
um aviso sonoro de chave na ignição, de
faróis ligados e, embora útil, extremamente
irritante, de marcha-a-ré engatada. Oferece ainda,
de série, comando interno de abertura do porta-malas
e do tanque de combustível, console entre os
bancos dianteiros com porta-copos e porta-objetos, desembaçador
do vidro traseiro, limpador de pára-brisa com
temporizador de velocidade, relógio digital,
travas, vidros, espelhos e retrovisores elétricos,
ar-condicionado e CD Player.


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MOTOR INTERNO

Sistema de comando de válvulas
variável inteligente é exclusivo do modelo




O novo motor de 1.8 litro 16V que equipa o Corolla XEi
é dotado de um exclusivo sistema de comando de
válvulas variável inteligente, o VVTi,
capaz de proporcionar variação contínua
da abertura de válvulas, que melhora o desempenho,
o consumo e os índices de emissões dos
veículos.


Com comando de válvulas no cabeçote com
acionamento por corrente e coletor de admissão
de plástico, o motor do Corolla 1.8 desenvolve
nada desprezíveis 136 cv de potência, exatos
20 a mais do que a versão anterior, com ápice
de desempenho na faixa de 6.000 rpm. Segundo a fábrica,
o Corolla XEi 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos
e faz 18 km/l na estrada. A força é garantida
por 17,5 mkgf, com torque total aos 4.200 rpm.


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BOM DESEMPENHO
E DIRIGIBILIDADE


Câmbio automático de 4 marchas
e direção hidráulica são
eficientes




Além do câmbio com over-drive e da direção
hidráulica de respostas rápidas, outro
aspecto que facilita a dirigibilidade e bom desempenho
do Corolla sobre qualquer tipo de piso, é a suspensão.


Com barra de torção e barra estabilizadora
na traseira e independente tipo McPherson e barra estabilizadora
na dianteira, o Corolla não apenas faz curvas
com desenvoltura e segurança, como também,
e principalmente, emite baixíssimo nível
de ruído para o interior da cabine. Em estradas
de terra esse diferencial positivo fica ainda mais realçado,
tanto pela manutenção da estabilidade
quanto pela maciez de rodar, mesmo em trechos esburacados,
e, claro, também pelo silêncio dos componentes.


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MAIS VENDIDO

Modelo é campeão de vendas
da indústria automobilística mundial




Em produção desde 1966, quando foi lançada
a primeira geração do modelo, o Toyota
Corolla é produzido atualmente em 15 países
(Japão, Taiwan, Tailândia, Indonésia,
Malásia, Filipinas, Vietnã, Paquistão,
Reino Unido, Turquia, África do Sul, Estados
Unidos, Canadá, Venezuela e Brasil, e comercializado
em mais de 140 países.


Produzido no Brasil na planta de Indaiatuba, interior
de São Paulo, desde 1998, o novo Corolla consumiu
investimentos da ordem de US$ 300 milhões na
ampliação e modernização
dessa fábrica, que teve sua capacidade de produção
aumentada de 15 mil para 57 mil unidades anuais. Com
este aumento de volume o Brasil passou a ser a principal
base de produção e exportação
da Toyota para toda a América do Sul, Central
e Chile.


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CONCORRÊNCIA
FEROZ


Outras marcas também oferecem
modelos altamente competitivos




Os números de vendas e a forte presença
do Toyota Corolla nas ruas comprovam

que em sua nona geração o modelo continua
agradando públicos de todas as faixas.


Mas o segmento de sedans médios, tanto no Brasil
quanto no resto do mundo, é um dos mais competitivos
do mercado automobilístico mundial. Nesse patamar
reinam outros modelos de alta qualidade e tradição,
com suas respectivas fatias de mercado garantidas, todos
rivais potenciais do Corolla.


O Honda Civic, em sua sétima geração
é, talvez, o maior concorrente do Corolla. Mas
além dele, os Chevrolet Vectra e Astra, e o Ford
Focus, este último ‘estraçalhando’
a concorrência no Campeonato Mundial de Rali,
também oferecem fortes atributos de qualidade,
tecnologia, desempenho e preço como principais
armas para conquistar novos consumidores. E quem sai
ganhando com isso, claro é sempre o próprio
consumidor.


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