O canal de notícias da Webmotors

Um rocket pocket exclusivo que usa o coração de muitos

Apesar de utilizar o mesmo motor de muitos, o Citroën DS3 se destaca por apresentar detalhes exclusivos da marca

por Rodrigo Samy




O grande trunfo do DS3 está no seu visual. Por onde passamos com o carro, olhares curiosos foram disparados. A prova de que a brincadeira, da personalização, pode ficar melhor ainda está no vídeo que o WebMotors fez com a produtora Obuiê.





Na cidade, o DS3 é gostoso de conduzir. O único pedaço de mau caminho, por estar em um espaço restrito, fica por conta do arisco motor, item que daremos devida atenção nesta avaliação. Utilizando a medição tanque a tanque, o DS3 marcou 10,5 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Outro ponto positivo (talvez negativo para alguns) é a precisa transmissão de seis velocidades. Casada com um torque de 24,5 kgfm a baixos 1.400 rpm, ela não exige sofrimentos do piloto. A opção automática não vem para o Brasil. A Citroën deixou bem claro durante o lançamento do esportivo que as opções compactas equipadas com automáticos ou inteligentes ficariam apenas para a concorrência. Aliás, que concorrência acirrada que o DS3 enfrenta.


Entre os rivais do DS3 estão modelos almejados como: Mini Cooper S, Mini Cooper One, Veloster, Audi A1 e Fiat 500. Dos seis modelos, apenas o da Hyundai não é um hatch. Ele entre na jogada, pois disputa aquela fatia dos usuários que procuram por um modelo mais apimentado ou despojado.


Na corrida dos mais vendidos, entre os seis modelos citados acima, o Citroën DS3 fica na penúltima posição.


Modelos Quant. em 2013
Fiat 500 14.884
Veloster 4.679
Audi A1 1.285
Mini Cooper 963
DS3 655
Mini One 388




O motor do DS3 é um velho e bom conhecido da galera. Trata-se de um sonho de consumo que equipa muita gente no mundo. Produzido pela BMW, o powertrain que vem enchendo as veias de gasolina é um quatro-cilindros de 1,6L sobrealimentado por turbina. O mesmo conjunto está no Mini Cooper S e nos modelos da PSA. Mas o propulsor é tão bem-resolvido (não precisa de psiquiatra) que ele consegue atender a necessidade de um crossover familiar, como no caso do Peugeot 3008, assim como o de um modelo esportivo. A sorte fica por conta da fabricante bávara, que conseguiu emplacar o motor em diversas marca por aí.


Para apimentar ainda mais a vida do motor do DS3, a Citroën aplicou um overboost no sistema. Ele amplia a pressão da turbina, de 1 bar para 1,6, assim que o pedal é exigido, fazendo com que o torque suba em mais 2 kgfm.


Apesar de tanto prazer, o DS3 falha em algumas situações. O sistema de som é o mesmo do Citroën C3. Em outros mercados, por exemplo, o modelo usa uma tela touchscreen no console central. Em um carro que atua no segmento premium, o sistema de som deveria ter uma atenção redobrada.


Outro detalhe é que equipado com pneus de perfil baixo (205/45 R17) e rodas de liga, o DS3 não absorve bem as irregularidades das ruas. Falta aquela tropicalização encontrada em outros modelos.


Para assegurar o foguetinho de bolso por um ano, é necessário reservar 2,8% do valor do carro. Algo em torno de R$ 2.320. A ferramenta utilizada pelo o WebMotors para avaliar o seguros foi a do Seguro Auto WebMotors. Com ela você consegue cotar o seguro do automóvel e ao mesmo tempo contratar, tudo por meio da internet.


Se você gosta de um verdadeiro foguete de bolso de preço acessível, o DS3 é uma boa opção. Na semana passada a VW lançou o novo Fusca pelo mesmo valor do da Citroën, o carro também concorre com o francês. Vale colocar todas as características da cada um em uma balança e analisar qual é o melhor para você.


Ainda nesta semana, o WebMotors registrou a chegada do DS5, um modelo da Citroën que incrementa a família DS. Em março, chega o DS4.
Motor 1.598 cm³, transversal, 16V, Turbo                    
Potência 165 cv @ 6.000rpm (gasolina)                    
Torque 24,5 kgfm a 1.400 rpm                    
Câmbio Manual de seis velocidades                    
Tração Dianteira                    
Direção Elétrica                    
Rodas e pneus 205/45 R17                    
Comprimento 3,94 m                    
Altura 1,48 m                    
Largura 1,71 m                    
Entre-eixos 2,46 m                    
Porta-malas 280l                    
Peso 1.165 kg                    
Tanque 50 litros                    
Suspensão McPherson e eixo de torção                    
Freios Ventilados e sólidos - ABS com EBD                    
_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Comentários

Carregar mais