O canal de notícias da Webmotors

Vectra Expression é um modelo barato, que pode sair caro...

Se a sua ideia é ter um Chevrolet para mostrar ao vizinho, ele dá conta do recado

por Rodrigo Samy

- Com menos de R$ 60 mil você consegue comprar este Chevrolet Vectra Expression testado pelo WebMotors. Com isso, o sedã da GM consegue concorrer com modelos de diversos tamanhos e categorias. O valor exato deste Vectra com transmissão automática, em São Paulo, custa R$ 59.292.
Quando avaliamos o Vectra Sedan Elite no ano passado, o WebMotors cravou que os pontos fortes do modelo são: conforto, acabamento, visibilidade e a força da marca. Já os pontos fracos apontados foram: desempenho e idade elevada.
Com o Vectra Expression o único item que se alterou da lista foi o conforto. Os pênaltis começam nas rodas de aço, no cinto abdominal para o passageiro do meio do banco traseiro e no acabamento. O volante tem rebarbas no acabamento dos raios que imitam material prateado e o console central se desloca conforme o movimento da alavanca da transmissão automática.
Uma diferença importante é que o Elite avaliado, no ano passado, não pertencia a geração denominada pela General Motors de Next Edition. O “pulo do gato” de uma edição para a outra ocorreu com a aquisição do novo motor. Ele desenvolve 140 cv a 5.600 rpm com álcool e 133 cv com gasolina na mesma rotação. O torque está em 193 Nm com o combustível vegetal e 185 Nm com o fóssil a 2.600 rpm. Este motor se tornou a única opção para o sedã médio da Chevrolet.
Veja a avaliação que o WebMotors fez do modelo no final do ano passado com o Next Edition. Na época do seu lançamento, a GM afirmou que o novo propulsor está mais econômico.
Com álcool, ele agora roda 7,6 km/l em circuito urbano e 11,2 km/l em rodoviário. Antes, ele rodava 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Com gasolina, a situação ficou ainda melhor. Se antes ele andava 10,1 km/l em vias urbanas e 12,3 km/l em estradas, agora ele percorre 10,8 km/l e 16,1 km/l, respectivamente. Vale ressaltar que esses dados são registrados de acordo com a norma NBR 7024.
É impossível um cidadão conseguir cravar os mesmos números com o seu próprio automóvel. Fatores como condições climáticas, pressão dos pneus e constância na aceleração influenciam para a obtenção dos números baixos.
Com o WebMotors o Vectra Expression com câmbio automático, abastecido a álcool, marcou 5,8 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada.
Quando a versão de acabamento Expression nasceu, em 2007, a GM afirmou: “o carro é equipado apenas com o que, segundo a empresa, o consumidor desse tipo de veículo não abre mão - ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico”. No lançamento da versão Marcos Munhoz, diretor geral de Vendas e Marketing da GM, afirmou que a expectativa era de aumentar as vendas do Vectra em 25%, fazendo com que a versão de entrada representasse 30% do mix do carro.
Um ponto incoerente desta versão é a falta do ABS e das rodas de liga leve. Ambos não podem ser adquiridos nem opcionalmente. A versão de entrada do Vectra é tão pelada que o ajuste de altura do cinto de segurança, ar-condicionado eletrônico, computador de bordo com mais de três informações, descansa-braço para motorista e som, não estão disponíveis nem como opcionais.
Ou seja, se você preza pela segurança ou por um pouco de conforto opte pela versão Elegance por R$ 63 mil. Por isso, é muito importante você pensar antes da sua compra: quer um Vectra para a vida inteira ou apenas para mostrar ao vizinho.
FICHA TÉCNICA – Vectra Expression 2.0
MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote SOHC e refrigeração a ar, 1.998 cm³
POTÊNCIA133 cv com gasolina e 140 cv com álcool a 5.600 rpm
TORQUE 185 Nm com gasolinae 193 Nm com álcool a 2.600 rpm gasolina
CÂMBIOAutomático de quatro velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”, de aço
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/60 R15
COMPRIMENTO 4,59 m
ALTURA 1,44 m
LARGURA 1,73 m 2,01 m com espelhos
ENTREEIXOS 2,70 m
PORTA-MALAS 526 l
PESO em ordem de marcha1.268 kg
TANQUE58 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira semi-independente
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
PREÇO R$ 59.292

Gosta de sedãs?
Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:
Ford Fusion
Ford Focus Sedan
Chevrolet Vectra
Honda Civic
Renault Mégane Sedan
Renault Mégane Sedan
Renault Mégane Sedan
Leia também:
Chrysler 300C V6, por R$ 139,9 mil, se torna um papa-Omega
Renault Sandero Privilège 1.6 16V
Volvo C30 mostra como menos é mais
Volkswagen Jetta mostra o prazer que há na solidez
Citroën Xsara Picasso Exclusive BVA

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas