Vectra GLS 2002

Líder na preferência do consumidor brasileiro.


  1. Home
  2. Testes
  3. Vectra GLS 2002
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

















ITENS TESTADOS 




































A linha Chevrolet Vectra, disponível
nas versões GL, GLS e CD, é responsável
por uma fatia aproximada de 40% de seu segmento de mercado.
A versão GLS, intermediária entre a GL
e a CD, recebeu novo pára-choque dianteiro, nova
grade inferior, além de novas molduras dos faróis
de neblina.



As rodas, de alumínio com novo
desenho, são agora de 15 polegadas, e calçam
pneus radiais 195/65 R 15. Essas mudanças conferiram
ao modelo mais agressividade e equilíbrio visual.



Internamente, o Vectra GLS incorporou
novos tecidos e revestimentos nas portas e bancos, passando
a impressão de maior espaço interno. O
volante da direção também foi reestilizado,
agora com quatro raios e revestido em couro, oferecendo
como item opcional controle do rádio incorporado.



O motor, de 2.2 litros, quatro cilindros
em linha e oito válvulas, com injeção
direta multiponto de combustível, é o
mesmo das edições anteriores do modelo.
Silencioso e elástico, é capaz de desenvolver
até 123 cavalos de potência a 5.200 rpm.
Sóbrio, porém imponente, o Vectra GLS
2002 tem preço competitivo: R$ 46.981,00.










texto:
Ricardo Panessa

fotos: Divulgação
























DISCRIÇÃO E PERSONALIDADE




Design suave e harmonioso é marca registrada
do modelo


Diz a velha máxima que não se deve mexer
em time que está ganhando. E a GM transferiu
para seu campeão de vendas no segmento de veículos
médio-grandes a máxima popular aplicada
com sucesso ao futebol. O Vectra 2002 mudou pouco, mas
mantém as características de design (e
desempenho) que o consagraram no mercado nacional.


Além das discretas alterações
externas incorporadas ao modelo, como novo pára-choque
dianteiro, nova grade inferior, novas molduras nos faróis
de neblina e as novas lanternas traseiras envolventes,
o Vectra GLS 2002 tem agora novas rodas de alumínio,
com cinco furos e atraente desenho, calçadas
com pneus radiais 195/65 R 15.


voltar





















INTERIOR MAIS
CONFORTÁVEL


Forrações com novos padrões
de tecido “ampliaram” espaço interno




Não é apenas visualmente que o Vectra
oferece mais conforto interno. Os bancos dianteiros
são envolventes no grau correto, e oferecem regulagens
múltiplas para ocupantes de todos os portes.
O novo volante da direção, forrado em
couro e com quatro raios, tem boa empunhadura e também
pode ser regulado em altura.


O também novo painel de instrumentos, embora
com grafismo analógico um pouco rebuscado, oferece
hodômetro parcial e total, conta-giros, marcador
de combustível, indicador de temperatura do motor,
aviso de ultrapassagem de limite de velocidade, trava
do cinto de segurança e portas destravadas, otimizando
o conforto.


Mas não só. O computador de bordo (opcional),
transmite informações sobre consumo instantâneo
de combustível, consumo médio, velocidade
média, autonomia, tempo de viagem, temperatura
externa, distância da viagem e litros de combustível
já gastos, através de um retângulo
ao lado dos mostradores do quadro de instrumentos, com
números digitais em bom tamanho e bem iluminados.


Mas, é de se admirar que embora incorpore tão
úteis dispositivos, o Vectra careça de
porta-copos (as duas depressões na parte interna
da tampa do porta-luvas só servem de apoio a
copos e garrafas com o veículo parado) e, principalmente,
de um apoio de braço central, sobre o console.


voltar





















MOTORIZAÇÃO
EFICIENTE


Motor de 2.2 litros é confiável
e oferece bom desempenho


O Vectra GLS conta com um eficiente motor a gasolina
de 2.2 litros, quatro cilindros em linha, oito válvulas
e injeção eletrônica multiponto
de combustível. Consagrado há muitos anos,
esse eficiente motor oferece 123 cavalos de potência
e excelente torque de 19,4 mkgf.



Na prática, isso significa acelerações
“cheias” e harmônicas, com boa curva
de torque e potência, em qualquer faixa de giros.
Acoplado a um câmbio mecânico de cinco marchas
bem escalonadas, oferece bom desempenho no trânsito
da cidade ou nos percursos de estrada.



O sistema de freios também foi particularmente
eficiente durante os testes. A disco ventilado na dianteira
e a disco sólido na traseira, com duplo circuito
hidráulico e válvula eqüalizadora,
é capaz de reduzir a velocidade do carro, que
pesa 1.265 kg, com eficiência e sem alterar a
trajetória. A versão testada (GLS) conta
com sistema ABS opcional.


voltar





















GOSTOSO DE DIRIGIR

Direção precisa e suspensões
independentes oferecem prazer ao conduzir




Dotado de direção hidráulica convencional,
progressiva, e com suspensões independentes nas
quatro rodas, do tipo McPherson da dianteira e Multilink
na traseira, o Vectra oferece precisão e prazer
ao dirigir.


Em parceria com o volante da direção
de pegada agradável, o sistema de direção
do modelo oferece desempenho preciso, com reduzidos
reflexos das irregularidades do piso para as mãos
do motorista.


As suspensões, por sua vez, são macias
sem serem moles e firmes sem serem duras. Transmitem
baixísimo nível de ruído ao interior
da cabine e estabilidade exemplar, mesmo em velocidades
mais ousadas. Esse conjunto de características
tornam o Vectra GLS particularmente agradável
de ser conduzido.


Com boa posição de dirigir, agradável
ambiente interno, baixíssimo nível de
ruído e trepidação interna com
alto nível de conforto, o modelo apresenta incomum
característica na relação conforto
interno / desempenho, confirmando sua posição
de líder de mercado nesse segmento.


voltar







Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors