Volkswagen T Cross Highline 250tsi na cor laranja de frente

VW T-Cross 250 TSI é boa opção de SUV compacto

Aceleramos a versão Highline do SUV, que agrada ao volante, tem motor motor moderno e câmbio na mesma sintonia

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,6 km/litro
      Estrada: 9,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview

SUV compacto foi lançado em 2019 com motores 1.0 e 1.4 turbo e a promessa de movimentar o mercado. Chegou a ser líder de venda em alguns meses do ano.


  • + Motor
  • + Consumo de combustível
  • + Revenda/manutenção
  • + Grande rede de concessionárias
  • - Preço
  • - Câmbio
  • - Porta-malas
 
  1. Home
  2. Testes
  3. VW T-Cross 250 TSI é boa opção de SUV compacto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você, caro leitor do WM1, busca por um SUV compacto, fique por aqui porque hoje vamos falar sobre uma das boas opções da categoria: o Volkswagen T-Cross 250 TSI, vendido (com este motor) somente na versão Highline, a mais cara da gama, por R$ 109.990.

A sigla 250 TSI representa o motor 1.4 turbo, de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque - o mesmo conjunto de Jetta, Tiguan e da dupla Polo/Virtus GTS. Ele é acoplado a uma caixa automática de seis marchas Tiptronic, que permite trocas sequencias pela própria alavanca ou por borboletas atrás do volante.

Lista de itens

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em termos de equipamentos, temos uma das melhores listas que há no segmento. Seis airbags, controles de tração e estabilidade com bloqueio do diferencial, assistente de partida em rampas, luzes diurnas, faróis de neblina com função de conversão estática e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro estão entre os itens de segurança.

Ar-condicionado com função automática, central multimídia com tela de 6,5", seletor de condução com três configurações (Normal, Eco e Sport), bancos de couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controlador automático de velocidade e chave presencial para abertura de portas e partida do motor também fazem parte da lista.

Na aparência, pedaleiras esportivasm rodas de liga leve aro 17"e rack de teto. Como opcional, o carro ainda tem teto solar panorâmico (R$ 4.800), painel de instrumentos digital com central multimídia mais avançada (R$ 4.000) e um pacote com faróis full-LED e sistema de som da grife Beats (R$ 6.050).

A pintura sólida não tem preço extra, mas as "especiais" branca ou preta custam R$ 590. Já as metálicas saem por R$ 1.400, enquanto as perolizadas valem R$ 1.890. Desse modo, o T-Cross mais caro e "completaço" pode sair por R$ 128.630 - exatamente como o carro que testamos.

Por esse valor já dá para assinar o cheque de um Tiguan de entrada!

O que vale a pena por este valor

De fato, o motor é referência. Torcudo e com pouca vibração, o quatro-cilindros turbinado acelera forte e proporciona até diversão para quem está ao volante. Nesse quesito, o motorista nem parece estar em um SUV: o T-Cross é estável, sabe fazer curva e tem boas arrancadas e retomadas.

Quem atrapalha um pouco o conjunto é o câmbio automático, que não está na mesma sintonia de força que o motor. Não que ele seja ruim, até porque em uma tocada normal, na cidade, suas respostas têm ritmo certo... Mas em uma direção mais esportiva, digamos, a caixa de marcha não consegue acompanhar o motor.

Vídeo do T-Cross 250 TSI Highline

Consumo também é ponto forte: por ser turbo, consegue beber pouco, tanto com etanol como com gasolina, segundo dados do Inmetro. São eles: 7,7 km/litro na cidade e 9,3 km/l na estrada, com etanol; e 11 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Já o carro que testamos, sempre com ar-condicionado ligado e normalmente mais uma pessoa a bordo além do motorista, ficou com a média de 11,5 km/litro de gasolina, em percursos que foram predominantemente urbanos.

Espaço interno também é muito bom. São 4,20 m de comprimento e 2,65 m de distância entre os eixos. Ou seja, o mesmo vão para as pernas do do Virtus para quem vai atrás, com a vantagem de haver mais espaço para as cabeças por conta do próprio desenho do T-Cross. Porta-malas podia ser maior, pois tem apenas 373 litros.

Volkswagen T-Cross 250 TSI Highline é bonito, com faróis de LED e cromados na dose certa
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O que não vale a pena por este valor

De fato há muito plástico no acabamento, como de praxe em vários modelos da Volkswagen. O caro leitor do WM1 há de concordar: não é fácil pagar praticamente R$ 130 mil em um carro com plástico duro espalhado por toda a cabine - como em um Polo 1.0 que custa R$ 50 mil.

Além disso, os opcionais que de fato agregam tecnologia ao T-Cross são vendidos "separadamente", mas exigem que sejam adicionados em conjunto na hora da configuração. Por exemplo: o teto solar só pode ser agregado ao carro se vier no mesmo pacote que o retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e farol alto automático.

E a capacidade do porta-malas, que comentamos mais para cima, de 373 litros, perde para a maioria dos concorrentes, como HR-V (437 l), Kicks (432 l) e Creta (431 l), por exemplo.

T-Cross chegou a ser o SUV compacto mais vendido do Brasil em alguns meses de 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Conclusão

O carro é ótimo, mas a assinatura do cheque é pesada. Se a grana estiver contada e o T-Cross seguir sendo opção, também vale dar uma olhada na versão 200 TSI Comfortline, que custa a partir de R$ 99.990. Ela também anda bem e consegue ser ainda mais econômica.

Agora, se dinheiro não for problema e o comprador de fato quiser um SUV compacto, a compra do T-Cross 250 TSI é garantida: bom de guiar, econômico e bonito, tem ótimo valor de revenda, manutenção dentro dos preços do segmento e ainda bons valores de seguro. Lembrando que as três primeiras revisões são gratuitas.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - T-CROSS - 2020
1.4 250 TSI TOTAL FLEX HIGHLINE AUTOMÁTICO
R$ 118690

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1395
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 200 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/4500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 150/45000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4199
  • Largura (mm)
  • 1751
  • Altura (mm)
  • 1568
  • Entre-eixos (mm)
  • 2651

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 6,5
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.1
  • Tecnologia9.5
  • Vida a bordo8.1
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.2
  • + Motor
  • + Consumo de combustível
  • + Revenda/manutenção
  • + Grande rede de concessionárias
  • - Preço
  • - Câmbio
  • - Porta-malas
 
8.9

Compartilhar
Comentários
Wid badge