ITENS TESTADOS |  | | | | | |
 |
|
Coroando a tradicional linha de stations da Volvo, a versão T5, a mais luxuosa e potente, reúne as vantagens de uma perua familiar, com os dotes de um veículo esportivo e versátil A história das station Volvo começou em 1953 com a PV 544, desde então um veículo espaçoso e prático. O sucesso do modelo deu seqüência a toda uma linha de peruas que, através de quase 50 anos, tornou-se o cartão de visitas dessa prestigiada marca sueca que, entre outras características, sempre priorizou a segurança em seus veículos. Além do alto nível tecnológico incorporado a esses veículos, a montadora também estabeleceu como uma das características típicas da sua linha de stations o design com linhas quadradas, que marca principalmente a traseira desses modelos. A versão V70 T5 dá continuidade a essa história de sucesso, adicionando características de esportividade incomuns em outras stations, com a adoção do motor de alta performance, turbo, de cinco cilindros e 250 cavalos de potência. Equipada com essa verdadeira usina de forca, a station Volvo V70 T5, além de tão esportiva quanto um coupé, oferece conforto e versatilidade típicas das stations, com os diferenciais de qualidade e segurança característicos da marca Volvo.
Fotos: Luís Felipe Figueiredo
| |
| |
|
TURBO DE ALTA PRESSÃO
Turbo de alta pressão otimiza desempenho do motor
Não é somente a potência que caracteriza a esportividade da V70 T5. Equipada com turbocompressor de alta pressão, a perua acelera rápido (0 a 100 km/h em 7,5 segundos) já a partir dos 2.500 rpm, grudando motorista e passageiros no banco. O câmbio, automático de cinco marchas, com três opções para programação de condução e sistema Geartronic para mudanças manuais, trabalhando em conjunto com os sistemas satélites STC e DSTC, que controlam automaticamente a tração e a estabilidade dinâmica, garantem o máximo aproveitamento da forca do motor. Limitada eletronicamente, a velocidade máxima que o modelo pode atingir é de 250 km/h, mais do que suficientes mesmo para as melhores estradas tupiniquins. Na prática, a V70 T5 “convida” o motorista a acelerar. Dócil e obediente, a station responde prontamente ao acelerador, tanto nas saídas quanto nas retomadas de velocidade, disponibilizando um “kick-down” rápido e eficiente. Mas, se o desempenho nas acelerações é digno de um carro de corrida, o ruído do motor está muito longe do típico ruído dos carros de competição. A V70 T5 é silenciosa mesmo quando utilizando o motor em seus limites máximos de aceleração, e a cabine, com o conforto característico de uma sala de estar, marcado pelas enormes poltronas dianteiras, está sempre envolta em silêncio, mesmo quando o veículo roda sobre pisos irregulares. voltar | |
|
MELHOR NAS RETAS

Pequeno curso das suspensões prejudica desempenho sobre pisos irregulares Sobre terrenos lisos, essa poderosa perua é ágil como um felino, tanto deslizando velozmente sobre as retas, quanto fazendo curvas. Mas, sobre asfalto irregular, o carro inteiro se ressente, limitando as proezas esportivas. As suspensões, firmes sem serem duras e macias sem serem moles, transmitem em excesso os impactos das rodas sobre as irregularidades da estrada. Mesmo assim, embora se tornando mais barulhenta, a perua mantém-se firme na trajetória, inclinando pouco a carroceria e obedecendo ao comando do volante sem apresentar saídas bruscas de frente ou traseira. voltar | |
|
INTERIOR CONFORTÁVEL E SOM DE PRIMEIRA
Modelo incorpora alta qualidade no acabamento e sistema de som diferenciado
A perua Volvo V70 T5 é equipada com a última geração de assentos ergonômicos da Volvo Car, verdadeiras poltronas, elegantes e aconchegantes, que oferecem uma grande variedade de possibilidades de ajustes para máximo conforto mesmo em longas viagens. Todos os cinco assentos têm cintos de segurança de três pontos e encosto para cabeça, é claro. Os assentos traseiros também são muito confortáveis e fáceis de dobrar, tanto inteiros como em partes. O piso do compartimento de bagagem torna-se totalmente plano quando os bancos traseiros estão recolhidos para baixo, sem ser preciso remover os encostos de cabeça e guardá-los em separado. Um recurso novo permite que os bancos traseiros possam ser travados em uma de duas diferentes posições, aumentando alguns centímetros extras para bagagem, quando necessário. As unidades de climatização e áudio são também de classe superior. Na versão testada, o sistema de climatização ECC (Electronic Climate Control), totalmente automático, é o mais avançado equipamento de ar-condicionado disponível atualmente no mercado. Já em relação ao sistema de som, como nos demais modelos da Volvo, o que equipa a T5 é simplesmente imbatível. Batizado de Dolby Surround Pro Logic System, com unidades de controle instaladas no console central, junto com as de climatização, reproduz som em alta fidelidade, otimizando as características de conforto que o modelo oferece. voltar | |
|
DETALHES INTELIGENTES
Pequenas soluções internas otimizam conforto
O refinamento das soluções internas desenvolvidas pelos engenheiros da Volvo Car, também presentes na T5, aumentam o conforto e melhoram a praticidade de uso do veículo. Entre outros pequenos, porém importantes detalhes, destacam-se um prático suporte para sacolas, escondido no compartimento de bagagem quando não em uso; uma prática mesa no assento traseiro que, quando não utilizada, pode ser guardada embaixo da almofada central; cesto de lixo com suporte, instalado no final do túnel do console; cabide para casaco, em forma de um pequeno botão ao lado do encosto de cabeça do passageiro da frente; e um grande número de compartimentos e bolsas. O espaço no console central, entre os assentos dianteiros, pode ser adaptado para diferentes necessidades - CDs ou pequenos valores, por exemplo, e o porta-luvas inclui um suporte para canetas e cartões de crédito. voltar | |
|
SEGURANÇA PRIORIZADA
Modelo incorpora o ‘top’ em soluções tecnológicas de segurança veicular
A station Volvo V70 T5 é sinônimo de alto desempenho, mas com segurança máxima. Assim como os demais modelos Volvo, essa sofisticada perua oferece prioridade total no que diz respeito tanto à segurança ativa quanto passiva. Além de air-bags frontais e laterais, que inflam na velocidade e força adequadas a cada tipo de impacto, a V70 conta também com uma cortina lateral inflável, desenvolvida especialmente para proteger a cabeça dos ocupantes, em caso de impactos laterais. No caso de freadas bruscas ou impactos fortes vindos de trás, os ocupantes da V70 também ficam particularmente protegidos pelo sistema WHIPS (Whiplash Protection System, ou Sistema Volvo Contra Efeito Chicote), que atua em conjunto com os encostos dos bancos visando evitar a inclinação excessiva da cabeça para trás. Crianças e bebês, por sua vez, também têm máxima segurança na perua V70. A cadeira de bebês, por exemplo, é voltada para trás e pode ser fixada em qualquer um dos bancos traseiros que, por sua vez, podem ter o assento elevado para que os cintos fiquem na posição ideal para crianças de até três anos. Todos os outros passageiros contam com cintos de três pontos com pré-tensionador. Além disso, a nova V70 conta com vários sistemas antifurto e detalhes incomuns para dificultar a vida dos ladrões. O modelo oferece, por exemplo, luzes de aproximação dentro e fora do carro (inclusive na parte de baixo dos retrovisores), que podem ser ativadas por controle remoto e clareando todo o redor do veículo como uma verdadeira árvore de natal. Dessa forma, se o carro estiver parado num lugar escuro, cria-se uma grande área iluminada em volta dele. Essas luzes também ficam acesas por 90 segundos após a saída do motorista. Mecanicamente, os recursos de segurança oferecidos pela V70 incluem freios com ABS, EDB (distribuição eletrônica de frenagem), e STC, sistema de controle de estabilidade e tração, tornando quase impossível ao motorista, mesmo os menos experientes, perder o controle do carro. voltar | | |