- O Fox chegou ao mercado em 2003 com uma missão impossível, tão impossível que ele não conseguiu cumprir. A de substituir o Volkswagen Gol. Outra aposta da VW com o projeto Tupi era a de transformar o hatch em um veículo mundial. O carro não vingou como o esperado e hoje ele ficou no meio do caminho, carregando uma crise de identidade: de não ser tão famoso quanto o Gol nem tão bom quanto o Polo, apesar de usar componentes dos dois veículos.
Por R$ 30 mil é possível comprar um Fox equipado com motor 1-litro em sua versão básica. Por R$ 33,20 mil você pode adquirir a versão Route, que conta com alguns itens extras de série. Com motor 1,6-litro, a brincadeira fica mais salgada: o valor ultrapassa R$ 40 mil nas duas versões.
O WebMotors rodou durante uma semana com o Volkswagen Fox Route equipado com motor 1-litro. A diferença básica para o modelo de entrada está basicamente em quatro itens: rodas de liga-leve, faróis duplos, direção hidráulica e CD player com leitor de MP3, entrada para USB e Bluetooth.
Vale a pena? Se você gosta de carros equipados, a pedida é boa se comparada com a versão de entrada. Todos os itens citados saem por R$ 3,2 mil. Valor próximo ao de um ar-condicionado, disponível como opcional nesta versão.
O VW Fox Route, na verdade, é uma versão próxima da de exportação. Isso mesmo: ele só existe porque facilita a logística da VW. Produz-se modelos para a Europa de acordo com a demanda. O que não for adquirido por lá o mercado interno acaba absorvendo. Prática comum em todas as fábricas.
Visualmente, além dos adesivos imitando o selo da famosa rota 66 dos EUA, estrada de 3.862 km que começa em Los Angeles e termina Chicago, o Fox conta com o mesmo conjunto óptico do modelo comercializado lá fora. Acontece que o Fox “estrangeiro” não tem aquele polêmico sistema de rebatimento dos bancos traseiros que deu à VW um tremendo recall.
O sistema mais “pobrinho” permanece no Route, com exceção aos usuários que desembolsarem uns R$ 700 para o opcional chamado sistema de rebatimento com trilhos.
Ao rodar com o Fox, dá para notar que ele evoluiu milimetricamente com o tempo, ou seja, está mais bem acabado, menos barulhento e o motor 1-litro com tecnologia flexível em combustível está mais arisco.
A visibilidade é favorecida pela posição de dirigir elevada e pela área envidraçada. Já o conjunto óptico, as rodas, os adesivos e o aerofólio dão uma vida extra ao mundo dos que procuram um leve status.
Mas, como beleza não põe a mesa, o Fox é o carro mais caro se comparado com o novo Gol e com o chamado G4, o que apresenta o menor porta-malas 260 l, contra os 285 l dos dois Gol e o mais pesado, com 996 kg.
Como os três utilizam motores semelhantes, o Fox é o que apresenta o pior desempenho, registrando um relação peso/potência de 13,7 cv/kg. Rodamos com o Fox 1-litro, com o ar-condicionado funcionando, abastecido a álcool e fizemos uma média de 6 km/l. Segundo dados da Volkswagen, o hatch Route atinge a velocidade máxima de 162 km/h e acelera de 0 a 100 km/h 13,6 s, ambos os dados aferidos com álcool.
O grande trunfo do Fox perante aos seus dois irmãos menores está no valor do seguro. Com um índice de reparabilidade baixo, o modelo é uma saída para não pagar franquias altas e fugir de furtos. O índice do novo Gol é 13 de acordo com o CESVI Centro de Experimentação e Segurança Viária e o do Fox é 10. Quanto menor o número, mais barato e fácil de arrumar é o carro em um impacto frontal, por exemplo.
Para comprar um VW Polo 1.6 na versão de entrada são necessários R$ 41 mil. Por isso, cuidado! Porque o Volkswagen Route 1.0 com ar-condicionado e airbag custa mais caro. Se você quer um carro melhor que o Fox, pule para o Polo.
O WebMotors tem uma série de munições para você decidir comprar, ou não, o Fox. Na semana passada publicamos uma matéria com imagens que projetam como deverá ser o futuro modelo, que será lançado ainda este ano.
Outra possibilidade é a de o Fox receber o câmbio robotizado, como foi confirmado por engenheiro no congresso da AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Para saber se o modelo é uma dor de cabeça na hora da manutenção, vale também ver como ele se saiu dentro da oficina. Já para tirar a limpo como é a versão européia do Fox, leia a matéria Fox Europa.
FICHA TÉCNICA – VW Fox 1.0 Route
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, finalmente transversal, refrigeração a água, 999 cm³ |
POTÊNCIA | Motor 1-litro: 76 cv álcool e 72 cv gasolina a 5.500 rpm |
TORQUE | Motor 1-litro: 10,6 kgm álcool e 9,7 kgm gasolina a 3.850 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 14” de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 185/60 R14 |
COMPRIMENTO | 3,80 m |
ALTURA | 1,54 m |
LARGURA | 1,64 m |
ENTREEIXOS | 2,46 m |
PORTA-MALAS | 260 l |
PESO em ordem de marcha | 996 kg |
TANQUE | 51 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo de torção |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
CORES | Amarelo Ímola, Prata Metálico, Bege Gold, Vermelho Tornado e Preto Ninja |
PREÇOS | De R$ 33,20 mil motor 1-litro |