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VW Gol e Hyundai HB20 se enfrentam em suas versões “aventureiras”

Sem alterações mecânicas, modelos tentam ganhar consumidores pelo apelo visual

por Daniel Magri

Você já ouviu falar em cosplay? A palavra é uma abreviação de costume play ou ainda de costume roleplay. Traduzindo o que isso tudo significa, trata-se de uma "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia".  Uma pessoa que curte as histórias do Homem-Aranha, por exemplo, cria um uniforme semelhante para simular o herói que gostaria de ser.
“Mas por que esse repórter louco está falando de cosplay e super-heróis em um comparativo das versões aventureiras do VW Gol e do Hyundai HB20, batizadas como Rallye e X, respectivamente?”, você deve estar se perguntando.
Pois a resposta é simples, estimado leitor. Gol Rallye e Hyundai HB20X fazem apenas um cosplay de um verdadeiro veículo fora de estrada ou – como as montadoras gostam de chamar – aventureiros.
A nova versão do Gol Rallye começou a ser vendida no fim de maio. Ela sai por R$ 45.850. Com todos os opcionais que equipam o modelo utilizado neste teste, o preço sobe para R$ 48.992. Já o HB20X testado é o premium, com câmbio manual, comercializado por R$ 51.255.
Gol Rallye e HB20X seguem a mesma cartilha para a criação de uma versão aventureira. Ambos possuem suspensão elevada em relação às variantes convencionais e ganham adereços que reforçam o visual fora de estrada.
O Gol distingue-se pelo para-choque pintado na cor da carroceria, grade do radiador do tipo colmeia com friso cromado e logo alusivo à versão. Também conta com adesivos nas laterais e difusor cromado na traseira. Há também um gigantesco farol de neblina, emprestado da nova Saveiro.
No HB20X, as mudanças incluem rack no teto, para-choque de cor diferente da lata e grade dianteira que nos induz a lembrar de outros utilitários esportivos da marca.
Na parte mecânica nada muda. Há apenas o ajuste na altura da suspensão, como dito anteriormente. No HB20X, o modelo está a 20,5 cm do solo. Já o Gol Rallye está a 17,1 cm. Ambos também contam com pneus de uso misto.
HB e Gol estão equipados com motores 1,6L Flex e câmbios manuais de cinco marchas. O bloco do modelo coreano entrega até 128 cv de potência enquanto o do Gol desenvolve até 104 cv. O torque é de 15,6 kgfm para o Gol e de 16,5 kgfm para o HB.
Impressões
A pequena mudança na altura da suspensão faz diferença. Enfrentando as esburacadas ruas das cidades, os carros ficam mais rígidos e os solavancos são mais perceptíveis. Contudo, não é nada que comprometa o conforto. Nesse quesito, o “tempo de casa” da VW no Brasil coloca o Gol em vantagem. O modelo lida com o piso irregular um pouco melhor do que seu adversário.
Já no desempenho, o HB20X leva uma pequena vantagem. A diferença na cavalaria é bastante sentida. O bloco do HB20, de projeto mais novo, é mais espertinho, principalmente nas arrancadas. O desempenho também agrada mais quando rodamos com o carro em baixas rotações.
Mesmo mais potente, o motor do HB20X se mostrou mais econômico. De acordo com a medição do WebMotors, o hatch coreano fez 9,1 km/l de etanol. Já o Gol não fez mais do que 7,2 km/l.
Na terra, ambos mostraram desempenho semelhante. Nenhum tem cacife para aguentar uma estrada com terreno mais irregular.
Mercado
É importante ressaltar que este “disfarce” não é exclusivo para estes modelos. Os pseudo-aventureiros já viraram moda no Brasil e têm seus admiradores. O que tratamos aqui é o quanto esta pequena modificação visual custa para o consumidor.
Em matéria publicada aqui no WebMotors, escrita por nosso colunista Joel Leite, da agência Autoinforme, foi abordado o quão lucrativos esses modelos são para as montadoras.
De acordo com o Banco Morgan, o custo de produção desses carros é de 5% a 7% acima do custo dos modelos dos quais derivam. Contudo eles são vendidos por 10% a 15% a mais.
Se seu espírito aventureiro fala mais alto e faz você concordar com essa conta, Gol Rallye e HB20X estão prontos para te atender. Mas a dica é: utilize-os para enfrentar suas aventuras na selva de pedra.
Veja abaixo o vídeo com o comparativo entre Gol Rallye e HB20X:

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