- A Volkswagen do Brasil, em vez de trazer para o país a quinta geração do Golf, preferiu uma solução mais caseira e incorporou ao carro uma nova aparência sem que isso implicasse mudanças significativas em sua estrutura. Isso se explica, em primeiro lugar, pelos problemas que o Golf 5 enfrenta na Europa: ele leva duas vezes mais tempo para ser fabricado em relação aos concorrentes, o que o torna mais caro. Como o mercado europeu é muito disputado, e o Golf não pode custar mais do que os concorrentes, isso representou prejuízo para a empresa. Enquanto o mundo aguarda o lançamento da sexta geração, que contou, em seu desenvolvimento, com a ajuda de engenheiros brasileiros, o Brasil está com a geração 4,5. Sorte dela é que sua base já era muito boa.
O Golf Sportline é, assim como o modelo lançado no Brasil no fim da década de 1990, um carro muito gostoso de dirigir. O volante com regulagem em altura e distância, o banco que apóia bem o corpo e os comandos à mão, em especial a alavanca de câmbio de engates curtos e precisos, tornam mesmo o motor 1,6-litro de 103 cv com álcool um convite a acelerar. Não que o carro acelere muito, mas ele tem perfil esportivo. Mais do que isso, ele gosta de ser dirigido, e isso é uma qualidade especial.
Vendido por R$ 53,7 mil, ele já traz ar-condicionado e direção hidráulica. Equipado como o da reportagem, com pintura metálica R$ 915, ar-condicionado eletrônico Climatronic R$ 795, ABS e EBD R$ 3.015, airbags dianteiros R$ 2.155, descansa-braço dianteiro R$ 445 e rádio com MP3 R$ 840, seu preço sobe para R$ 61.865.
O preço o coloca em desvantagem diante dos concorrentes, que são, inclusive, mais atuais do que ele. O Nissan Tiida, o mais moderninho desta turma, começa em R$ 52.115 e tem o atrativo de um seguro muito baixo: a partir de R$ 675, segundo a marca. Além de mais moderno, o Tiida já traz, de série, airbag para o motorista, toca-CD e outros mimos.
O segundo hatch mais moderno do mercado é o Peugeot 307, que, na versão Presence, custa R$ 54,1 mil. Seu motor, também 1,6-litro, é mais forte do que o do Golf. Em seguida vêm o Ford Focus, um excelente automóvel, mas prestes a sair de linha, o Fiat Stilo e o Chevrolet Astra, todos modelos mais antigos e defasados em relação tanto ao Golf. São mais baratos, mas a razão é justamente o tempo de mercado que carregam.
A maior vantagem dos concorrentes em relação ao Golf, e ela está ao lado de quase todos eles, é o entreeixos maior, na casa dos 2,60 m. O do Golf fica em 2,52 m, apenas 1 cm maior que o do Fiat Punto, o que coloca o médio da Volks tecnicamente concorrendo com o compacto premium da Fiat, que, além de mais barato, é mais atual.
Para custar mais, o Volkswagen se apóia em um acabamento bem cuidado, em um status de carro maior, apesar de não ser, e nesta receptividade calorosa a quem gosta do exercício de dirigir, algo em que o Punto, aliás, não se sai mal.
Se a aparência do novo Golf não é unanimidade, havendo que a adore e quem a deteste, as rodas de liga-leve Aztec, essas sim, recebem a aprovação de todos que param para apreciá-las. Combinam bem com o estilo esportivo do carro.
Em suma, assim como o Punto Sporting, o Golf Sportline promete uma esportividade na aparência que não consegue cumprir na prática, ainda que, em termos de sensações, ele seja mais pródigo que o modelo da Fiat. O VW mudou na aparência, mas continua o mesmo. Tão bom quanto antes.
FICHA TÉCNICA – VW Golf Sportline
MOTORES | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, flexível em combustível álcool e gasolina, 1.599 cm³ |
POTÊNCIA | 101 cv gasolina e 103 cv álcool a 5.750 rpm |
TORQUE | 14,3 kgm gasolina e 14,5 kgm álcool a 3.250 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve, modelo Aztec |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 205/55 R16 |
COMPRIMENTO | 4,20 m |
ALTURA | 1,46 m |
LARGURA | 1,74 m |
ENTREEIXOS | 2,52 m |
PORTA-MALAS | 330 l |
PESO em ordem de marcha | 1.213 kg |
TANQUE | 55 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira por eixo de torção |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
PREÇO | R$ 53,7 mil R$ 61.865 com o nível de equipamentos do modelo avaliado |