Volkswagen Virtus 1.0 TSI AT 2024

VW Virtus TSI automático surpreende na estrada

Sedã compacto entrega mais do que promete, com boa dirigibilidade, consumo equilibrado e muito espaço

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,8/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 521 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.1

Overview

O Virtus TSI 1.0 alia bom desempenho, economia e espaço interno, sendo uma opção racional entre os sedãs compactos


  • + Bom desempenho
  • + Espaço interno
  • + Pacote de segurança
  • - Acabamento com muito plástico
  • - Sem câmera de ré ou sensor de estacionamento dianteiro
 
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É cada vez mais raro ver sedãs ganharem espaço no mercado, mas o Volkswagen Virtus TSI 1.0 mostra que ainda há boas razões para apostar nessa categoria. Posicionado abaixo da Comfortline, essa versão automática surpreende com dirigibilidade equilibrada, visual discreto e um pacote honesto para quem busca custo-benefício com bom nível de conforto.

Concorrente direto de Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Fiat Cronos, o Virtus aposta em um diferencial que não se vê à primeira vista: entrega uma experiência de direção mais refinada do que se espera de um sedã 1.0.

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A versão TSI 2.0 é posicionado abaixo da Comfortline, mas já é bem equipado
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Design discreto, mas bem resolvido

Visualmente, o Virtus TSI 1.0 chama a atenção mais pela coerência do que pela ousadia. A dianteira com faróis em LED e luzes de rodagem diurnas (DRLs) integrados, a faixa cromada entre os faróis e o para-choque na cor do veículo criam uma identidade discreta, mas elegante.

As rodas com aros de 15 polegadas e os retrovisores com repetidores de seta seguem o mesmo estilo. Na traseira, as lanternas em LED e o sensor de estacionamento trazem um ar moderno, ainda que a ausência da câmera de ré deixe uma pequena lacuna em um carro já automático.

Interior simples, mas funcional e bem equipado

Ao entrar no Virtus TSI, você encontra um ambiente sem luxo, mas com tudo no lugar. O painel em plástico rígido não impressiona, mas a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas e o painel digital de oito polegadas elevam o nível da cabine. O sistema de som é bom, os comandos são intuitivos e o acabamento, embora simples, passa a sensação de durabilidade.

Os bancos em tecido são confortáveis, o volante multifuncional tem boa pegada e o espaço interno continua sendo um dos diferenciais do modelo - especialmente para quem viaja atrás.

O Virtus TSI 1.0 tem central multimídia de 10,1 polegadas e painel de oito polegadas
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Porta-malas e espaço interno são virtudes do Virtus

O Virtus sempre teve no espaço um dos seus grandes trunfos. O porta-malas tem capacidade para 521 litros, um número que rivaliza com os de muitos SUVs compactos e até mesmo com alguns dos médios. Mas o que impressiona mesmo é o espaço para quem vai atrás: o entre-eixos de 2,65 m proporciona conforto até para adultos altos.

Esse detalhe faz muita diferença no dia a dia e também nas viagens em família. Se a ideia é ter um carro compacto por fora, mas generoso por dentro, o Virtus entrega isso.

O porta-malas tem capacidade para 521 litros: é maior que do Chevrolet Onix Plus
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Motor 1.0 TSI entrega mais do que o número sugere

Não se engane com o tamanho do motor. O 1.0 TSI com até 116 cv e 16,8 kgfm de torque surpreende em desempenho. Ele leva o carro de zero a 100 km/h em 10,4 segundos, número que parece modesto no papel, mas que é mais do que suficiente na prática. A resposta do turbo é rápida e o carro ganha velocidade com vigor.

Na estrada, mesmo com o ar-condicionado ligado e com bagagem, o Virtus não exibe cansaço. Não pede muito do motorista — e essa é, talvez, uma das maiores qualidades dessa versão.

Virtus tem equilíbrio entre conforto e desempenho

Ao volante, o Virtus TSI mostra rapidamente a que veio. Mesmo com um motor 1.0 turbo, o sedã tem fôlego de sobra nas arrancadas urbanas, e não decepciona nas retomadas. O câmbio automático de seis marchas trabalha com suavidade e acerta bem os tempos de troca, mesmo quando exigido em subidas ou ao pisar fundo na estrada.

O motor 1.0 TSI rende até 116 cv de potência e entrega boa performance
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Na cidade, a direção elétrica leve e o bom ajuste de suspensão entregam um rodar confortável e silencioso. Já na estrada, mesmo com lotação cheia, o carro se mantém estável, com bom isolamento acústico e respostas que transmitem segurança. É um carro que te convida a dirigir com tranquilidade, sem aquela sensação de estar forçando o conjunto.

Consumo do Virtus TSI é um dos destaques

Além do bom desempenho, o Virtus tem um consumo honesto. Confira os números, de acordo com o Inmetro:

  • Com etanol: 8 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada)

  • Com gasolina: 11,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada)

    Segurança: bom pacote até nos detalhes

    Mesmo sendo uma versão intermediária, o Virtus TSI 1.0 traz itens de segurança que o posicionam acima da média da categoria:

    • Seis airbags

    • Controle de estabilidade (ESC) e tração (ASR)

    • Frenagem autônoma de emergência (AEB)

    • Controle adaptativo de velocidade (ACC)

    • Sistema de frenagem

    • Assistente de partida em rampa

      O pacote de segurança do Virtus TSI 1.0 é bem justo
      Crédito: Nicole Santana/WM1
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      Preço e manutenção: dá para ter um Virtus sem doer no bolso

      A linha 2026 do Virtus TSI 1.0 parte de R$ 126.390, enquanto a linha 2024 (avaliada) é encontrada por R$ 118.340. As três primeiras revisões saem por R$ 1.889 no pacote de manutenção programada da Volkswagen — um valor justo dentro do segmento.

      Vale a pena comprar o Virtus TSI?

      Sim. O Volkswagen Virtus TSI 1.0 é para quem quer um carro espaçoso, confortável, eficiente e com bom nível de equipamentos, sem pagar o preço de um SUV.

      Não entrega luxo nem esportividade, mas tem um conjunto bem acertado, é bom de dirigir, econômico e tem o espaço que muita gente sente falta nos compactos de hoje.

      Se você ainda acredita em sedãs e quer fugir da moda dos SUVs, esse Volkswagen pode ser o seu próximo carro.

      O Volkswagen Virtus 1.0 TSI é boa opção dentro do segmento de sedãs compactos
      Crédito: Nicole Santana/WM1
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      Ficha Técnica

      VOLKSWAGEN - VIRTUS - 2024
      1.0 170 TSI AUTOMÁTICO
      R$ 118340

      Motor / Desempenho / Consumo +

      • Cilindrada (litros)
      • 1.0
      • Cilindrada cm³
      • 999
      • Disposição dos cilindros
      • Linha
      • Número de cilindros
      • 3
      • Taxa de compressão
      • 10,5:1
      • Número de válvulas por cilindro
      • 4
      • Número de válvulas (comercial)
      • 16V
      • Comando de Válvulas
      • DOHC
      • Comando de válvulas variável
      • Sim
      • Combustível (comercial)
      • Total Flex
      • Combustível secundário
      • Gasolina
      • Alimentação
      • Turbo
      • Nomenclatura do motor (comercial)
      • 170 TSI
      • Potência (cv/rpm)
      • 109/5000
      • Torque (kgfm/rpm)
      • 16,8/1750
      • Potência secundária (cv/rpm)
      • 116/5000
      • Torque secundário (kgfm/rpm)
      • 16,8/1750
      • Velocidade máxima (km/hora)
      • 196
      • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
      • 9,8
      • Fonte consumo
      • INMETRO

      Transmissão +

      • Transmissão
      • Automática
      • Número de marchas
      • 6
      • Localização do câmbio
      • Assoalho
      • Modo manual (p/ AT)
      • Sim
      • Tração
      • Dianteira

      Freios / Suspensão / Direção +

      • Freios dianteiros
      • Disco ventilado
      • Freios traseiros
      • Tambor
      • Freio de estacionamento
      • Manual
      • Suspensão - Dianteira
      • McPherson
      • Suspensão - Molas dianteiras
      • Helicoidal
      • Suspensão - Traseira
      • Eixo de torção
      • Suspensão - Molas traseiras
      • Helicoidal
      • Direção - Assistência
      • Elétrica
      • Direção - Ajustes
      • Altura e profundidade

      Dimensões e Capacidades +

      • Comprimento (mm)
      • 4561
      • Largura (mm)
      • 1751
      • Altura (mm)
      • 1476
      • Entre-eixos (mm)
      • 2651
      • Capacidade tanque de combustível (litros)
      • 52
      • Capacidade do porta-malas (litros)
      • 521
      • Peso bruto (kg)
      • 1600
      • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
      • 1202
      • Carga útil (kg)
      • 398

      Tecnologia / Conectividade +

      • Sistema de áudio - Tipo
      • Multifunções
      • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
      • VW PLAY
      • USB
      • Sim
      • Bluetooth
      • Função Streaming
      • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
      • 10,1
      • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
      • Sim
      • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
      • Apple CarPlay + Google Android Auto
      • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
      • Via espelhamento (smartphone)
      • Controle de áudio
      • No volante
      • Alto-falantes - Quantidade
      • 4
      • Alto-falantes - Tweeters
      • 2

      Rodas e Pneus +

      • Tipo de roda - Tipo de roda
      • Liga leve
      • Dianteira - Aro (pol.)
      • 15
      • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
      • 195/65
      • Traseira - Aro (pol.)
      • 15
      • Traseira - Pneus (largura/perfil)
      • 195/65
      • Estepe
      • Space saver

      Garantia +

      • Garantia total do veículo - Duração (meses)
      • 36
      • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
      • 36
      • No Bolso8.1
      • Tecnologia8.8
      • Vida a bordo7.8
      • Desempenho8.0
      • Opinião do repórter7.7
      • + Bom desempenho
      • + Espaço interno
      • + Pacote de segurança
      • - Acabamento com muito plástico
      • - Sem câmera de ré ou sensor de estacionamento dianteiro
       
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