WebMotors testa Fiat Punto com motor E.torQ de 1,6L

Modelo ganhou um motor bem acertado, mas perdeu aquela inovação de design que foi conquistada em seu lançamento


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Rodrigo Samy
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O Fiat Punto foi lançado no Brasil em 2007 para dar um novo gás à Fiat no segmento dos hatches. Afinal, naquela época o consumidor já não encontrava mais tanta “euforia” na família Palio e nas versões do Fiat Stilo. Pois é, o Punto chegou e cumpriu bem a lição de casa. Hoje o carro é o líder no segmento dos hatches compactos “Premium”, de acordo com o ranking da Fenabrave. Bateu facilmente as 30 mil unidades em 2011.

A primeira opção que o brasileiro pôde ver do hatch foi a equipada como motor quatro-cilindros de 1,4L. Avaliado pelo WebMotors em 2010, os principais percalços da versão que usa o motor mais brando, de 85 cv, foram o consumo elevado e a morosidade em algumas retomadas.

Hoje, o consumidor que pretende comprar um Punto, fugindo da opção 1,4L, deverá empenhar um valor inicial de R$ 43,69 mil, preço R$ 4,31 mil superior ao da opção de entrada versão 1.4. Os cifrões empenhados a mais nesta compra valem no final da conta como um consumo mais condizente e um prazer a mais no dirigir.

Na matéria de avaliação do modelo 1,4L dissemos assim: “Apesar de ser ‘bonito’, o Fiat Punto equipado com motor 1,4-litro não apresenta aquela garra esportiva condizente com o seu desenho”. Montado transversalmente, o 4-cilindros em linha de 1,4L produz 85 cv a 5.750 rpm quando está com tanque cheio de álcool. Com um peso em ordem de marcha de 1.090 kg, a relação peso/potência do modelo fica em 13 kg/cv.

Na opção avaliada agora pelo WebMotors, a E.torQ de 1,6L, o modelo apresenta uma relação de 10 kg/cv, mesmo número apontado pela opção mais antiga 1,8L GM do Fiat Punto.

Apesar de ter alcançado um motor bem acertado, o Punto apresenta sinais de cansaço em seu design e vem resistindo a duas reestilizações européias. Sem passar pela primeira, a segunda redesenhada do hatch só chega aqui no primeiro trimestre de 2012. A estratégia para o pulo do estágio é economizar dinheiro e colocar o hatch próximo da segunda versão européia, uma vez que a primeira reestilização “estrangeira” tenha sido ignorada por Betim.

Conjunto bem acertado

Se você não tem aquele dinheiro extra para comprar a opção E.torQ, se esforce um pouco e junte mais moedas no seu “cofrinho”. A opção de 1,6L coloca no bolso a o 1,4L e a 1,8L antiga.

O E.torQ tem 117 cv de potência a 5.500 giros e torque máximo de 16,8 kgfm a 4.500 rpm com etanol e 115 cv com torque de 16,2 kgfm quando alimentado com 100% gasolina. O consumo registrado pelo WebMotors no método tanque a tanque foi de 9,8 km/l de gasolina e 6,6 km/l de álcool no regime urbano e com o ar-condicionado ligado. Na rodovia o Fiat Punto com motor 1,6L marcou 12 km/l de gasolina. De acordo com a norma NBR 7024, o Fiat Punto registrou 12 km/l de gasolina na cidade e 16 km/l na estrada. Com álcool, utilizando o mesmo padrão de medida, o Punto fez 8,1 km/l na área urbana e 12 km/l na estrada.

Segundo dados da Fiat, o motor permite ao Fiat atingir a velocidade máxima de 180 km/h gasolina e 182 km/h etanol.

A única vantagem que o 1,4L leva diante do E.torQ está no preço do seguro e na sua desvalorização. Se você está de olho no Punto para revendê-lo rapidamente, aí sim opte pelo equipado com motor 1,4L. Ele desvaloriza 8% no primeiro ano contra 10% do 1,6L. Lembre-se que a fatia abocanhada é maior, pelo fato do modelo com motor de maior capacidade volumétrica apresentar um valor sugerido superior.

Prazeroso de dirigir, o espaço interno do Punto é excelente tanto para passageiros como para o motorista. Por outro lado, o porta-malas 280l é algo para “solteiros”. Ele é menor do que o espaço do Fiat Uno 290l e igual ao do novo Palio. Em uma compra básica no supermercado foram necessários 60 saquinhos de 5l para preencher o espaço sem apertos.

Os principais equipamentos da versão avaliada pelo Webmotors são: direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade e faróis de neblina. Antes de concluirmos essa avaliação a Fiat anunciou a inclusão do pacote de segurança no Punto por um valor de R$ 1.000. Dentro do pacote denominado de HSD - High Safety Drive – estão o ABS e airbag.

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Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.598 cm³

Potência

115 cv gasolina e 117 etanol 5.500 rpm

Torque

16,2 kgfm gasolina a 4.500 rpm

Câmbio

Manual de cinco velocidades

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 195/60 R15

Comprimento

4,03 m

Altura

1,50 m

Largura

1,68 m

Entre-eixos

2,51 m

Porta-malas

280 l

Peso em ordem de marcha

1.170 kg

Tanque

60 l

Suspensão

Dianteira independente, tipo McPherson; traseira semi-independente

Freios

Disco na dianteira e tambor na traseira

Preço

R$ 43.690

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