Audi revela interior do e-tron, SUV 100% elétrico

Primeiro elétrico da marca terá um monitor colorido de 7 polegadas em cada porta, substituindo retrovisores por câmeras

  1. Home
  2. Notícias
  3. Audi revela interior do e-tron, SUV 100% elétrico
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A apresentação da versão de produção do Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca alemã, estava prevista para 30 de agosto em Bruxelas, na Bélgica, adversária do Brasil nas quartas-de-final da Copa do Mundo, mas foi adiada - Rupert Stadler, CEO da Audi, foi preso recentemente como parte das investigações do "dieselgate". Porém, a montadora europeia continua apresentando "teasers" do SUV médio movido a baterias e, agora, revela o interior, que traz nada menos que cinco telas coloridas de alta resolução distribuídas na cabine. As novidades foram apresentadas em evento realizado na cidade de Copenhague, na Dinamarca.

icon photo
Legenda: Audi diz que fotos da cabine do e-tron ainda são protótipo, mas desenho é praticamente o definitivo
Crédito: Divulgação

O destaque fica por conta das duas telas OLED de sete polegadas, uma em cada porta dianteira, posicionadas logo abaixo da janela e junto ao painel: elas servem de monitores das câmeras externas que substituem os retrovisores e serão oferecidas como opcionais. Essas câmeras, reveladas pela primeira vez em maio, permitem dar "zoom" na imagem e vêm com alerta de ponto cego integrado, além de três modos de visão pré-programados para estacionamento, conversões e direção em rodovias.

icon photo
Legenda: Telas OLED de 7 polegadas nas portas exibem imagem das câmeras que substituem os retrovisores no Audi e-tron
Crédito: Divulgação

Essas câmeras, que não serão equipamentos legais em alguns mercados, também contribuem para melhorar a aerodinâmica do e-tron, que chega ao bom cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,28 - além de reduzirem a largura do SUV em 15 cm.

icon photo
Legenda: Exceto pelas telas de 7 polegadas nas portas, interior do Audi e-tron lembra bastante o do Q8
Crédito: Divulgação

A Audi diz que as imagens internas ainda são de um protótipo, mas tudo indica que na verdade se trata da versão definitiva. Fora as câmeras, o interior é bem parecido com o de outros modelos da fabricante germânica, trazendo painel de instrumentos totalmente digital e configurável e console central dividido em duas telas: a superior cumpre a função tradicional de central multimídia, com comandos por voz e gestos, enquanto a inferior concentra os comandos do ar-condicionado e outras funções, com poucos botões físicos. Lembra a configuração adotada nos novos A8, A7, A6 e Q8.

icon photo
Legenda: Console central do Audi e-tron é dividido em duas telas de alta resolução, como nos novos A6, A7, A8 e Q8
Crédito: Divulgação

As fotos mostram apenas a primeira fileira de assentos, mas já sabemos que a segunda não traz túnel central, por se tratar de um carro elétrico - na dianteira, o enorme console central divide os bancos e integra saídas de ar para a traseira. Por conta da ausência de um motor a combustão, o espaço interno é bem generoso, com distância entre-eixos de 2,93 m - o Q7, por exemplo, que tem porte maior e traz motor na dianteira, conta com entre-eixos de 2,99 m, apenas 6 cm mais longo.

icon photo
Legenda: Opcionais, câmeras melhoram o coeficiente aerodinâmico e reduzem largura em 15 cm
Crédito: Divulgação

Alto desempenho e autonomia de 400 km

Quanto ao desempenho, o e-tron será equipado com dois motores, um em cada eixo, trazendo tração integral e suspensões pneumáticas de série. A potência combinada é de 360 cv, com aceleração de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e velocidade máxima de 200 km/h. No modo esportivo, o e-tron temporariamente chega a 407 cv.

icon photo
Legenda: Este é o visual do e-tron, ainda protótipo e protegido por camuflagens
Crédito: Divulgação

Equipado com baterias de 95 kWh posicionadas no assoalho, o SUV elétrico da Audi terá autonomia para rodar cerca de 400 km com uma carga completa. A Audi já sinalizou que pretende vender o e-tron no Brasil em 2019 e cogita a possibilidade de apresentá-lo em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo, mas o plano pode ser cancelado por conta da prisão do chefão da Audi na Alemanha.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors