Lançamentos 3 min. de leitura

Royal Enfield Shotgun 650 é lançada oficialmente

Nova bobber compartilha componentes com Interceptor, Continental GT e Super Meteor – inclusive o motor bicilíndrico

Roberto Dutra
Roberto Dutra

Patrocinado

E finalmente a Royal Enfield Shotgun 650 foi revelada oficialmente, Depois de ter sido mostrada no evento anual Royal Enfield Motoverse, em Goa, na Índia, no final de novembro, conforme mostramos aqui, agora a moto foi lançada de fato.

15 1
Royal Enfield Shotgun 650 Cinza
Royal Enfield Shotgun 650 CinzaCrédito: Divulgação

E o que vemos é exatamente aquilo que esperávamos: uma bobber estilosa que compartilha boa parte de seus componentes com as outras bicilíndricas da marca – Interceptor, Continental GT e Super Meteor.

15 1
A estilosa Shotgun 650 está na ação Black November da Royal Enfield: emplacamento grátis
Royal Enfield Shotgun 650 Branca (1)Crédito: Divulgação

O barato da Shotgun 650 é justamente seu estilo bobber, mais despojado. Por isso mesmo a moto sai de fábrica com assento monoposto, apenas para o piloto (que fica a 79,5 cm do solo). Mas um banco para garupa será disponibilizado como opcional. Aliás, a Royal Enfield vai oferecer nada menos do que 31 acessórios originais para moto.

Com frente proporcionalmente mais alta que a traseira, a Shotgun tem guidão aberto, espelhos redondos e para-lamas curtinhos – o dianteiro bem rente ao pneu e o traseiro com lanterninha redonda tipo jipe e piscas e suporte de placa lá na rabeta. O tanque lembra os “Peanuts” das antigas Harley-Davidson Sportster e tem capacidade para 13,8 litros – 1,9 litro a menos que na Super Meteor. O consumo prometido é de pelo menos 22 km/l, o que renderia uma autonomia teórica de 303 quilômetros.

15 1
Royal Enfield Shotgun 650 Branca (3)
Royal Enfield Shotgun 650 Branca (3)Crédito: Divulgação

O visual bacana é reforçado pelas bonitas tampas laterais e pelo escape duplo, um de cada lado. As rodas são de liga leve, o farol é de LED e o painel é o mesmo das outras Royal enfield, com um mostrador grande à esquerda englobando todos os instrumentos e um menor, à direita para o famoso Tripper.

A moto também é a primeira Royal Enfield com o chamado Wingman, que através de aplicativo próprio conecta o smartphone do proprietário ao painel e fornece informações como localização da moto e níveis de combustível e de óleo.

15 1
Royal Enfield Shotgun 650 Branca (4)
Royal Enfield Shotgun 650 Branca (4)Crédito: Divulgação

Mecânica conhecida

O motor é o mesmo das outras 650 da marca: o bicilíndrico de 648 cm³ que rende 47 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque. Razoável para seus 240 quilos de peso.

Outros quitutes da moto são os freios a disco com ABS nas duas rodas, a suspensão dianteira invertida e as pedaleiras do piloto posicionadas bem no meio do quadro – praticamente na mesma posição em que estão na Interceptor.

Confira mais imagens da Royal Enfield Shotgun 650

Inicialmente a moto será vendida nas cores predominantes verde, azul, cinza e branca. Os preços ainda não foram revelados, mas isso deverá acontecer logo – a moto chegará ao mercado europeu já no começo de 2024. Ainda não há previsão para o Brasil, que antes deve receber a Super Meteor 650 e a recém-lançada Himalayan 450.

Confira o vídeo de apresentação da Shotgun 650 no Motoverse:

Video: Shotgun 650. The Journey To Motoverse. | #RoyalEnfield #YoutubeShorts

 


Tags

Roberto Dutra

Escrito por Roberto Dutra

Editor

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas