Honda CG comemora 50 anos – e continua jovem!
Veículo mais vendido da história no Brasil, a CG evolui muito, mas sempre manteve a essência de simplicidade e robustez
Patrocinado
Esta semana a Honda fez um grande evento em sua sede, em São Paulo. O motivo: comemorar os 50 anos da CG, moto que nasceu com motor de 125 cm³, depois cresceu para 150 cm³ e atualmente é CG 160. A celebração tem razão de ser: a Honda CG é simplesmente o veículo mais vendido pela Honda em toda a sua da história no Brasil, e também é o veículo mais vendido no País em todos os tempos.

Como se não bastasse, a CG também é o veículo há mais tempo em produção contínua no Brasil – é feito desde 1976. Quer mais? Ainda hoje a CG é o veículo mais vendido no País, todo mês. Este ano, por exemplo, já foram emplacadas 214.102 unidades da CG (janeiro a maio), o que dá uma média mensal de 42.820 unidades. É mais do que qualquer outra moto, e também mais do que qualquer automóvel.

Aliás, vale lembrar que a CG é mais vendida do que qualquer carro recordista de vendas no mercado brasileiro na história – e aqui estamos falando de modelos como os Volkswagen Fusca e Gol e os Fiat Uno e Strada, entre outros. Desde o início da produção, mais de 15 milhões de CGs foram vendidas no Brasil.
Sim, a CG é um acontecimento. E sua história é realmente incrível e cheia de curiosidades. Conheça, abaixo, algumas delas.

Algumas curiosidades sobre a Honda CG ao longo de seus 50 anos:
- Em 1981, a CG foi a primeira moto do mundo a ganhar motor a etanol. Consumia 18% a mais que a versão a gasolina, mas o baixo preço do combustível derivado da cana compensava. Seu câmbio de cinco marchas só foi adotado na versão a gasolina, dois anos depois.
- As CGs exportadas para Portugal, Inglaterra e França tinham capa de corrente integral, piscas exclusivos e farol com lâmpada amarela. Eram exigências daqueles mercados.
- Em 2001, a CG vinha com a chamada “tecnologia Tuff-Up” nos pneus. Segundo a Honda, isso retardava o esvaziamento dos pneus (com câmara) em caso de furo.
- A CG 125 Fan de 2005 estreou a chamada “válvula Pair”, que injetava oxigênio próximo à válvula de escape para diminuir as emissões.
- A produção da CG com motor de 125 cm³ foi definitivamente encerrada em 2018 e as vendas, em 2019.
- Em 2016, a Honda CG ganhou uma série comemorativa de 40 anos. Já em 2019 surgiu outra edição comemorativa, mas de 25 anos de CG Titan – sim, da versão Titan, especificamente.
- A Honda CG é a líder do mercado brasileiro de motocicletas desde seu lançamento. Já teve mais de 15 milhões de unidades comercializadas no país, e em 2025 somou 478.430 unidades emplacadas – uma média de quase 40 mil unidade vendidas por mês.
- Com esse volume, a Honda CG também é o veículo mais vendido do país, superando inclusive, com larga margem, o automóvel mais vendido – a Fiat Strada, que teve 142.891 unidades emplacadas em 2025, com média de quase 12 mil unidades mensais em 2025.
