Aventura e Off-Road 3 min. de leitura

Novo Citroën C4 X é um sedã com espírito de SUV

Substituto do Citroën C4 Cactus ganha na Europa uma variação mais longa com porta-malas saliente e tampa no estilo sedã

Evandro Enoshita
Evandro Enoshita

Patrocinado

Revelado na Europa em 2020, o Citroën C4 de terceira geração surgiu com uma carroceria meio SUV, meio cupê para substituir o C4 Cactus, modelo que no Brasil segue em produção na fábrica de Porto Real (RJ). Pois esse sucessor do SUV brasileiro acaba de ganhar uma versão “X“, com carroceria alongada.

4
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions

Com 24 cm a mais no comprimento, o C4 X chega a 4,60 m e tem tamanho bem próximo aos de modelos como o Chevrolet Equinox e o primo Peugeot 408. Mas, além do porte, outro ponto que chama a atenção é o estilo da carroceria.

4
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions

No lugar da quinta porta do C4 normal, o X traz uma tampa proporcionalmente curta e com caimento ao estilo dos cupês – mas trata-se, mesmo, de um sedã. O que classificaria o modelo teoricamente como um “SUV-sedã“. Ou um fastback de quatro portas com visual aventureiro.

Independentemente da nomenclatura à escolha do caro leitor, o resultado estético foi bem interessante. Segundo a Citroën, a carroceria permite que o C4 X ofereça bom espaço para passageiros do banco traseiro e também para bagagens. Mesmo com o entre-eixos de 2,67 m compartilhado com o C4 normal, o porta-malas cresce de 340 litros para 510 litros.

4
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions
Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions

Na cabine, é possível aproveitar ainda um sistema multimídia inteligente com tela de 10 polegadas, capaz de interagir com os ocupantes de maneira natural e de controlar a climatização e o sistema de som por meio de comandos de voz. Já os bancos traseiros têm aquecimento, enquanto os dianteiros trazem também a função massagem.

O C4 X pode sair de fábrica com até 20 sistemas eletrônicos de segurança ativa e passiva. A lista inclui frenagem autônoma, direção semiautônoma, monitor de pontos cegos e assistente de manutenção em faixa.

4
Copyright Alex Rank @ Continental Productions
Copyright Alex Rank @ Continental Productions

O Citroën C4 X estreia na Europa, África e Oriente Médio com quatro opções de motorização. A básica é a 1.2 turbo de três cilindros e 100 cv, combinado com um câmbio manual de seis marchas. Outra é o mesmo propulsor 1.2 a gasolina calibrado para 130 cv e combinado a um câmbio automático de oito marchas.

Alguns mercados terão ainda um 1.5 turbodiesel de 130 cv, também com câmbio automático. Já o elétrico ë-C4 X oferece o conjunto motriz de 136 cv, o mesmo disponível no Brasil no Peugeot e-208 GT e nos furgões Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo.


Evandro Enoshita

Escrito por Evandro Enoshita

Repórter, WM1

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas