Mercado Automotivo 2 min. de leitura

BYD King vende 3 vezes mais que rival Toyota Corolla

BYD King mantém ritmo forte de vendas enquanto o Toyota Corolla, arquirrival e líder de vendas entre os sedãs médios por 12 anos, continua em queda.

Marcelo Monegato
Marcelo Monegato

Patrocinado

O mercado brasileiro de sedãs médios parece estar mudando. De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta segunda-feira (28), o BYD King já vende três vezes mais que seu arquirrival, o Toyota Corolla, em setembro.

2 1
BYD King é o sedã médio mais vendido do Brasil em setembro
BYD King é o sedã médio mais vendido do Brasil em setembroCrédito: Divulgação

Até o dia 27 deste mês, o King acumulou 1.340 emplacamentos enquanto o Corolla, no mesmo período, estacionou em 418 veículos novos licenciados. Isso significa que o BYD comercializou 220,6% mais que o concorrente da Toyota.

Essa mudança já vinha se desenhando nos últimos meses. Enquanto o Corolla apresentava queda nas vendas, o King revelava números em crescimento. Em junho, julho e agosto, o Toyota registrou 1.947, 1.666 e 855, respectivamente. Já o BYD, nos mesmos meses, cravou 1.642, 1.603 e 1.413.

No acumulado do ano, no entanto, a diferença ainda é favorável ao Toyota Corolla, graças a um primeiro semestre mais intenso que o BYD King. De janeiro a agosto foram emplacados 15.540 sedãs da marca de origem japonesa frente 11.233 do representante da fabricante de bandeira chinesa.

2 1
Toyota Corolla é líder entre os carros blindados mais buscados
Toyota Corolla tem dominado o mercado dos sedãs médios no Brasil nos últimos 12 anos.Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors/WM1

Apesar de a vantagem do Corolla ser de confortáveis 4.307 unidades, o crescimento do King e a queda do Toyota poderá fazer com que no dia 31 de dezembro de 2026 o BYD se torne o sedã médio mais vendido do Brasil no ano – posto que o Corolla ocupa há 12 anos.

King pode acabar com reinado de 12 anos do Corolla

Desde 2014, quando destronou seu concorrente histórico Honda Civic, o Corolla é o sedã médio mais emplacado do Brasil. A partir da chegada da geração chamada “Brad Pitt” – por conta de o ator norte-americano ter sido o garoto-propaganda do sedã médio –, entre 2002 e 2003, o Toyota dominou o mercado.

O Toyota Corolla foi o sedã médio mais vendido do Brasil de 2002 a 2006. Em 2007, perdeu a liderança para o Civic, que repetiu a dose em 2008. De 2009 a 2012, o Corolla voltou a ser absoluto, perdendo o trono novamente para o Honda em 2013. No entanto, a partir de 2014, o Toyota foi – e continua sendo – imbatível.

Vídeo Relacionado

Video: MELHOR QUE SUV? - BYD King é uma boa opção de carro para a família

BYD KING 2027

2 versões disponíveis

R$ 172.990 – R$ 175.990

Conferir modelo

Tags

Marcelo Monegato

Escrito por Marcelo Monegato

Editor-chefe

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas