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Como manter a pintura do carro usado como nova?

Cuidados simples conservam a aparência por muito mais tempo e ajudam a valorizar o veículo na hora da venda. Confira

por Redação WM1

Tinta lascada, opaca e riscada não apenas afetam a aparência do veículo, como também têm um forte impacto na hora de avaliar seu usado para venda. Repintar o carro é impensável, a não ser como parte da restauração de um modelo de colecionador por conta do alto custo, e os reparos também não são baratos, além de não garantirem o resultado ideal.
Portanto, a dica é mesmo cuidar da pintura do seu possante enquanto ele está com você. O WM1 reuniu algumas práticas simples para manter o automóvel como novo por muito mais tempo. De acordo com especialistas, a camada da tinta que mais sofre desgaste, em condições cotidianas de uso, é o verniz, que é a mais externa.
Explicando: o verniz é a camada protetora da tinta, que por sua vez tem o papel de proteger a carroceria do veículo. Este produto pode ficar opaco com a exposição prolongada ao sol, a riscos e outras abrasões, que também podem ser causadas pelo uso de produtos químicos inadequados na hora da limpeza, como solventes. Dependendo da extensão do dano, só resolve com polimento.

Dicas para manter a pintura do seu carro como nova

1. Sombra e água fresca

O ideal é lavar o carro regularmente, a cada duas semanas, em média, utilizando sempre produtos específicos para limpeza de pintura automotiva e esponja macia, não abrasiva. Caso não queria fazer isso em casa, acesse a Webmotors Serviços e agende agora uma lavagem para o seu veículo.
Os produtos específicos para carros são projetados para não deixarem resíduos químicos após a limpeza, que poderiam causar manchas no verniz. Depois de lavar, retire toda a água, os resíduos e seque o veículo com uma flanela limpa e macia, na sombra. A exposição ao sol nessa fase pode agir sobre minerais da água e manchar a superfície.
Ao encerar a lataria, também prefira fazê-lo na sombra, pois isso evita que o material protetor seque muito rápido. Assim, dá tempo para passar a flanela, dar o lustro e remover o excesso do produto.
Outra dica é não deixar o carro sob o sol e embaixo de árvores, de onde frutas, resinas e fezes de pássaros podem facilmente cair sobre a lataria. A ameaça do sol e do calor nós já explicamos, enquanto as fezes de aves trazem enzimas e outros elementos corrosivos que, se permanecerem muito tempo em contato com o verniz, começam a danificá-lo. O mesmo vale para a exposição a solventes ou gasolina derramada do bocal na hora do abastecimento.

2. Sente a maresia

A maresia também é um inimigo do carro e, depois de passar um período na praia, o recomendado é providenciar a limpeza o quanto antes.
Um vilão famoso da tinta é o piche, formado por resíduos de asfalto que literalmente "colam" na pintura, especialmente próximo às rodas e em dias mais quentes, que deixam o asfalto mais maleável. Nesses casos, a limpeza deve ser rápida.
A orientação é remover toda sujeira mais superficial com água antes de esfregar a superfície da pintura, pois resíduos podem eventualmente ser pressionados contra o verniz, provocando riscos. Pelos mesmos motivos, o melhor é evitar uso frequente de lava-rápidos automatizados, daqueles com máquina de escovões, que também causam mais atrito sobre a tinta, borrachas e outros componentes, ainda mais se o veículo estiver com barro ou outras sujeiras mais pesadas.
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3. Cristalização e polimento

Carros mais antigos inevitavelmente perdem o brilho da pintura e práticas como polimento e polimento seguido de cristalização ou vitrificação, que acrescenta uma camada protetora, podem realmente dar um aspecto renovado ao veículo.
Porém, a prática deve ser adotada com moderação. Não é recomendado fazer em um carro novo, pois o polimento implica em uma leve remoção da superfície do verniz. Faça o procedimento com moderação durante o tempo em que estiver com o carro, uma vez a cada dois anos ou em intervalos mais espaçados.

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