Como nome e sobrenome entregam, essa é a nova geração da conhecida touring, que aqui no Brasil ainda existe como R 1250 RT. A R 1250 RT já era - e ainda é - impressionante, mas agora parece uma moto de 20 anos atrás. E tem apenas seis...
É que a nova R 1300 RT leva o modelo touring para outra dimensão - em design, desempenho e ainda em tecnologias.
Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
O design da nova BMW R 1300 RT
Gosto é particular de cada um e a beleza esta nos olhos de quem vê. Então muita gente vai curtir o design da moto - e muita gente também não vai gostar. Eu ainda não consegui decidir se gostei ou não. Às vezes acho que sim, às vezes acho que não. Não sei.Mas é fato que o novo conjunto jamais passará despercebido. A moto tem nova carenagem dianteira, projetor de luz central, luzes de rodagem diurnas - tudo em LED -, para-brisa alto, "flaps" laterais ajustáveis, retrovisores que se incorporam perfeitamente à carenagem, acabamentos laterais, baús aerodinâmicos e lanterna discreta.
Alguém aí lembra da BMW K1?
A frente é tão diferente que me lembrou a famosa BMW K1, touring de pegada esportiva que a BMW lançou em 1988. Era tão diferente que virou referência e redefiniu parâmetros para motos carenadas na época.A nova R 1300 RT pode até não ser uma virada de chave tão radical quanto foi a K1 foi em sua época, mas é muitíssimo diferente. O caro leitor terá que decidir se gostou ou não. E vale lembrar que isso parece estar na "moda": a Suzuki GSX-S 1000 GT, touring com pegada esportiva, também tem design no mesmo estilo.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp
Enquanto isso, saiba que, por baixo da roupa exótica e algo futurista, há um conjunto mecânico e tecnológico muitíssimo convincente.
O motor é o mesmo bicilíndrico boxer que já vemos na big trail R 1300 GS, lançada no Brasil no início deste ano. Tem 1300 cm³, 145 cv de potência e quase 15 kgfm de torque.
A transmissão tem seis marchas, e pode ser automatizada como na R 1300 GS Adventure, a "GSA" recém-lançada no Brasil. E a secundária é por eixo cardã, que segura a roda lá atrás com uma balança monobraço.
Tecnologias a bordo
Para que o leitor não tenha que ler um parágrafo interminável, confira abaixo o que a R 1300 RT tem de série - e alguns opcionais:- Painel com telona de TFT de 10,25 polegadas com navegação por GPS integrada e conectividade com smartphone
- Três modos de condução: Rain, Road e Eco
- Dois modos de condução opcionais: Dynamic e Dynamic Pro
- Controle de torque do freio motor
- Chassi em aço estampado e subchassi traseiro em alumínio
- Suspensão eletrônica Dynamic ESA e opcional Dynamic Chassis Adaption (DCA)
- Freios dianteiros com disco dulo e pinças radiais de quatro pistões
- Freio traseiro com disco simples
- ABS Pro com atuação em curvas
- Posição de pilotagem revista e mais inclinada à frente
- Controle de tração com atuação em curvas
- Banco a 78 cm do solo
- Baús laterais com capacidade para 27 litros, cada, ambos com iluminação e tomadinha USB-C
- Opcional: baú traseiro com capacidade para 54 litros e encosto aquecido
- Carenagens laterais com abertura ajustável
- Iluminação full-LED
- Farol adaptativo opcional, que ajusta a iluminação confome a inclinação da moto
- Pacote opcional Ride Assistant com radares dianteiro e traseiro e funçoes de controle de velocidade automático (ACC), alertas de colisão frontal e traseira, alerta de pnto cego e aviso de mudança de faixa
- Transmissão automatizada ASA com embreagem automática
- Cores disponíveis: Alpine White (branca), Triple Black (tons de preto), Impulse (azul metálico) e Option 719 (azul claro)
Naturalmente ainda não há previsão de chegada da R 1300 RT ao mercado brasileiro. Mas certamente ela virá, já que o modelo é vendido aqui regularmente.
Provavelmente mais para o final do segundo semestre deste ano.
Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços
Comentários