O canal de notícias da Webmotors

BMW R 1300 RT evolui para outra dimensão

A touring alemã já era uma "nave" e agora, com aprimoramentos, ficou incrivelmente completa. Mas o design é polêmico...

por Roberto Dutra

Às vezes a divisão de motocicletas da BMW - a BMW Motorrad - gosta de brincar com fogo. Pega o mundo de surpresa ao lançar um novo modelo, ou uma atualização de algum já existente, que vira do avesso as convicções e o gosto de seus fãs. Foi isso o que aconteceu com o lançamento da BMW R 1300 RT lá na Alemanha
Como nome e sobrenome entregam, essa é a nova geração da conhecida touring, que aqui no Brasil ainda existe como R 1250 RT. A R 1250 RT já era - e ainda é - impressionante, mas agora parece uma moto de 20 anos atrás. E tem apenas seis...
É que a nova R 1300 RT leva o modelo touring para outra dimensão - em design, desempenho e ainda em tecnologias.
Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto

O design da nova BMW R 1300 RT

Gosto é particular de cada um e a beleza esta nos olhos de quem vê. Então muita gente vai curtir o design da moto - e muita gente também não vai gostar. Eu ainda não consegui decidir se gostei ou não. Às vezes acho que sim, às vezes acho que não. Não sei.
Mas é fato que o novo conjunto jamais passará despercebido. A moto tem nova carenagem dianteira, projetor de luz central, luzes de rodagem diurnas - tudo em LED -, para-brisa alto, "flaps" laterais ajustáveis, retrovisores que se incorporam perfeitamente à carenagem, acabamentos laterais, baús aerodinâmicos e lanterna discreta.

Alguém aí lembra da BMW K1?

A frente é tão diferente que me lembrou a famosa BMW K1, touring de pegada esportiva que a BMW lançou em 1988. Era tão diferente que virou referência e redefiniu parâmetros para motos carenadas na época.
A nova R 1300 RT pode até não ser uma virada de chave tão radical quanto foi a K1 foi em sua época, mas é muitíssimo diferente. O caro leitor terá que decidir se gostou ou não. E vale lembrar que isso parece estar na "moda": a Suzuki GSX-S 1000 GT, touring com pegada esportiva, também tem design no mesmo estilo.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp

Enquanto isso, saiba que, por baixo da roupa exótica e algo futurista, há um conjunto mecânico e tecnológico muitíssimo convincente.
O motor é o mesmo bicilíndrico boxer que já vemos na big trail R 1300 GS, lançada no Brasil no início deste ano. Tem 1300 cm³, 145 cv de potência e quase 15 kgfm de torque.
A transmissão tem seis marchas, e pode ser automatizada como na R 1300 GS Adventure, a "GSA" recém-lançada no Brasil. E a secundária é por eixo cardã, que segura a roda lá atrás com uma balança monobraço.

Tecnologias a bordo

Para que o leitor não tenha que ler um parágrafo interminável, confira abaixo o que a R 1300 RT tem de série - e alguns opcionais: Preço na Europa: a partir de 24.500 euros (cerca de R$ 157 mil)

Naturalmente ainda não há previsão de chegada da R 1300 RT ao mercado brasileiro. Mas certamente ela virá, já que o modelo é vendido aqui regularmente.
Provavelmente mais para o final do segundo semestre deste ano.
Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços

Oferta Relacionada: Marca:BMW Modelo:R-1250-RT

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas