Mas depois que a J. Toledo da Amazônia, representante da Suzuki no Brasil, deu uma guinada, tudo mudou. O grupo enxugou o lineup da Suzuki e passou a focar apenas em motos de média e alta cilindrada. Ao mesmo tempo, o grupo passou a representar no país as marcas Haojue, dedicada a modelos de baixa cilindrada, e Kymco, focado em scooters.
Com modelos médios e grandes em linha, obviamente a Suzuki passou a emplacar volumes bem menores do que nos tempos em que a linha tinha modelos como Yes 125, Intruder 125, GSR 150 e similares.
No ano passado, por exemplo, a Suzuki foi apenas a 13ª marca vendedora de motos no país. Com apenas 2.370 emplacamentos no ano inteiro, ficou atrás, obviamente, das onipresentes Honda e Yamaha lá na frente, e também de marcas premium como BMW e Triumph, e até das "newcomers" Royal Enfield e Bajaj.
Mas agora a Suzuki voltou a apontar para cima. A marca vendeu, em maio, 296 motocicletas. É um número ainda modesto e que ainda a deixa lá atrás no ranking. Porém, esse volume foi o melhor em cinco anos. Além disso, no acumulado deste ano a Suzuki já emplacou 1.245 motocicletas, volume que representou um crescimento de 57% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Esses resultados mostram que a Suzuki tem mercado no país. E que há potencial ara crescer - até porque o mercado brasileiro de motocicletas está bombando, com o melhor cenário em 14 anos.
"Nós temos crescido ano a ano e nossa expectativa é que 2025 seja o nosso melhor ano na década", afirma, otimista, a diretora executiva do grupo J. Toledo, Fernanda Toledo. "E esperamos que 2026 seja ainda melhor", completa ela.
Os bons resultados também são reflexo dos investimentos em novidades. No primeiro semestre deste ano, a Suzuki lançou três modelos importantes: a esportiva GSX-8R, a crossover GSX-S1000 GX e uma segunda versão da trail média V-Strom 800, com rodas de liga leve. Com estas novidades, a marca passou a ter 12 modelos no lineup. Agora, é esperar para ver se o mercado vai continuar respondendo bem.
Aproveite também!
Comentários