O canal de notícias da Webmotors

Haojue DL 160 é a melhor moto da marca no Brasil

Nova crossover tem design bacana, painel bonito, bom desempenho, pilotagem confortável e preço competitivo. Confira!

por Roberto Dutra

A Haojue tem uma trajetória de relativo sucesso no mercado brasileiro. Chegou discreta em 2017, cresceu progressivamente e, em 2023, registrou seu melhor ano no país - foi a quinta maior vendedora de motos no país.
Mas, com o passar dos anos, novas marcas chegaram ao mercado brasileiro e a Haojue foi caindo no ranking. Este ano, no primeiro quadrimestre, é a oitava. Mas agora a marca lança uma moto que pode ajudar a melhorar esse cenário: a DL 160.

Trata-se de uma crossover. E o que é uma crossover? É uma moto que parece uma street, mas não é; e que parece uma trail, mas também não é. Fica entre esses dois segmentos, com as virtudes de cada uma. Em resumo, quando é um produto bem-resolvido, é uma ótima ideia.
E a DL 160 é um caso especial por vários motivos. Por exemplo, praticamente não tem concorrentes diretas no mercado brasileiro. A única é a SYM NH 190 (Dafra). Além disso, exibe um conjunto de atributos que podem torná-la a moto mais vendida da marca por aqui: tem design bacana, painel bonito, bom desempenho, pilotagem confortável e preço competitivo. Mas vamos por partes...
Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto

O design da Haojue DL 160: uma "mini Suzuki V-Strom"

O design da moto não se parece com o de nenhuma outra no line-up da Haojue no Brasil. E isso é bom. Não é exótico como o da Master Ride 150, por exemplo, mas também não tem aspecto genérico e simples como a da DK 150.
A DL 160 também não é uma moto de nicho como a Chopper Road 150, mais destinada ao público que curte motos custom. E em nada lembra a NK 150, uma legítima trail - e por isso, também, um modelo um pouco nichado.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp

A DL 160 tem design único, muito particular e cheio de personalidade. A frente com dois faróis dispostos verticalmente e com luz de rodagem diurna (DRL) entre eles já lhe valeu o apelido de "mini V-Strom", pela relativa semelhança com a trail da Suzuki. Não deixa de ser algo bom!
A moto exibe "bico" frontal bem evidente e para-lama dianteiro rente ao pneu, área do tanque bem volumosa, banco em peça única com dois níveis, rabeta elegante, bonitas rodas de liga leve - ambas com aros de 17 polegadas - e escape com ponteira discreta.

Ali à frente do piloto o painel de instrumentos é uma telinha de LCD redonda, charmosa e com todas as informações necessárias. O guidão surpreende por ser relativamente alto e estreito, o que promete proporcionar pegada fácil e condução urbana com facilidade de trânsito nos corredores, por entre os carros.
Lá atrás a rabeta é elegante e exibe uma lanterna de bom tamanho. Já os quatro piscas são relativamente pequenos. E nem precisavam ser grandes, já que são de LED assim como faróis e lanterna - sim, iluminação full-LED aqui nesta Haojue! Por fim, a moto ainda tem uma prática tomadinha USB bem acessível, ali no guidão, junto ao punho esquerdo, cavalete central e pára-barro traseiro.

Qual é o motor da Haojue DL 160?

Mais abaixo, o motor é o conhecido monocilíndrico de 162 cm³ da marca. Refrigerado a ar e injetado, entrega 14,9 cv de potência a 8.000 rpm com torque de 1,4 kgfm a 6.500 rpm.
Outras especificações importantes da moto são o câmbio com cinco marchas, os freios com discos e ABS nas duas rodas, as suspensões convencionais na frente e monochoque atrás com sete ajustes na pré-carga - ambas com enxutos 10 cm de curso -, os pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 130/70 R17 atrás, e o tanque com capacidade para 13 litros de combustível.
Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços

A DL 160 também tem 2,02 metros de comprimento, 75,5 cm de largura, 1,19 m de altura e 1,34 m de distância entre-eixos. O vão livre (distância livre do solo) é de satisfatórios 16 cm - lembre-se que não é uma trail - e o banco está a 79,5 cm do solo. Pessoas de baixa estatura poderão ficar na ponta dos pés, mas isso não será tão problemático porque a moto é bem leve: pesa apenas 149,5 quilos já em ordem de marcha.

Quanto custa a Haojue DL 160?

A DL 160 chega para ocupar o posto de moto mais cara da linha Haojue no Brasil. Vendida nas cores azul, vermelha, preta fosca e preta brilho, custa R$ 21.470 (mais frete e seguro). É mais cara até do que a naked DR 160, modelo com o qual compartilha motor e chassi. Mas isso se justifica pelo fato de ser mais equipada - é a única com ABS de dois canais, por exemplo.

Esse valor também é competitivo quando vemos a concorrência. A única rival direta é a SYM NH 190 (Dafra), que parte de R$ 19.990. Sim, é mais barata. E tem atributos similares e até alguns superiores, como ABS duplo, tomadinha USB, iluminação full-LED, roda dianteira aro 19, pneus de uso misto e inclusive motor mais forte - com 18 cv e 1,6 kgfm.
Mas a Dafra ainda sofre com a "fama" de ter uma rede limitada de concessionários. Existe alguma perto de você? O site da marca mostra cerca de 120, entre lojas e pontos de assistência técnica. É um número razoável, e próximo às 140 concessionárias da Haojue, que é atrelada às da Suzuki. Em teoria, é quase a mesma coisa.

Preço na faixa dos de outras motos menos equipadas

Além disso, os R$ 21.470 pedidos pela DL 160 estão na mesma faixa dos valores de modelos vendidos pelas "gigantes", mas que não são tão equipados. Caso da Honda CG 160 Titan, que na tabela custa R$ 19.520, mas que na sua garagem chega por uns R$ 23 mil, da Honda XRE 190, cujo preço oficial é R$ 22.450 mas que no fim das contas beira os R$ 24 mil, e da Yamaha XTZ 150 Crosser S, de iniciais R$ 22.590 que chegarão a R$ 24 mil.
Por exibir um conjunto bem pensado e um preço competitivo, a DL 160 tem boas chances de fazer a Haojue crescer no mercado brasileiro. Basta que os consumidores desse tipo de moto dêem chance ao modelo, como muitos já deram às DK 150 e DK 160 - e, aparentemente, sem arrependimentos.

Feitas as devidas apresentações, é hora de contar como é pilotar essa novidade. Tivemos oportunidade de fazer um pequeno test-ride com a moto em Jundiaí (SP), onde fica a sede da J.Toledo da Amazônia/JTZ Motos, que representa a Haojue no país - além de Suzuki, Kymco, Zontes e Hisun. Quer saber como é? Então clique aqui e conheça o comportamento dinâmico da nova Haojue DL 160!
Oferta Relacionada: Marca:HAOJUE Modelo:DR-160-FI

Comentários

Carregar mais