- Versão Adventure Sports ganha roda dianteira aro 19, melhor para uso no asfalto do que com aro 21
- Preços parte de R$ 85.500 e chegam a R$ 116.513
A linha 2026 da Honda CRF 1100L Africa Twin já está chegando às concessionárias. E a principal novidade aplicada no modelo é a opção da roda dianteira com aro de 19 polegadas - até agora a moto só era equipada cm aro de 21 polegadas. Pode parecer pouco, mas é algo que faz muita diferença em uma moto, principalmente se o uso for predominantemente em estradas asfaltadas. Mesmo em se tratando de uma big trail - é mais do que comprovado que a maioria dos compradores desse tipo de moto no Brasil raramente parte para o off-road, mesmo que leve.
Mudanças em 2019 e em 2021
A moto ganhou Importantes atualizações técnicas em 2019, quando inclusive passou a ter a versão topo de linha Adventure Sports, que tem tanque maior de 24,8 litros (18,8 litros nas demais) e suspensões de curso estendido. Naquele mesmo ano a big trail recebeu acelerador eletrônico, o que possibilitou também a chegada de modos de pilotagem e demais recursos vinculados à sofisticação eletrônica, como controle de tração e ABS com diferentes níveis de interferência.Em 2021 o motor cresceu para 1.084 cm³ e passo a ter a opção do câmbio automatizado DCT. Além disso, passou a ter pneus sem câmara e suspensões Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA), os modos de pilotagem foram aprimorados e veio uma nova unidade de medição inercial (Inertial Measurement Unit - IMU). A partir de 2023, a versão com a tecnologia DCT passou a ser produzida na planta da Honda de Manaus (AM) - antes, era feita apenas no Japão.
Mecânica continua a mesma de antes
Todas as versões da Honda CRF 1100L Africa Twin usam o mesmo motor de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e 10,9 kgmf de torque a 5.250 rpm. A transmissão pode ser convencional de seis marchas ou DCT, também com seis marchas.O chassi é de aço, a balança da suspensão traseira é de alumínio - derivada da usada na CRF 450R, modelo de uso em competições de motocross. A unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos monitora o controle de tração de sete níveis, o sistema antiempinamento de três níveis, o ABS com atuação em curvas (que pode ser ajustado para uso em off-road), o controle de elevação traseira e o câmbio automatizado DCT com detecção de curvas.
A moto tem seis modos de pilotagem, sendo dois personalizáveis:
- Tour - potência (P) plena, freio-motor (EB) 2, ABS “road”, controle de tração (T) 7, wheelie control 3.
- Urban - potência (P) 2, freio-motor (EB) 2, ABS "road", controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
- Gravel - potência (P) 4, freio-motor (EB) 3, ABS "off-road" (ABS traseiro não pode ser desligado), controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
- Off-road - potência (P) 3, freio-motor EB 3, ABS "off-road' (ABS traseiro pode ser desligado), controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
- User 1 e 2 - Permite selecionar e salvar configurações de todos os parâmetros
- Modo MT - controle do câmbio através dos botões +/– no punho esquerdo.
- Modo D - mudanças automáticas, ideal para uso urbano.
- Modo S - mudanças automáticas (três níveis diferentes). Uso esportivo.
A seleção da modalidade de câmbio no sistema DCT (D, S1, S2, S3 ou MT) independe do modo de pilotagem escolhido, o que proporciona combinações múltiplas e máximas possibilidades.
Confira outras especificações e características importantes da moto:
- Luzes de rodagem diurnas (DRL) duplas
- Cruise control
- Painel de TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque e com conexão com Apple CarPlay ou Android Auto via Bluetooth ou cabo USB
- Para-brisa e carenagem frontal protetivos
- Tanque para 18,8 litros ou 28,8 litros (na versão Adventure Sports)
- Banco do ppiloto com regulagem de altura: pode variar entre 85 cm e 870 cm do solo. Na versão Adventure Sports. a altura do assento em relação ao solo pode variar entre 83,5 cm e 85,5 cm
- Protetores de mão
- Aquecimento de manoplas nas versões CRF 1.100L Africa Twin DCT e CRF 1.100L Africa Twin Adventure Sports
- Piscas com cancelamento automático
- Alerta de frenagens de emergência (ESS)
- Suspensão dianteira Showa invertida com tubos de 45 mm e curso de 23 cm 45 mm, regulável na pré-carga da mola e na extensão e compressão
- Amortecedor traseiro Showa com curso de 22cm e reservatório externo. Ajustes na carga da mola, na extensão e na compressão.
- Distância livre do solo de 25 cm
- Freio dianteiro com disco duplo tipo wave com 310 mm, cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial
- Freio traseiro com disco simples tipo wave com 256 mm e cáliper de pistão simples.
- Pneus 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás,
- Pneus sem câmaras 110/80 R19 e 150/70 R18 M/C na versão Adventure Sports
- Cursos menores, de 21 cm na frente e 20 cm atrás, e distância livre do solo de 22 cm, na versão Adventure Sports
O piloto pode ajustar a suspensão Showa EERATM nos seguintes parâmetros:
- Mid - meio-termo entre rígido e o macio, para uma ampla gama de situações de pilotagem. É padrão no modo de pilotagem Urban
- Hard - amortecimento mais firme para viagens com garupa e/ou carga total. Padrão no modo de pilotagem tour
- Soft - menor força de amortecimento para maior conforto em estradas acidentadas. Padrão no modo de pilotagem Gravel
- Off-road - desempenho ideal em terra, com amortecimento da suspensão dianteira aumentando gradualmente conforme aumenta a velocidade e amortecimento mais firme no amortecedor traseiro. Padrão no modo de pilotagem Off-road
Preços, cores e garantia
Atualmente a Africa Twin é vendida no mercado brasileiro em três versões. Confira abaixo os preços públicos sugeridos - base São Paulo (SP) -, que não incluem frete e seguro:- CRF 1100L Africa Twin com câmbio convencional (somente na cor preto): R$ 85.500
- CRF 1100L Africa Twin com câmbio automatizado DCT (somente na cor branca perolizada): R$ 96.346
- CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports com câmbio automatizado DCT (na cores cinza fosca e branca perolizada): R$ 116.513
O intervalo de manutenções é de 6.000 quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ser feita 1.000 quilômetros ou seis meses.
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