"Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda pela motocicleta poderá continuar em alta devido aos seus atributos de preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos", avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Diante desse cenário, Bento enfatiza que o grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2.020.000 motocicletas, o que representaria uma alta de 7,7% em relação a 2024. As exportações deverão somar 35 mil unidades, com um crescimento de 13%.
Confira abaixo as projeções para 2025 (em unidades):
- Produção - 1.880.00 (7,5% a mais que as 1.748.317 de 2024)
- Exportações - 35.000 (13% a mais que as 30.986 de 2024)
- Varejo - 2.020.000 (7,7% a mais que as 1.876.427 de 2024)
Resultados do mercado brasileiro de motocicletas em 2024
A indústria do PIM fechou o ano de 2024 com 1.748.317 motocicletas produzidas. Segundo a Abraciclo, o volume foi 11,1% superior ao registrado em 2023 e representou o melhor desempenho para o segmento em 14 anos."Mesmo diante de um ano bastante desafiador, com problemas de estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria, que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção", analisa o executivo.
No varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, uma alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011.
Em relação às exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30.986 motocicletas, uma retração de 5,9% em relação ao ano anterior.
Confira abaixo os números registrados em 2024 (em unidades):
- Produção - 1.748.317 (11,1% a mais que as 1.573.303 de 2023)
- Exportações - 30.986 (5,9% a menos que as 33.931 de 2023)
- Varejo - 1.876.427 (18,6% a mais que as 1.582.032 de 2023)
Produção por categoria e tipo de combustível
Os modelos city/street foram os mais produzidos no Brasil em 2024, com 855.240 unidades. Esse volume correspondeu a 48,9% do total de motocicletas que saíram das linhas de montagem do PIM. As motos trail ficaram em segundo lugar, com 19,7%, seguidas pelas motonetas, com 15,3%.Confira abaixo a produção de motos em 2024, por segmento (em unidades):
- Street - 855.240 (participação de 48,9%)
- Trail - 344.751 (participação de 19,7%)
- Motoneta - 267.798 (participação de 15,3%)
- Scooter - 155.612 (participação de 8,9%)
- Naked - 42.822 (participação de 2,4%)
- Off-road - 30.848 (participação de 1,8%)
- Big trail - 28.222 (participação de 1,6%)
- Sport - 14.026 (participação de 0,8%)
- Custom - 8.001 (participação de 0,5%)
- Touring - 997 ((participação de 0,1%)
Em números absolutos, a liderança é dos modelos de baixa cilindrada, com 1.365.323 motocicletas (78,1% do volume total). A produção de motocicletas de alta cilindrada somou 55.248 unidades (3,2% da produção).
Em 2024, houve um crescimento de 14,5% na produção de motocicletas bicombustíveis (que podem ser abastecidas com etanol e/ou gasolina). As motos flex representaram 65,3% do volume total produzido.
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Produção de motocicletas em dezembro de 2024
No último mês de 2024, saíram das linhas de montagem 123.944 motocicletas, uma alta de 5% na comparação com o mesmo mês de 2023 - porém, 15,1% menor em relação a novembro. Apesar disso, Abraciclo disse que esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008.Os emplacamentos totalizaram 151.948 unidades. O volume foi 14,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior que o de novembro. Com apenas 19 dias úteis, a média diária de vendas foi de 7.997 unidades.
Em dezembro, foram exportadas 2.518 motocicletas, um crescimento de 135,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.
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