A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estima que as fábricas localizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) deverão produzir 1.880.000 motocicletas este ano. Caso se confirme, esse volume representará um crescimento de 7,5% na comparação com as 1.748.317 unidades fabricadas em 2024.
"Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda pela motocicleta poderá continuar em alta devido aos seus atributos de preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos", avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Diante desse cenário, Bento enfatiza que o grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2.020.000 motocicletas, o que representaria uma alta de 7,7% em relação a 2024. As exportações deverão somar 35 mil unidades, com um crescimento de 13%.
A indústria do PIM fechou o ano de 2024 com 1.748.317 motocicletas produzidas. Segundo a Abraciclo, o volume foi 11,1% superior ao registrado em 2023 e representou o melhor desempenho para o segmento em 14 anos.
"Mesmo diante de um ano bastante desafiador, com problemas de estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria, que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção", analisa o executivo.
No varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, uma alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011.
Em relação às exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30.986 motocicletas, uma retração de 5,9% em relação ao ano anterior.
Os modelos city/street foram os mais produzidos no Brasil em 2024, com 855.240 unidades. Esse volume correspondeu a 48,9% do total de motocicletas que saíram das linhas de montagem do PIM. As motos trail ficaram em segundo lugar, com 19,7%, seguidas pelas motonetas, com 15,3%.
As motocicletas de média cilindrada registraram o maior crescimento percentual: alta de 25,9% na comparação com 2023. No total, foram produzidas 327.746 unidades, o que representou 18,7% do total fabricado.
Em números absolutos, a liderança é dos modelos de baixa cilindrada, com 1.365.323 motocicletas (78,1% do volume total). A produção de motocicletas de alta cilindrada somou 55.248 unidades (3,2% da produção).
Em 2024, houve um crescimento de 14,5% na produção de motocicletas bicombustíveis (que podem ser abastecidas com etanol e/ou gasolina). As motos flex representaram 65,3% do volume total produzido.
No último mês de 2024, saíram das linhas de montagem 123.944 motocicletas, uma alta de 5% na comparação com o mesmo mês de 2023 - porém, 15,1% menor em relação a novembro. Apesar disso, Abraciclo disse que esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008.
Os emplacamentos totalizaram 151.948 unidades. O volume foi 14,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior que o de novembro. Com apenas 19 dias úteis, a média diária de vendas foi de 7.997 unidades.
Em dezembro, foram exportadas 2.518 motocicletas, um crescimento de 135,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.